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Cursos

Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Imagem com citação de Johann Wolfgang von Goethe, Escritor e pensador alemão:

A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) acreditou o ciclo de estudos com condições (ver aqui os documentos).
Consultar os Documentos Oficiais do Ciclo de Estudos.


O curso foi aprovado pelo Despacho n.º 3371/2016, publicado no Diário da República, 2.ª série — N.º 45 — 4 de março de 2016.

Curso acreditado pelo Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior na reunião de 26 de maio de 2015 e registado pela Direção -Geral do Ensino Superior sob o n.º R/A -Cr 192/2015.

Destina-se a formar professores de Português para o 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário.

Objetivos

As diferentes componentes de formação do Mestrado visam:

  • Ao nível do desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, dotar o estudante dos instrumentos científicos e metodológicos na área do português que lhe permitam promover um ensino de qualidade, capaz de assegurar aprendizagens significativas.
  • Ao nível profissional, social e ético, assegurar que o futuro professor se adapte às especificidades dos contextos sociais e escolares em que atua, no respeito pelas exigências éticas e deontológicas inerentes à profissão docente.
  • Ao nível da participação na escola e da relação com a comunidade, desenvolver a compreensão da docência como uma atividade global e integrada.
  • Ao nível do desenvolvimento profissional ao longo da vida, fazer da formação inicial o ponto de partida de um itinerário alicerçado na reflexão sobre questões educativas e sobre a prática profissional, visando a construção de um projeto de formação que responda aos desafios individuais, institucionais e sociais colocados à educação.

Áreas de Especialização

Formação de Professores.

Saídas Profissionais

Tendo em conta o Decreto-lei nº 79/2014, de 14 de maio, este Mestrado confere habilitações para a docência no grupo de recrutamento 300 do Ministério da Educação.

Informações

Para mais informações ver:
Página do Candidato | Portal Académico

  Pré-Requisitos AQUIProva de Língua Portuguesa e Créditos Mínimos de Formação na área científica do curso.
  Calendário de candidaturas e n.º de vagas
  Propinas
  Requisitos de acesso:
  • Para aceder ao Mestrado, tal como define o Decreto-Lei nº 79/2014, de 14 de maio (alterado pelo Decreto-Lei nº 176/2014, de 12 de dezembro), é cumprido o artigo 17.ª, sendo respeitadas as condições gerais de ingresso que definem que os candidatos são submetidos a uma prova escrita de Língua Portuguesa e a uma entrevista oral, para avaliar o domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica.
  • Licenciatura e, no mínimo, 120 créditos em Português.
(O estudante poderá ainda candidatar-se desde que tenha uma licenciatura e 75% dos créditos dos requisitos mínimos de formação, isto é, 90 ECTS de Português, podendo completar os restantes 30 ECTS durante a frequência do primeiro ano do Mestrado.)

Contactos

Para questões científicas e académicas - contactar a direção do curso: mep@letras.up.pt 
Para questões administrativas - contactar o Serviço de Gestão Académica: sga@letras.up.pt
Para estudantes de mobilidade internacional - contactar o Serviço de Relações Internacionais: sri@letras.up.pt

Dados Gerais

Código Oficial: M830
Diretor: Sónia Valente Rodrigues
Sigla: MEP
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2015/2016
Duração: 2 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

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