Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > MEH

Cursos

Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário


Imagem com citação de Bob Marley, Músico jamaicano:

A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) acreditou o ciclo de estudos sem condições (ver aqui os documentos).
Consultar os Documentos Oficiais do Ciclo de Estudos.


O MEH responde ao regime jurídico da habilitação profissional para a docência, publicado pelo DL 79/2014 nomeadamente, o artigo 7º no que diz respeito às componentes de formação; os artº 9º, 10º, 11º e 12º relativos à formação na área educacional geral, didáticas específicas, iniciação à prática profissional e formação na área cultural, social e ética; e os artigos 15º e 16º no referente às estruturas curriculares e o artigo 17.º e 18.º- Capítulo V.


Objetivos

Como Mestrado profissionalizante de Ensino em História procura preparar os futuros docentes para a lecionação da disciplina de História no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário. No secundário, face à possibilidade de lecionar História A, História B, História da Cultura e das Artes, procurou-se estruturar um curriculo que fosse complementar de conteúdos e competências obtidas na licenciatura. É vísivel a inscrição de UC's de âmbito especificamente económico, perspetivando a História B dos cursos de Economia e Gestão, mas também a História da Cultura e das Artes para a área específica do secundário.

Estas particularidades procuram distinguir o nosso projeto educativo, inscrevendo também nas Didáticas condições para os estudantes prepararem recursos específicos para estas vertentes.

Competências Profissionais

  • Compreender aprofundadamente os conhecimentos históricos necessários para uma lecionação competente dos conteúdos programáticos do ensino básico e secundário.
  • Conhecer de forma particular os conteúdos de História da Cultura e das Artes e ter a capacidade de adequar a lecionação ao público específico que frequenta esses cursos.
  • Reconhecer a especificidade do tratamento da História B nos cursos destinados a economia e gestão.
  • Dominar técnicas didáticas que permitam uma diversificação das práticas de ensino.
  • Compreender o papel da História nos Projetos Educativos de qualquer Escola, tendo em vista a efetiva inclusão da comunidade educativa na herança multifacetada do espaço onde está inserida.
  • Alargar horizontes profissionais onde o conteúdo histórico seja fulcral mas onde, por via do empreendedorismo, seja possível aproveitar as competências adquiridas tendo em vista alternativas à função docente.

Saídas Profissionais

  • Professores de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Grupo 400).
  • Docentes de História A, História B e História da Cultura e das Artes, disciplinas do Ensino Secundário.
  • Formadores de Cursos Profissionais em áreas compatíveis com a sua formação. Serviços Educativos de instituições/entidades que tenham atividades com/para alunos dos vários graus de ensino.
  • Ofertas turísticas que envolvam conhecimentos de História, de História Local e competências didáticas.
  • Empreendedorismo na área da oferta turística, património histórico, centros históricos, publicações, exposições, produção de catálogos ou simples flyers promocionais.

Informações

Para mais informações ver:
Página do Candidato | Portal Académico

  Pré-Requisitos: Prova de Língua Portuguesa
  Calendário de candidaturas e n.º de vagas
  Propinas
  Requisitos de acesso: licenciatura ou equivalente

Comentários

Iniciação à Prática Profissional – Estágio Pedagógico

A Direção do Mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário informa o seguinte:

  1. Os candidatos à realização da Iniciação à Prática Profissional, componente estágio, no próximo ano letivo, devem manifestar essa intenção, até dia 30 de junho, enviando um email para meh@letras.up.pt,  fornecendo os seguintes dados: nome, número de estudante, contacto móvel, endereço de correio eletrónico preferencial, indicação de que pretende realizar estágio no ano letivo seguinte.
  2. A Direção do Mestrado procederá à listagem de todos os candidatos que manifestaram interesse na realização de estágio pedagógico nos estabelecimentos de Ensino Básico e Secundário com protocolo com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A manifestação desta intenção fora do prazo estabelecido coloca os candidatos como supranumerários.
  3. No seguimento do ponto anterior, os candidatos serão contactados via email pela Direção do Mestrado, sendo-lhes dadas orientações de como devem proceder à manifestação ordenada de preferências relativamente aos núcleos de estágio disponíveis.
  4. Esta informação, depois de coligida, será encaminhada pela Direção do Mestrado para o Serviço de Gestão Académica.
  5. A seriação dos candidatos obedece aos seguintes critérios: a) média das classificações obtidas nas unidades curriculares do 1.º ano de Mestrado (incluindo as unidades curriculares em que o estudante tenha obtido classificação negativa ou aquelas em que não se tenha submetido a avaliação); b) em caso de empate, emprega-se o cálculo da média ponderada das classificações das unidades curriculares, com um peso de 50% atribuído à área científica da Didática. A Direção do Mestrado poderá considerar outros elementos de seriação dos candidatos, caso se justifique.
  6. A Direção do Mestrado reserva-se o direito de realizar a colocação dos candidatos nos diversos núcleos de estágio, respeitando o número de elementos que decorre do acordo com os orientadores cooperantes e com as direções das escolas.

Contactos

Para questões científicas e académicas - contactar a direção do curso: meh@letras.up.pt 
Para questões administrativas - contactar o Serviço de Gestão Académica: sga@letras.up.pt
Para estudantes de mobilidade internacional - contactar o Serviço de Relações Internacionais: sri@letras.up.pt

Dados Gerais

Código Oficial: M812
Diretor: Cláudia Pinto Ribeiro
Sigla: MEH
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2015/2016
Duração: 2 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo