Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > ECPP

Cursos

Praias de Portugal: Cultura, Urbanismo, Arquitetura e Património

Formador: Hugo Barreira - hugodsbarreira@gmail.com
                   

Carga horária: 30 horas
Créditos:2 ECTS
Calendários: 
1ª. Edição: 26.09 a 12.12.2013
2ª. Edição: 09.01 a 24.04.2014
3ª. Edição: 08.05 a 31.7.2014
Horário: 5ª. feira das 19h30 às 21h30/22h00

Candidatura e inscrição

Para se candidatar, selecione, a opção do menu lateral direito, "Candidaturas de ingresso".

Candidatura (1ª.edição): 29.07 a 10.09.2013
Inscrição(pagamento): 12 a 16.09.2013

Candidatura (2ª.edição): 01.10 a 13.12.2013
Inscrição(pagamento): 17 a 20.12.2013

Candidatura (3ª.edição): 03.02 a 21.04.2014
Inscrição(pagamento): 23 a 30.04.2014

Propina:

Alunos (ex e atuais) e funcionários da UP - 135¤
Público em geral - 190¤
Seguro escolar - 2,00¤

Informação: A realização do curso depende de um nº mínimo de 12 formandos inscritos
e a inscrição só é considerada válida após o respetivo pagamento.

Atenção: Considera-se "ex-aluno", para efeitos de propina:
a) o estudante que concluiu um curso conferente de grau académico na UP;
b) o formando que tenha concluído curso/cursos de formação com um total de 5 ECTS.

Após o término do prazo de candidaturas, os candidatos inscritos pela primeira vez num curso (Publico em Geral), irão receber, por email, informação do número de estudante e senha de acesso ao sistema de informação do Portal da FLUP.
Todos os estudantes inscritos, poderão consultar o valor da propina a pagar através da sua conta corrente - respetiva área pessoal.

Método de pagamento:

  • balcão da Tesouraria, Piso 1
  • pagamento por multibanco

Caso pretenda efetuar o pagamento por multibanco, terá de gerar a referência SIBS, através da sua conta corrente, opção do menu lateral direito da sua àrea pessoal.

Inscrição Curso + Pagamento: A inscrição/candidatura só é considerada válida após o pagamento da propina.


Objetivos

Este curso visa explorar e conhecer o fenómeno da vilegiatura balnear marítima em Portugal, nos séculos XIX e XX. Partindo da análise do contexto que origina e justifica as suas práticas, expressões e legados, o formando será conduzido através de um conjunto de análises sucessivamente mais aprofundadas que procuram explicitar e compreender a vilegiatura nas suas diferentes dimensões e expressões: social, cultural, arquitetónica e urbanística. A base do percurso será a obra As Praias de Portugal (1876) de Ramalho Ortigão, servindo igualmente de convite à exploração e análise de diferentes fontes escritas e visuais, que serão abordadas na sua sincronia e diacronia, demonstrando-se a sua importância e pertinência

PROGRAMA

  • Introdução ao tema: a vilegiatura balnear marítima, aspetos terapêuticos, culturais e sociais; os locais e os equipamentos; referências internacionais e reflexos nacionais.
  • - Definição de uma cronologia de trabalho: antecedentes e repercussões.
  • - Portugal entre o século XIX e o século XX: contexto; os meios de transporte e comunicação; aspetos sociais, culturais e artísticos; arquitetura e urbanismo; teorias e práticas; obras, artistas e encomendadores.
  • - Representações da vilegiatura: As Praias de Portugal de Ramalho Ortigão e outras obras sobre o tema; reflexos e produtos do tempo e da cultura; representações visuais dos locais; a cultura e sociabilidades na vilegiatura em Portugal; tipologias dos locais e suas idiossincrasias.
  • - Breve análise de alguns locais (seguindo Ramalho Ortigão): os frequentadores; urbanismo e arquiteturas; aspetos e práticas sociais e culturais em cada um dos locais.
  • - Análise mais aprofundada: Foz do Douro, Praia da Granja, Espinho e Matosinhos-Leça da Palmeira. Fontes documentais e a sua análise; pré-existências e desenvolvimentos; urbanismo e arquiteturas; frequentadores e figuras de destaque; aspetos e práticas sociais e culturais; os legados e as transformações.
  • - As praias de Portugal e o seu património: noções e instrumentos importantes; a problemática da identidade do local; a autofagia urbana e as suas ameaças; práticas atuais e os seus riscos; preservar e valorizar o património material e imaterial.


Nota: o programa poderá sofrer ligeiras alterações de acordo com a necessidade e interesse dos formandos.


Contactos


Serviço de Gestão Académica - Setor de Formação Contínua
Via Panorâmica, s/nº 4150-564 Porto
Telef: 226077152
Email:gfec@letras.up.pt
Horário Atendimento: 10h00 às 16h00

Dados Gerais

Sigla: ECPP
Tipo de curso/ciclo de estudos: Curso de Formação Contínua
Início: 2013/2014

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo