Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MEAAM016

Literatura Norte-Americana II

Código: MEAAM016     Sigla: LNA2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Literatura Americana

Ocorrência: 2025/2026 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Estudos Anglo-Americanos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEAA 10 MEAA - Plano de Estudos 1 - 9 60 243

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marinela Carvalho Freitas Regente

Docência - Horas

Seminário: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Seminário Totais 1 3,00
Marinela Carvalho Freitas 3,00

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Este programa debruçar-se-á sobre a produção literária dos Estados Unidos da América no período compreendido entre o final da Segunda Guerra Mundial e as primeiras décadas do século XXI, analisando a questão "Quem canta o Estado-Nação?". Um conjunto de poetas e romancistas será estudado, prestando-se atenção não só às características estéticas das suas obras, mas também à relação que estas estabelecem com temas centrais da história da literatura e da cultura americanas do período do pós-guerra, como a Guerra Fria, o Movimento dos Direitos Civis, as lutas feministas, as manifestações antiguerra, a emergência da cultura pop, e a ascenção dos EUA enquanto superpotência global. O verbo "cantar" na questão "Quem canta o Estado-Nação?" poderá remeter não só para formas de protesto e celebração no espaço público, mas também para modos de adesão ou resistência estética a visões hieráquicas e monolíticas da cultura, da literatura e da sociedade. A estrutura do programa conduzirá, pois, os estudantes a encontrar respostas críticas à pergunta de partida, através de uma compreensão mais aprofundada das dinâmicas de poder e das tensões históricas que caracterizam o espaço liminar da literatura americana do pós-guerra.   

Resultados de aprendizagem e competências

No final do curso, os estudantes deverão:

  • Ter adquirido um conhecimento aprofundado dos contextos literários, históricos e sociais norte-americanos das décadas de 1950 a 2020;
  • Ter ampliado os seus conhecimentos sobre um conjunto de autores/as norte-americanos/as e as suas obras literárias ou artísticas;
  • Ter desenvolvido a capacidade de aplicar novas metodologias e áreas de pesquisa, recorrendo a fontes primárias e secundárias;
  • Ser capazes de refletir sobre o modo como a literatura americana examina questões de "Americana", como a imigração e os processos de assimilação, as narrativas de resistência, as narrativas de escravidão e as consequências das divisões de raça, classe, género e religião;
  • Ter desenvolvido a capacidade de refletir e pensar criticamente sobre a literatura e o mundo a partir de diferentes perspectivas;
  • Ser capazes de comunicar eficazmente sobre estes tópicos tanto na produção escrita quanto na oralidade, apoiando-se em estudos críticos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

UNIT 1: WHO THINKS THE NATION-STATE?
1.1. Patterns of change (1950s-2020s)
1.2. Framing the frames: on frontiers, borders and belongings
1.3. Dreams deferred: assimilation, resistance and the exercise of freedom


UNIT 2: POETICS OF DISSENT AND REVOLUTION
2.1. Of birds and other (h)owls: Allen Ginsberg and the Beat Generation
2.2. And the caged birds sing: Adrienne Rich’s writing as “re-vision” and resistance

UNIT 3: NARRATIVES OF BELONGING, NON-BELONGING, AND CONFLICT
3.1. “Unspeakable things unspoken”: Toni Morrison’s Beloved (1987)
3.2. “Do I look like a real American?”: Ocean Vuong’s On Earth We’re Briefly Gorgeous (2020)

 

Bibliografia Obrigatória

Toni Morrison; Beloved. ISBN: 0-452-26136-8
Ocean Vuong; On Earth we.re briefly gorgeous. ISBN: 978-1-529-11068-5
Allen Ginsberg; Howl and other poems. ISBN: 0-87286-017-5
Adrienne Rich; The Fact of a Doorframe: Selected Poems 1950-2001, W.W. Norton, 2002. ISBN: 978-0-393-32395-5

Bibliografia Complementar

Homi K. Bhabha; Nation and narration. ISBN: 0-415-01483-2
Jeannette Ryley; Understanding Adrienne Rich, University of South California, 2016. ISBN: 9781611176995
Justine Tally; The^Cambridge companion to Toni Morrison. ISBN: 9780521861113
Steven Belleto; The Cambridge Companion to the Beats, Cambridge University Press, 2017. ISBN: 978-1-107-18445-9
Judith Butler; Gayatri Chakravorty Spivak; Who Sings the Nation-state? Language, Politics, Belonging, Seagull, 2007. ISBN: 1905422571
Gloria Anzaldúa; Borderlands/La Frontera: The New Mestiza, Aunt Lute Books, 1987. ISBN: 1879960125
Ana Manzanas, Jesús Benito Sanchez; Cities, Borders and Spaces in Intercultural American Literature and Film, Routledge, 2011. ISBN: 9781138849662
Craig Svonkin, Steven Gould Axelrod; The Bloomsbury Handbook of Contemporary American Poetry, Bloomsbury, 2023. ISBN: 9781350062511
Crystal Parikh, ‎ Daniel Y. Kim; The Cambridge Companion to Asian American Literature, Cambridge University Press, 2015. ISBN: 9781107095175

Observações Bibliográficas

N.B.: Para além das obras constantes na Bibliografia Obrigatória, analisar-se-ão ainda poemas e ensaios, que serão fornecidos no decurso das aulas.

Ao longo do curso, serão também indicadas referências bibliográficas suplementares.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Quinze sessões semanais em regime de seminário

Palavras Chave

Humanidades > Literatura > Critica literária
Humanidades > Literatura > Literaturas americanas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 35,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho de investigação 163,00
Total: 243,00

Obtenção de frequência

a) participação ativa nas sessões do seminário (assiduidade; participação ativa na discussão em aula, quer individualmente, quer em grupo; elaboração de pequenos “reaction papers” e exercícios de escrita);
b) uma apresentação oral sobre um tema definido, com o acordo e sob a orientação da docente;
c) um trabalho escrito que será apresentado e discutido no final do semestre.

É obrigatória a  frequência de 75% das sessões de seminário

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação será o resultado da média ponderada de duas componentes, ambas obrigatórias:

a) participação ativa nas sessões do seminário e elaboração de um trabalho de apresentação oral que será apresentado e discutido durante o semestre - 50%; 
b) um trabalho escrito que será apresentado e discutido no final do semestre - 50%

Média ponderada: 
Participação na aula: 50% + Trabalho escrito: 50%




Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A Avaliação Especial (prevista no Artigo 14º do Regulamento de Avaliação da FLUP), destinada a "estudantes detentores de estatuto especial, designadamente, os abrangidos pelo estatuto de Dirigente-Associativo, de Estudante-Atleta, de Estudante-Bombeiro, de estudante Militar, de estudante Atleta da Seleção Nacional, Praticantes de Desporto de Alto Rendimento ou o Trabalhador-estudante" (Artº 14º, ponto 1), terá duas componentes de avaliação:

a) 50% apresentação oral (registo vídeo) submetida via Moodle

b) 50% trabalho escrito e discussão do mesmo (submetido via Moodle; discussão via Zoom)

Melhoria de classificação

Apenas a componente escrita poderá ser alvo de melhoria.
Recomendar Página Voltar ao Topo