| Código: | MEAAM016 | Sigla: | LNA2 |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Literatura Americana |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Anglo-Americanos |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Estudos Anglo-Americanos |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MEAA | 10 | MEAA - Plano de Estudos | 1 | - | 9 | 60 | 243 |
| Docente | Responsabilidade |
|---|---|
| Marinela Carvalho Freitas | Regente |
| Seminário: | 3,00 |
| Tipo | Docente | Turmas | Horas |
|---|---|---|---|
| Seminário | Totais | 1 | 3,00 |
| Marinela Carvalho Freitas | 3,00 |
Este programa debruçar-se-á sobre a produção literária dos Estados Unidos da América no período compreendido entre o final da Segunda Guerra Mundial e as primeiras décadas do século XXI, analisando a questão "Quem canta o Estado-Nação?". Um conjunto de poetas e romancistas será estudado, prestando-se atenção não só às características estéticas das suas obras, mas também à relação que estas estabelecem com temas centrais da história da literatura e da cultura americanas do período do pós-guerra, como a Guerra Fria, o Movimento dos Direitos Civis, as lutas feministas, as manifestações antiguerra, a emergência da cultura pop, e a ascenção dos EUA enquanto superpotência global. O verbo "cantar" na questão "Quem canta o Estado-Nação?" poderá remeter não só para formas de protesto e celebração no espaço público, mas também para modos de adesão ou resistência estética a visões hieráquicas e monolíticas da cultura, da literatura e da sociedade. A estrutura do programa conduzirá, pois, os estudantes a encontrar respostas críticas à pergunta de partida, através de uma compreensão mais aprofundada das dinâmicas de poder e das tensões históricas que caracterizam o espaço liminar da literatura americana do pós-guerra.
No final do curso, os estudantes deverão:
UNIT 1: WHO THINKS THE NATION-STATE?
1.1. Patterns of change (1950s-2020s)
1.2. Framing the frames: on frontiers, borders and belongings
1.3. Dreams deferred: assimilation, resistance and the exercise of freedom
UNIT 2: POETICS OF DISSENT AND REVOLUTION
2.1. Of birds and other (h)owls: Allen Ginsberg and the Beat Generation
2.2. And the caged birds sing: Adrienne Rich’s writing as “re-vision” and resistance
UNIT 3: NARRATIVES OF BELONGING, NON-BELONGING, AND CONFLICT
3.1. “Unspeakable things unspoken”: Toni Morrison’s Beloved (1987)
3.2. “Do I look like a real American?”: Ocean Vuong’s On Earth We’re Briefly Gorgeous (2020)
N.B.: Para além das obras constantes na Bibliografia Obrigatória, analisar-se-ão ainda poemas e ensaios, que serão fornecidos no decurso das aulas.
Ao longo do curso, serão também indicadas referências bibliográficas suplementares.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 50,00 |
| Trabalho escrito | 50,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 35,00 |
| Frequência das aulas | 45,00 |
| Trabalho de investigação | 163,00 |
| Total: | 243,00 |
a) participação ativa nas sessões do seminário (assiduidade; participação ativa na discussão em aula, quer individualmente, quer em grupo; elaboração de pequenos “reaction papers” e exercícios de escrita);
b) uma apresentação oral sobre um tema definido, com o acordo e sob a orientação da docente;
c) um trabalho escrito que será apresentado e discutido no final do semestre.
A avaliação será o resultado da média ponderada de duas componentes, ambas obrigatórias:
a) participação ativa nas sessões do seminário e elaboração de um trabalho de apresentação oral que será apresentado e discutido durante o semestre - 50%;
b) um trabalho escrito que será apresentado e discutido no final do semestre - 50%
Média ponderada:
Participação na aula: 50% + Trabalho escrito: 50%
Não aplicável
A Avaliação Especial (prevista no Artigo 14º do Regulamento de Avaliação da FLUP), destinada a "estudantes detentores de estatuto especial, designadamente, os abrangidos pelo estatuto de Dirigente-Associativo, de Estudante-Atleta, de Estudante-Bombeiro, de estudante Militar, de estudante Atleta da Seleção Nacional, Praticantes de Desporto de Alto Rendimento ou o Trabalhador-estudante" (Artº 14º, ponto 1), terá duas componentes de avaliação:
a) 50% apresentação oral (registo vídeo) submetida via Moodle
b) 50% trabalho escrito e discussão do mesmo (submetido via Moodle; discussão via Zoom)