Sistemas de Informação Geográfica
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Geografia |
Ocorrência: 2025/2026 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| GEOGR |
124 |
Plano Oficial em vigor(2023) |
1 |
- |
6 |
41 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No final do semestre espera-se que os estudantes sejam capazes de:
1. Reconhecer e fundamentar a importância, aplicabilidade e caracter muldisciplinar dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG’s), com particular incidência na investigação em Geografia.
2. Aplicar os princípios de funcionamento dos SIG’s ao tratamento de informação derivada de fontes diversas e em diferentes formatos.
3. Demonstrar competências e conhecimentos relacionados com a aquisição, manipulação e análise de informação georreferenciada, de âmbito espacial e alfanumérico.
4.Estruturar a informação e proceder à sua representação gráfica, articulando-a com os conhecimentos de cartografia previamente adquiridos.
5. Revelar competências na utilização das ferramentas SIG, assumindo uma atitude crítica perante os resultados da análise, interpretação e representação da informação, aptidões necessárias ao desempenho da profissão de Geógrafo.
Resultados de aprendizagem e competências
A presente UC visa desenvolver nos estudantes conhecimentos e competências que permitam aplicar os SIG ao tratamento de informação espacial ou alfanumérica, articulando a sua representação com conhecimentos adquiridos em Cartografia e assumindo uma postura crítica dos resultados, reconhecendo que os SIG são uma ferramenta de apoio fundamental ao trabalho actualmente exigido aos geógrafos.
Os primeiros itens do programa (1, 2, 3) abordam os princípios de funcionamento dos SIG (i.e. componentes de um SIG) e a forma como se pode adquirir (i.e. fontes), estruturar (i.e. georreferenciação) e manipular diferente tipo de informação (i.e. modelos/formatos de dados), para posteriormente incidir sobre operações mais directamente ligadas à sua exploração/representação (itens 4/5).
Finalmente, discutem-se exemplos de cartografia temática visando desenvolver o espírito crítico dos estudantes e fomentar a aplicação dos SIG no seu percurso académico e profissional (item6).
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica.
Programa
1. Introdução
1.1. Aplicação dos SIG´s;
1.2. Componentes de um SIG.
2. Estrutura de dados geográficos e seus atributos.
2.1. Modelos de dados espaciais;
2.2. Formatos de dados espaciais;
2.3. Importação de informação gráfica/alfanumérica e consulta de atributos.
3. Aquisição e estruturação da informação geográfica.
3.1. Fontes de informação;
3.2. Projecções cartográficas e sistemas de coordenadas; 3.3. Métodos de georefenciação;
3.4. Criação e manipulação de uma Geodatabase.
3.5. Ferramentas de edição;
3.6. Aquisição e edição de dados tabulares.
4. Exploração da informação geográfica.
4.1. Criação de um projecto em ArcMap.
4.2. Cálculo e análise estatística de indicadores;
4.3. Conexão Gráfico-Alfanumérica;
4.4. Criação de layouts.
5. Análise espacial em SIG.
5.1. Seleção por atributos e localização;
5.2. Operações de geoprocessamento;
5.3. 3D Analyst.
6. Aplicações SIG em Geografia.
6.1. Exemplos de cartografia temática;
6.2. Análise e discussão de mapas.
Bibliografia Obrigatória
Burrough, P.; McDonnell, R.; Lloyd, C. ; Principles of geographical information systems, Oxford, 2015
Gaspar, J. ; Cartas e Projecções Cartográficas, Lidel, 2000
Google; Google Earth User Guide, Google, 2007 (http://static.googleusercontent.com/media/earth.google.com/pt-PT//userguide/v4/google_earth_user_guide.pdf)
Longley, P.; Goodchild, M.; Maguire, D.; Rhind, D. ; Geographical Information Systems and Science, John Wiley & Sons, 2011
Matos, J. ; Fundamentos de Informação Geográfica, Lidel, 2008
Orsby, T.; Napoleon, E.; Burke, R.; Groessl, C.; Bowden, L.; Getting to Know ArcGis desktop, ERSI Press, 2010
Observações Bibliográficas
Durante as aulas serão indicadas outras referências mais específicas.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os métodos de ensino-aprendizagem aplicados combinam apresentações teóricas, realização de exercícios em SIG (ArcGis e Google Earth) e a análise/discussão de exemplos concretos de estudos e cartografia, de modo a permitir aos estudantes a apreensão e cumprimento das competências anteriormente referidas. A exposição de conteúdos baseia-se em apresentações PowerPoint, posteriormente disponibilizadas no Moodle, onde é igualmente inserida toda a informação de base necessária à elaboração dos exercícios. Estes constituem a componente principal das aulas, sempre intercalados com os aspectos teóricos, para que os estudantes percebam os princípios de funcionamento dos SIG e sejam capazes de os aplicar na análise, manipulação e representação de dados geográficos. São igualmente apresentados documentos cartográficos, estimulando-se a participação dos estudantes na sua avaliação crítica à luz dos conhecimentos apreendidos. A avaliação é feita através de exame final.
Software
ArcGis Pro
ArcMap / ArcScene
Google Earth Pro
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Exame |
70,00 |
| Teste |
30,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
121,00 |
| Frequência das aulas |
41,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Presença em 75% aulas
Fórmula de cálculo da classificação final
Testes intercalares 30% + Exame Final (70%)
Provas e trabalhos especiais
De acordo com os regulamentos da FLUP.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Exame Final.
Melhoria de classificação
Exame de recurso, apenas à componente Exame Final