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Japonês A2.3

Código: LA042     Sigla: JA2.3

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Línguas

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Germanísticos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas Aplicadas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LA 8 Plano Oficial em vigor (2022) 3 - 6 60,5 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Promover o entendimento sobre o Japão e a cultura japonesa através da aprendizagem e auto-aprendizagem da língua japonesa, sobretudo na sua função comunicativa e escrita de caracteres (Kanji)

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os estudantes no fim da UC adquiram as seguintes competências:

  1. Vários conhecimentos sobre os aspetos linguísticos únicos da língua japonesa.
  2. Adquiram competência prática de Japonês nas áreas comunicativa e auditiva.
  3. Serem capazes de entender expressões honoríficas, de respeito, e de humildade.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Escrita de caracteres (Kanji)

  2. Vocabulário e pronúncia

  3. Expressão de suposição

  4. Expressão de julgar pela aparência

  5. Expressão de ir a alguma lugar, fazer e voltar

  6. Expressão de grau duma ação ou estado

  7. Expressão de facilidade ou dificuldade em usar ou fazer algo

  8. Expressão para alterar a ação ou o estado

  9. Expressão de decisão

  10. Transformar um adjetivo em advérbio

  11. Expressão de situação hipotética

  12. Expressão de pena

  13. Expressão de posição no tempo

  14. Expressão de convencido

  15. Expressão de transmissão de informações

  16. Verbo causal

  17. Expressão de causal

  18. Expressão honorífica

  19. Expressão de respeito

  20. Estilo de oração

  21. Expressão de cortesia

  22. Expressão polida

Bibliografia Obrigatória

Sakata, Yukiko (ed.); Informative Japanese Dictionary, Shinchosha, Tokyo., 1995
Makino, Seiichi and Tsutsui, Michio.; A DICTIONARY OF BASIC JAPANESE GRAMMAR, The Japan Times, Tokyo, 1986
Coelho, Jaime and Hida, Yoshifumi; SHOGAKUKAN DICIONÁRIO UNIVERSAL JAPONÊS-PORTUGUÊS EDIÇÃO COMPACTA, Shogakukan, Tokyo, 2010

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Ensino interativo com enfoque em expressões gramaticais e comunicação linguística. Ocasionalmente, i.e. sempre que for necessário, serão utilizadas aulas de exposição verbal com power point. Para desenvolver a capacidade interpretativa e linguística dos estudantes o uso de imagens figurativas durante as aulas será bastante utilizado. Nas aulas, a participação ativa pelos estudantes é essencial para desenvolver as suas capacidades comunicativas num contexto profissional e de integração na sociedade japonesa. Nas aulas de orientação tutorial, espera-se um trabalho autónomo por parte dos estudantes, de modo a consolidarem os seus conhecimentos e colmatarem eventuais insuficiências. Haverá testes e exercícios de avaliação para aferir das competências dos estudantes. Não há exame final, pelo que o enfoque da metodologia de ensino reside na avaliação contínua, e no estudo da bibliografia de japonês.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Teste 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, exceto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação presencial (participação nos exercícios orais, escritos e audição nas aulas): 30%

Testes( dois testes de escrito com audição + vários testes de confirmação de conhecimento ao longo de semestre: 70%

Avaliação especial (TE, DA, ...)

O estudante terá que apresentar todas as componentes de avaliação, tanto escritas como orais. (A avaliação desta unidade curricular não prevê exame final). Por isso, estudantes trabalhadores e outros estudantes legalmente dispensados da presença regular nas aulas devem contactar o docente no início do semestre para combinar uma modalidade de avaliação alternativa, sob pena de ficarem excluídos de qualquer avaliação.

Melhoria de classificação

Só a componente teste escrito, ou trabalho escrito é passível de Recurso ou Melhoria
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