Japonês A2.3
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Línguas |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LA |
8 |
Plano Oficial em vigor (2022) |
3 |
- |
6 |
60,5 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Promover o entendimento sobre o Japão e a cultura japonesa através da aprendizagem e auto-aprendizagem da língua japonesa, sobretudo na sua função comunicativa e escrita de caracteres (Kanji)
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se que os estudantes no fim da UC adquiram as seguintes competências:
- Vários conhecimentos sobre os aspetos linguísticos únicos da língua japonesa.
- Adquiram competência prática de Japonês nas áreas comunicativa e auditiva.
-
Serem capazes de entender expressões honoríficas, de respeito, e de humildade.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Escrita de caracteres (Kanji)
- Vocabulário e pronúncia
- Expressão de suposição
- Expressão de julgar pela aparência
- Expressão de ir a alguma lugar, fazer e voltar
- Expressão de grau duma ação ou estado
- Expressão de facilidade ou dificuldade em usar ou fazer algo
- Expressão para alterar a ação ou o estado
- Expressão de decisão
- Transformar um adjetivo em advérbio
- Expressão de situação hipotética
- Expressão de pena
- Expressão de posição no tempo
- Expressão de convencido
- Expressão de transmissão de informações
- Verbo causal
- Expressão de causal
- Expressão honorífica
- Expressão de respeito
- Estilo de oração
- Expressão de cortesia
- Expressão polida
Bibliografia Obrigatória
Sakata, Yukiko (ed.); Informative Japanese Dictionary, Shinchosha, Tokyo., 1995
Makino, Seiichi and Tsutsui, Michio.; A DICTIONARY OF BASIC JAPANESE GRAMMAR, The Japan Times, Tokyo, 1986
Coelho, Jaime and Hida, Yoshifumi; SHOGAKUKAN DICIONÁRIO UNIVERSAL JAPONÊS-PORTUGUÊS EDIÇÃO COMPACTA, Shogakukan, Tokyo, 2010
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Ensino interativo com enfoque em expressões gramaticais e comunicação linguística. Ocasionalmente, i.e. sempre que for necessário, serão utilizadas aulas de exposição verbal com power point. Para desenvolver a capacidade interpretativa e linguística dos estudantes o uso de imagens figurativas durante as aulas será bastante utilizado. Nas aulas, a participação ativa pelos estudantes é essencial para desenvolver as suas capacidades comunicativas num contexto profissional e de integração na sociedade japonesa. Nas aulas de orientação tutorial, espera-se um trabalho autónomo por parte dos estudantes, de modo a consolidarem os seus conhecimentos e colmatarem eventuais insuficiências. Haverá testes e exercícios de avaliação para aferir das competências dos estudantes. Não há exame final, pelo que o enfoque da metodologia de ensino reside na avaliação contínua, e no estudo da bibliografia de japonês.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
30,00 |
Teste |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
108,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, exceto nos casos previstos por lei.Fórmula de cálculo da classificação final
Participação presencial (participação nos exercícios orais, escritos e audição nas aulas): 30%
Testes( dois testes de escrito com audição + vários testes de confirmação de conhecimento ao longo de semestre: 70%Avaliação especial (TE, DA, ...)
O estudante terá que apresentar todas as componentes de avaliação, tanto escritas como orais. (A avaliação desta unidade curricular não prevê exame final). Por isso, estudantes trabalhadores e outros estudantes legalmente dispensados da presença regular nas aulas devem contactar o docente no início do semestre para combinar uma modalidade de avaliação alternativa, sob pena de ficarem excluídos de qualquer avaliação.
Melhoria de classificação
Só a componente teste escrito, ou trabalho escrito é passível de Recurso ou Melhoria