| Código: | GEOGR093 | Sigla: | AMG |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Geografia |
| Ativa? | Sim |
| Página e-learning: | https://moodle.up.pt/ |
| Unidade Responsável: | Departamento de Geografia |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Geografia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| GEOGR | 52 | Plano Oficial em vigor(2023) | 2 | - | 6 | 41 | 162 |
| 3 |
A escala dos desafios ambientais e sociais que o mundo de hoje enfrenta intensificou-se nas últimas décadas, e irá aumentar ainda mais num mundo de recursos escassos e desiguais, população crescente e necessidades de desenvolvimento humano não satisfeitas. A afirmação de que vivemos agora no Antropoceno levanta questões fundamentais para e sobre a humanidade num planeta em mudança.
Assim, os objetivos da UC são:
1) desenvolver nos estudantes a compreensão crítica e bem informada do contexto ambiental e geopolítico do termo Antropocénico, e do seu desafio para reinterpretar e reimaginar as relações entre humanos, não humanos e processos ambientais;
2) dar aos estudantes a oportunidade de adquirirem ou desenvolverem conhecimentos avançados e competências transferíveis relevantes para os seus interesses de investigação e aspirações de carreira.
3) desenvolver as competências dos estudantes para lidar com questões complexas, tanto de forma sistemática como criativa.;
4) fomentar nos estudantes capacidades de avaliar teorias, explicações e geopolíticas contrastantes, recolher, julgar criticamente, avaliar e interpretar formas variadas de provas, assim como, combinar e interpretar diferentes tipos de provas para enfrentar problemas específicos.
No final da UC, os estudantes estarão em condições de:
a) evidenciar uma compreensão sistemática dos conhecimentos sobre a ideia do Antropoceno, e uma consciência crítica dos desafios e do potencial criativo da ideia;
b) lidar com questões complexas de forma sistemática e criativa, fazer julgamentos corretos na ausência de dados completos, e comunicar claramente as suas conclusões a audiências especializadas e não-especializadas;
c) exibir proficiência na utilização de softwares, conhecimento de fontes alternativas de TIG, compreensão e experiência introdutória em métodos de inquérito, métodos geoestatísticos e de conceitos e métodos qualitativos;
1.1 Definição e origem do conceito.
1.2 Evidências geológicas e ambientais do Antropocénico.
2.1 Causas e evidências das mudanças climáticas.
2.2 Impactos das mudanças climáticas em diferentes escalas.
2.3 Estratégias de adaptação às mudanças climáticas.
3 Perda de Biodiversidade
3.1 Causas e consequências da perda de biodiversidade.
3.2 Relação entre biodiversidade e funcionamento dos ecossistemas.
4.1 Impactos da agricultura, urbanização e desflorestação.
4.2 Soluções sustentáveis para a gestão do uso do solo.
5.1 Desafios associados à disponibilidade e qualidade da água.
5.2 Estratégias para uma gestão sustentável da água.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 40,00 |
| Trabalho escrito | 40,00 |
| Trabalho prático ou de projeto | 20,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 71,00 |
| Frequência das aulas | 41,00 |
| Trabalho de investigação | 50,00 |
| Total: | 162,00 |