Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > GEOGR093

Antropocénico e Mudanças Globais

Código: GEOGR093     Sigla: AMG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Geografia

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página e-learning: https://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Geografia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GEOGR 52 Plano Oficial em vigor(2023) 2 - 6 41 162
3
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2024-09-11.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Also suitable for Spanish-speaking students

Objetivos

A escala dos desafios ambientais e sociais que o mundo de hoje enfrenta intensificou-se nas últimas décadas, e irá aumentar ainda mais num mundo de recursos escassos e desiguais, população crescente e necessidades de desenvolvimento humano não satisfeitas. A afirmação de que vivemos agora no Antropoceno levanta questões fundamentais para e sobre a humanidade num planeta em mudança.

Assim, os objetivos da UC são:

1) desenvolver nos estudantes a compreensão crítica e bem informada do contexto ambiental e geopolítico do termo Antropocénico, e do seu desafio para reinterpretar e reimaginar as relações entre humanos, não humanos e processos ambientais;

2) dar aos estudantes a oportunidade de adquirirem ou desenvolverem conhecimentos avançados e competências transferíveis relevantes para os seus interesses de investigação e aspirações de carreira.

3) desenvolver as competências dos estudantes para lidar com questões complexas, tanto de forma sistemática como criativa.;

4) fomentar nos estudantes capacidades de avaliar teorias, explicações e geopolíticas contrastantes, recolher, julgar criticamente, avaliar e interpretar formas variadas de provas, assim como, combinar e interpretar diferentes tipos de provas para enfrentar problemas específicos.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da UC, os estudantes estarão em condições de:

a) evidenciar uma compreensão sistemática dos conhecimentos sobre a ideia do Antropoceno, e uma consciência crítica dos desafios e do potencial criativo da ideia;

b) lidar com questões complexas de forma sistemática e criativa, fazer julgamentos corretos na ausência de dados completos, e comunicar claramente as suas conclusões a audiências especializadas e não-especializadas;

c) exibir proficiência na utilização de softwares, conhecimento de fontes alternativas de TIG, compreensão e experiência introdutória em métodos de inquérito, métodos geoestatísticos e de conceitos e métodos qualitativos;

d) demonstrar autonomia e originalidade na abordagem e resolução de problemas, e agir autonomamente no planeamento e implementação de tarefas a um nível profissional para continuar a fazer avançar os seus conhecimentos e compreensão.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1 Introdução ao Antropocénico

1.1 Definição e origem do conceito.


1.2 Evidências geológicas e ambientais do Antropocénico.


2 Mudanças Climáticas

2.1 Causas e evidências das mudanças climáticas.


2.2 Impactos das mudanças climáticas em diferentes escalas.


2.3 Estratégias de adaptação às mudanças climáticas.

3 Perda de Biodiversidade


3.1 Causas e consequências da perda de biodiversidade.


3.2 Relação entre biodiversidade e funcionamento dos ecossistemas.


4 Uso do Solo e Desflorestação

4.1 Impactos da agricultura, urbanização e desflorestação.


4.2 Soluções sustentáveis para a gestão do uso do solo.


5 Recursos Hídricos e sua Gestão

5.1 Desafios associados à disponibilidade e qualidade da água.


5.2 Estratégias para uma gestão sustentável da água.

Bibliografia Obrigatória

HAMILTON, C.; BONNEUIL, C.; GEMENNE, F. ; The Anthropocene and the Global Environmental Crisis: Rethinking Modernity in a New Epoch, Routledge, 2015
MURRAY-WALLACE, C.; WOODROFFE, C. ; Quaternary Sea-Level Changes: A Global Perspective, Cambridge University Press, 2014
STEFFEN et al. ; Planetary boundaries: Guiding human development on a changing planet., Science, 2015
HÖFELE, P.; MÜLLER, M.; HÜHN, L.; Introduction: The role of nature in the Anthropocene – Defining and reacting to a new geological epoch, The Anthropocene Review, 2022

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas para exposição dos conteúdos.
Seminários e debates sobre estudos de caso.
Trabalhos de grupo para análise de problemas específicos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 40,00
Trabalho escrito 40,00
Trabalho prático ou de projeto 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 71,00
Frequência das aulas 41,00
Trabalho de investigação 50,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência a pelo menos 75% das sessões letivas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Apresentação/discussão de um trabalho científico - 40%
Trabalho escrito - 40%
Trabalhos práticos realizados ao longo das aulas - 20%

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Apresentação/discussão de um trabalho científico - 50%
Trabalho escrito - 50%

Melhoria de classificação

Para melhoria da classificação, é necessário que o aluno entregue novamente o trabalho escrito com as correções indicadas pelo docente.
Recomendar Página Voltar ao Topo