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Gestão do Risco de Incêndio Rural

Código: GEOGR090     Sigla: GRIR

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Geografia

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Geografia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GEOGR 60 Plano Oficial em vigor(2023) 2 - 6 41 162
3

Língua de trabalho

Português
Obs.: This course can be attended by no Portuguese speakers

Objetivos

Compreender os conceitos fundamentais da temática dos incêndios rurais.

Compreender as dimensões socio-ecológicas dos incêndios rurais.

Analisar os indicadores relacionados com os incêndios rurais.

Explorar bases de dados sobre incêndios.

interpretar diferentes modelos de gestão dos incêndios rurais.

Resultados de aprendizagem e competências








Os objetivos de aprendizagem são:


1.Compreender o objeto de estudo da pirogeografia e o lugar do fogo na Terra;


2. Interpretar os conceitos básicos dos incêndios rurais;


3. Explicar tendências e padrões dos incêndios em diferentes escalas geográficas;


4. Analisar a complexidade socioecológica dos incêndios em contextos culturais e territoriais distintos;


5. Avaliar teorias , paradigmas, esquemas conceptuais e medidas;


6. Justificar decisões com base em argumentos científicos.


As aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes são:


1. Pensamento crítico, questionando teorias e políticas e desenvolver literacia científica;


2. Criatividade e inovação para produzir novo conhecimento e avaliar potenciais aplicações da informação científica;


3. Gestão de informação para aplicar o conhecimento científico na resolução de problemas;


4. Partilha de ideias com diferentes públicos-alvo;


5. Flexibilidade e adaptabilidade para trabalhar em grupo, partilhar ideias e aceitar as diferenças.


Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa







1.Os incêndios: um problema global

1.1.  Origem e objeto de estudo da Pirogeografia


1.2.  Os incêndios à escala global: tendências e padrões


1.3.  As catástrofes relacionadas com incêndios rurais


2.Incêndios rurais: conceitos básicos

2.1.  O triângulo do fogo


2.2.  Características próprias dos incêndios


2.3.  Fatores que influenciam o comportamento do fogo


2.4.  Ameaças dos incêndios às populações

3.Dimensões ecológica e social dos incêndios


3.1.  O fogo como um processo ecológico


3.2.  Os incêndios como um processo socioecológico


3.2.1.        As transformações e ordenamento da paisagem


3.2.2.         As causas e motivações dos incêndios


3.2.3.         As políticas de gestão dos incêndios

4.Redução do risco de incêndio rural


4.1.  Prevenção e mitigação


4.2.  Preparação


4.3.  Comunicação


4.4.  O envolvimento das populações
5. Resiliência aos incêndios rurais
6.Cultura e governança dos incêndios rurais em Portugal


Bibliografia Obrigatória

Archibald, S. ; Managing the human component of fire regimes: Lessons from Africa., Philos. Trans. R. Soc. Lond., B, Biol. Sci, 371(1696). , 2016
Bowman, D. M. J. S., Balch, J., Artaxo, P., Bond, W. J., Cochrane, M. A., D’Antonio, C. M., … Swetnam, T. W. ; The human dimension of fire regimes on Earth, J. Biogeogr. J. Biogeogr., 38(12), 2223–2236. , 2011
Calkin, D. E., Cohen, J. D., Finney, M. A., & Thompson, M. P. ; How risk management can prevent future wildfire disasters in the wildland-urban interface, PNAS, 111(2), 746–751, 2014
Doerr, S. H., & Santín, C. ; Global trends in wildfire and its impacts: perceptions versus realities in a changing world., Philos. Trans. R. Soc. Lond., B, Biol. Sci, 371(1696), 10., 2016
Fischer, A. P., et al. ; Wildfire risk as a socioecological pathology. , Front Ecol Environ, 14(5), 276–284. , 2016
Paton, D., Buergelt, P. T., McCaffrey, S., & Tedim, F.; Wildfire Hazards, Risks, and Disasters, Elsevier., 2015
Paton, D., & Tedim, F. (2012); Wildfire Community: Facilitating Preparedness and Resilience, Charles C Thomas., 2012
Roos, C. I. et al. ; Living on a flammable planet: interdisciplinary, cross-scalar and varied cultural lessons, prospects and challenges., Philos. Trans. R. Soc. Lond., B, Biol. Sci, 371(1696), 20150469. , 2016
Tedim, F., Leone, V., & McGee, T.; Extreme Wildfire Events and Disasters: Root Causes and New Management Strategies., Elsevier., 2020
Tedim, F., & Paton, D.; A dimensão social dos incêndios florestais. Para uma gestão integrada e sustentável, Estratégias Criativas., 2012

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem








É adotada uma abordagem centrada no estudante, que assume um papel mais ativo no processo de aprendizagem. O alinhamento construtivo é utilizado para otimizar as hipóteses dos estudantes alcançarem os resultados esperados de aprendizagem.


É adotada uma abordagem de alta tecnologia para ligar os estudantes à informação de todo o mundo, para apoiar a aprendizagem através de atividades, para preparar material informativo, e para avaliar (por exemplo, quizzes formativos, mapas conceptuais).


O trabalho de campo é utilizado para desenvolver as competências de observação e de aquisição de dados primários.


O tradicional programa educacional presencial é complementado com outros modelos para responder às necessidades e objectivos dos estudantes.


A avaliação é distribuída sem exame final. Os componentes da avaliação são: 2 testes (50% da nota),1 projeto de investigação (40%) e trabalho de campo (10%).


Palavras Chave

Ciências Sociais
Ciências Naturais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho de campo 10,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 81,00
Frequência das aulas 41,00
Trabalho de campo 10,00
Trabalho de investigação 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença em pelo menos 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

((T1+T2)/2)*0,5+ Trabalho de investigação *0,4+Trabalho de campo*0,1

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes trabalhadores que não tenham possibilidade de participar no trabalho de campo terão uma prova de substituição.

Melhoria de classificação

Realização de prova teórica na época de recurso
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