| Código: | GEOGR090 | Sigla: | GRIR |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Geografia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Departamento de Geografia |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Geografia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| GEOGR | 60 | Plano Oficial em vigor(2023) | 2 | - | 6 | 41 | 162 |
| 3 |
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Os objetivos de aprendizagem são: 1.Compreender o objeto de estudo da pirogeografia e o lugar do fogo na Terra; 2. Interpretar os conceitos básicos dos incêndios rurais; 3. Explicar tendências e padrões dos incêndios em diferentes escalas geográficas; 4. Analisar a complexidade socioecológica dos incêndios em contextos culturais e territoriais distintos; 5. Avaliar teorias , paradigmas, esquemas conceptuais e medidas; 6. Justificar decisões com base em argumentos científicos. As aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes são: 1. Pensamento crítico, questionando teorias e políticas e desenvolver literacia científica; 2. Criatividade e inovação para produzir novo conhecimento e avaliar potenciais aplicações da informação científica; 3. Gestão de informação para aplicar o conhecimento científico na resolução de problemas; 4. Partilha de ideias com diferentes públicos-alvo; 5. Flexibilidade e adaptabilidade para trabalhar em grupo, partilhar ideias e aceitar as diferenças. |
| 1.Os incêndios: um problema global 1.1. Origem e objeto de estudo da Pirogeografia 1.2. Os incêndios à escala global: tendências e padrões 1.3. As catástrofes relacionadas com incêndios rurais 2.Incêndios rurais: conceitos básicos 2.1. O triângulo do fogo 2.2. Características próprias dos incêndios 2.3. Fatores que influenciam o comportamento do fogo 2.4. Ameaças dos incêndios às populações 3.1. O fogo como um processo ecológico 3.2. Os incêndios como um processo socioecológico 3.2.1. As transformações e ordenamento da paisagem 3.2.2. As causas e motivações dos incêndios 3.2.3. As políticas de gestão dos incêndios 4.1. Prevenção e mitigação 4.2. Preparação 4.3. Comunicação 4.4. O envolvimento das populações |
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É adotada uma abordagem centrada no estudante, que assume um papel mais ativo no processo de aprendizagem. O alinhamento construtivo é utilizado para otimizar as hipóteses dos estudantes alcançarem os resultados esperados de aprendizagem. É adotada uma abordagem de alta tecnologia para ligar os estudantes à informação de todo o mundo, para apoiar a aprendizagem através de atividades, para preparar material informativo, e para avaliar (por exemplo, quizzes formativos, mapas conceptuais). O trabalho de campo é utilizado para desenvolver as competências de observação e de aquisição de dados primários. O tradicional programa educacional presencial é complementado com outros modelos para responder às necessidades e objectivos dos estudantes. A avaliação é distribuída sem exame final. Os componentes da avaliação são: 2 testes (50% da nota),1 projeto de investigação (40%) e trabalho de campo (10%). |
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Teste | 50,00 |
| Trabalho de campo | 10,00 |
| Trabalho prático ou de projeto | 40,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 81,00 |
| Frequência das aulas | 41,00 |
| Trabalho de campo | 10,00 |
| Trabalho de investigação | 30,00 |
| Total: | 162,00 |