Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MEAAM013

Literatura Inglesa I

Código: MEAAM013     Sigla: LI1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Literatura Inglesa

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Estudos Anglo-Americanos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEAA 17 MEAA - Plano de Estudos 1 - 6 45 162

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Deslocações: Espaços e Lugares na Comédia Inglesa dos sécs. XVI e XVII
Uma das características mais salientes da cultura europeia de inícios da Idade Moderna é a reconfiguração de um sentido de lugar e de espaço – na sua percepção como nas suas representações. Instância maior de apropriação mimética da experiência humana através de uma pluralidade de sistemas de significação reificada nas condições de um espaço – o da cena –, o teatro oferecer-se-á a algumas das analogias culturalmente mais influentes que a referida reconfiguração procurará nas artes.
Objectivos: Este programa explorará implicações da viragem epistemológica e cultural em causa para a literatura dramática e para o teatro, com destaque para a comédia; e fá-lo-á com referência a textos ilustrativas da variedade estrutural e modal exibida por este sub-género dramático na produção literária e na prática teatral inglesa entre o último quartel do séc. XVI e o primeiro do séc.XVII. O estudo da diversidade evidenciada pela comédia no período em causa será enquadrado por reflexões de ordem teórica – sobre drama, comédia e sátira – bem como de ordem histórico-cultural, por forma a pôr em relevo as grandes determinantes conceptuais e contextuais da produção dramática a ser estudada.
Competências: O programa apelará para (e desenvolverá) a capacidade de leitura crítica de textos dramáticos. Com vista a produzir alguma uniformização das condições em que estudantes com percursos prévios por vezes bastante distintos serão confrontados com os textos centralmente considerados neste programa, far-se-á uma perspectivação breve de conceitos fulcrais da semiose dramática e teatral - bem como dos contextos históricos directamente relevantes.
Resultados: No final do semestre os estudantes deverão ter desenvolvido a capacidade de consideração crítica de aspectos-chave da literatura dramática do Renascimento inglês e de pronunciamento informado sobre os conceitos operatórios e os contextos considerados neste programa.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre os estudantes deverão ter desenvolvido a capacidade de consideração crítica de aspectos-chave da literatura dramática do Renascimento inglês e de pronunciamento informado sobre os conceitos operatórios e os contextos considerados neste programa.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O programa consistirá no estudo de comédias de William Shakespeare, Ben Jonson, John Fletcher e Richard Brome (ver Bibliografia Principal). Este estudo será precedido e/ou acompanhado da consideração crítica de textos relevantes para o entendimento das poéticas do drama e do lugar cultural do teatro na Inglaterra de inícios da Idade Moderna.
Bibliografia Principal
SHAKESPEARE, William.
The Tempest (recomenda-se que este texto seja lido numa das seguintes edições: GIBBONS, Brian (gen ed.). The New Cambridge Shakespeare. Cambridge: C.U.P. PROUDFOOT, Richard et al (gen eds.). The Arden Shakespeare. London: Thomson. SPENCER, T.J.B. (gen ed.). New Penguin Shakespeare. Harmondsworth: Penguin. WELLS, Stanley (gen ed.). The Oxford Shakespeare. Oxford: O.U.P.) JONSON, Ben.
Volpone. Three Comedies: Volpone, The Alchemist, Bartholomew Fair, ed. Michael Jamieson. Harmondsworth: Penguin, 1966
FLETCHER, John.
The Island Princess, ed. Clare McManus. London: Arden, 2013.
BROME, Richard.
The Antipodes. Three Renaissance Travel Plays, ed. Anthony Parr. Manchester: Manchester U.P., 1995.
Bibliografia Complementar No início do semestre serão dadas indicações quanto à Bibliografia secundária, incluindo uma lista de disponibilidades bibliográficas da FLUP com relevância directa para este programa.

Bibliografia Obrigatória

Shakespeare, William, 1564-1616; The^tempest. ISBN: 0-17-443535-5
Jonson, Benjamin, 1572-1637; Volpone and other palys. ISBN: 978-0-141-44118-4
John Fletcher; The Island Princess, Bloomsbury, 2013. ISBN: 9781904271536
Anthony Parr (ed); Three Renaissance Travel Plays, Manchester University Press, 1995. ISBN: 9780719058004

Observações Bibliográficas

No que respeita à bibliografia crítica para este seminário de pós-graduação, os estudantes serão encorajados a elaborar listas de fontes adequadas à investigação a desenvolver - com o apoio do docente responsável.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Tal como se espera de um seminário de pós-graduação, as sessões integrarão uma componente interventiva por parte do docente – mas esperar-se-á também participação activa e regular por parte dos estudantes. Estes deverão desenvolver tarefas de investigação devidamente orientadas pelo docente, mas conduzidas para uma crescente autonomia do esforço investigativo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Prova oral 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 132,00
Frequência das aulas 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Elements for Assessment: 1) frequência (mínimo de 75% das aulas); 2) participação activa nas aulas; 3) avaliação oral final.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação a obter dependerá dominantemente da prova oral final, que deverá constituir uma súmula de trabalho anteriormente desenvolvido, por nela se manifestarem competências e saberes adquiridos ao longo do semestre. Prova oral final: 75% Participação activa no seminário: 25%

Provas e trabalhos especiais

not applicable

Avaliação especial (TE, DA, ...)

de acordo com os regulamentos aplicáveis a este ciclo de ensino

Melhoria de classificação

de acordo com os regulamentos aplicáveis a este ciclo de ensino

Observações

Sessions will be conducted in English

Recomendar Página Voltar ao Topo