| Código: | MEAAM013 | Sigla: | LI1 |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Literatura Inglesa |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Anglo-Americanos |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Estudos Anglo-Americanos |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MEAA | 17 | MEAA - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 45 | 162 |
Deslocações: Espaços e Lugares na Comédia Inglesa dos sécs. XVI e XVII
Uma das características mais salientes da cultura europeia de inícios da Idade Moderna é a reconfiguração de um sentido de lugar e de espaço – na sua percepção como nas suas representações. Instância maior de apropriação mimética da experiência humana através de uma pluralidade de sistemas de significação reificada nas condições de um espaço – o da cena –, o teatro oferecer-se-á a algumas das analogias culturalmente mais influentes que a referida reconfiguração procurará nas artes.
Objectivos: Este programa explorará implicações da viragem epistemológica e cultural em causa para a literatura dramática e para o teatro, com destaque para a comédia; e fá-lo-á com referência a textos ilustrativas da variedade estrutural e modal exibida por este sub-género dramático na produção literária e na prática teatral inglesa entre o último quartel do séc. XVI e o primeiro do séc.XVII. O estudo da diversidade evidenciada pela comédia no período em causa será enquadrado por reflexões de ordem teórica – sobre drama, comédia e sátira – bem como de ordem histórico-cultural, por forma a pôr em relevo as grandes determinantes conceptuais e contextuais da produção dramática a ser estudada.
Competências: O programa apelará para (e desenvolverá) a capacidade de leitura crítica de textos dramáticos. Com vista a produzir alguma uniformização das condições em que estudantes com percursos prévios por vezes bastante distintos serão confrontados com os textos centralmente considerados neste programa, far-se-á uma perspectivação breve de conceitos fulcrais da semiose dramática e teatral - bem como dos contextos históricos directamente relevantes.
Resultados: No final do semestre os estudantes deverão ter desenvolvido a capacidade de consideração crítica de aspectos-chave da literatura dramática do Renascimento inglês e de pronunciamento informado sobre os conceitos operatórios e os contextos considerados neste programa.
No final do semestre os estudantes deverão ter desenvolvido a capacidade de consideração crítica de aspectos-chave da literatura dramática do Renascimento inglês e de pronunciamento informado sobre os conceitos operatórios e os contextos considerados neste programa.
O programa consistirá no estudo de comédias de William Shakespeare, Ben Jonson, John Fletcher e Richard Brome (ver Bibliografia Principal). Este estudo será precedido e/ou acompanhado da consideração crítica de textos relevantes para o entendimento das poéticas do drama e do lugar cultural do teatro na Inglaterra de inícios da Idade Moderna.
Bibliografia Principal
SHAKESPEARE, William.
The Tempest (recomenda-se que este texto seja lido numa das seguintes edições: GIBBONS, Brian (gen ed.). The New Cambridge Shakespeare. Cambridge: C.U.P. PROUDFOOT, Richard et al (gen eds.). The Arden Shakespeare. London: Thomson. SPENCER, T.J.B. (gen ed.). New Penguin Shakespeare. Harmondsworth: Penguin. WELLS, Stanley (gen ed.). The Oxford Shakespeare. Oxford: O.U.P.) JONSON, Ben.
Volpone. Three Comedies: Volpone, The Alchemist, Bartholomew Fair, ed. Michael Jamieson. Harmondsworth: Penguin, 1966
FLETCHER, John.
The Island Princess, ed. Clare McManus. London: Arden, 2013.
BROME, Richard.
The Antipodes. Three Renaissance Travel Plays, ed. Anthony Parr. Manchester: Manchester U.P., 1995.
Bibliografia Complementar No início do semestre serão dadas indicações quanto à Bibliografia secundária, incluindo uma lista de disponibilidades bibliográficas da FLUP com relevância directa para este programa.
No que respeita à bibliografia crítica para este seminário de pós-graduação, os estudantes serão encorajados a elaborar listas de fontes adequadas à investigação a desenvolver - com o apoio do docente responsável.
Tal como se espera de um seminário de pós-graduação, as sessões integrarão uma componente interventiva por parte do docente – mas esperar-se-á também participação activa e regular por parte dos estudantes. Estes deverão desenvolver tarefas de investigação devidamente orientadas pelo docente, mas conduzidas para uma crescente autonomia do esforço investigativo.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 25,00 |
| Prova oral | 75,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 132,00 |
| Frequência das aulas | 30,00 |
| Total: | 162,00 |
Elements for Assessment: 1) frequência (mínimo de 75% das aulas); 2) participação activa nas aulas; 3) avaliação oral final.
A classificação a obter dependerá dominantemente da prova oral final, que deverá constituir uma súmula de trabalho anteriormente desenvolvido, por nela se manifestarem competências e saberes adquiridos ao longo do semestre. Prova oral final: 75% Participação activa no seminário: 25%
not applicable
de acordo com os regulamentos aplicáveis a este ciclo de ensino
de acordo com os regulamentos aplicáveis a este ciclo de ensino
Sessions will be conducted in English