Código: | HISTO022 | Sigla: | HEDU |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | História |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em História |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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HISTO | 24 | HISTO - Plano de Estudos | 3 | - | 6 | 52 | 162 |
-Enfatizar a Educação como objecto de conhecimento, realçando naturalmente o estatuto epistemológico da História da Educação
-Proporcionar aos alunos o conhecimento e a compreensão das questões do passado, sempre numa perspectiva situada temporalmente mas também dinâmica, permitindo a comparação entre épocas, políticas e correntes pedagógicas
-Identificar os momentos mais relevantes da história educativa portuguesa, relacionando-os, sempre que possível, com as realidades internacionais
-Identificar as principais correntes do pensamento pedagógico, os meios de divulgação utilizados, o quadro conceptual dos discursos veiculados e a sua penetração tanto nas metodologias de ensino, como nas práticas ou nos recursos utilizados
-Evidenciar a complexidade e a diversidade das situações educativas, das experiências ensaiadas e implementadas (ou não), das inovações e dos constrangimentos, relativizando–as sempre em função dos contextos históricos
-Criar hábitos de reflexão sobre fontes primárias e secundárias que permitam conclusões justificadas e críticas sobre situações e políticas educativas.
-Aprofundar temáticas, previamente seleccionadas, através de técnicas de investigação histórico-educativa que permitam, não só uma avaliação da autonomia na aprendizagem, como da capacidade de transmitir de uma forma coerente, fundamentada e conceptualmente rigorosa resultados desse investimento científico.
-Fornecer elementos que garantam uma autonomia posterior ao processo de ensino aprendizagem, em contexto lectivo.
-Compreender conhecimentos, técnicas, metodologias, práticas que permitam encarar qualquer situação educativa numa perspectiva investigativa, e contextualizada.
- Competências Instrumentais – que garantem conhecimentos básicos e permitem uma capacidade de análise e síntese sobre qualquer temática de natureza histórico-educativa; capacidade para utilizar diferentes fontes, para saber seleccioná-las em função dos temas e das épocas, para analisar a informação através de uma leitura crítica dos diferentes discursos, incluem-se também nesta área de competência
-Competências Sistémicas – aquelas que, complementarmente a outras disciplinas da licenciatura, garantam capacidade de investigação, capacidade de pesquisa, capacidade de realizar trabalhos de forma autónoma, capacidade de se expressar de forma oral, escrita, fluente e com criatividade, ou capacidade de síntese e clareza nas exposições.
-Competências Interpessoais – capacidade de trabalhar em equipa, de se expressar e intervir em público, de crítica e de autoavaliação, de adequar o seu comportamento em função dos grupos em que se insere, conseguindo gerar consensos e diluir conflitos.
-Domínio dos contextos históricos contemporâneos (entendidos como englobando o periodo da segunda metade do século XVIII à atualidade - inícios do século XXI) para melhor entenderem as perspetivas pedagógicas e educativas.
Aulas Teóricas
1.História e História da Educação
2.Génese do modelo escolar (séculos XVI-XVIII
3.Dos ideais pedagógicos do Portugal Setecentista ao sistema estatal de Ensino
4. Tradição e inovação na ideologia educacional liberal
5.Espaço da educação nas perspectivas de Regeneração do País (2ª metade do século XIX)
6.Generosidade, utopia e realidade do projecto republicano
7.As perspectivas da Inovação Pedagógica nos anos 20 do século XX
8.A Educação Nacional (1930-1960
9.A Reforma do Ensino Técnico (1948) no contexto da mudança interna e externa
10.A pressão internacional sobre a Educação Portuguesa (1950-1990)
11.A lenta alfabetização dos Portugueses (séculos XIX-XX)
12.As mudanças educativas em trinta anos de Liberdade (1974-2004)
13.Reformas e expectativas, ilusões e desilusões numa perspectiva de longa duração histórica
Aulas Práticas e de Orientação Tutorial
1.História da Educação e Investigação Histórica (as etapas do processo de investigação/produção de conhecimento)
2.A utilização de fontes secundárias e a produção e utilização de bases de dados (exemplos de existentes e propostas de construção)
3.As fontes primárias e o espaço dos Arquivos no processo de investigação
4.A Legislação sobre Educação: do circuito da lei à identificação de conteúdos para investigação
5.As Estatísticas de Educação – interesse e rentabilização
6.Os manuais escolares como fonte de investigação
7.Formação de Professores – perspectiva histórica
8.O discurso do poder político: dos debates parlamentares aos discursos de reitores
9.Espaço investigativo da Imprensa de Educação e Ensino I
10.Espaço investigativo da Imprensa de Educação e Ensino II
11.Cultura Material da Escola – fontes iconográficas, fílmicas, televisivas e materiais
12.História Oral e História da Educação
Sem nada a assinalar.
As sessões teóricas são apresentadas em suporte informático com algumas frases alusivas ao tema e, predominantemente de autores citados depois na bibliografia básica. O questionamento sobre algumas delas, o pedido de comentário, a possibilidade de troca de opiniões entre os alunos, vão servindo para o professor verificar o grau de conhecimento do tema (diagnóstico), ir fornecendo informação consistente e cientificamente fundamentada sobre a temática, verificar o grau de participação dos diferentes alunos, incorporar na lecionação algumas eventuais investigações da parte dos discentes.
As sessões práticas visam sobretudo fornecer elementos bibliográficos, fontes, sítios de pesquisa informáticas ou bases de dados que garantam o treino dos alunos com esses meios, no sentido de crescentemente ganharem autonomia na pesquisa, assegurando que depois da aprovação na disciplina possam trabalhar, investigar ou simplesmente informar-se sobre os mais diversos temas de História da Educação. Para que esta competência seja adquirida, importa nessas sessões enfatizar a demonstração sobre a transmissão, exemplificar mais do que informar simplesmente. Com este objectivo, podem ser fornecidos textos previamente, de preferência com fontes primárias – debates parlamentares, diplomas, notícias,…- , para serem analisados e discutidos nas sessões. Próximo dos momentos finais de avaliação, não ficará deslocada a possibilidade de analisarmos algum texto produzido por algum aluno ou grupo.
As sessões de orientação tutorial visam acompanhar o processo de ensino aprendizagem e, complementarmente, ajudar os alunos, individualmente ou em grupos, na preparação dos trabalhos que têm de apresentar num processo de avaliação contínua
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 10,00 |
Teste | 70,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 54,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho de investigação | 54,00 |
Total: | 162,00 |
Frequência de 75% das aulas com exceção dos casos previstos na legislação
Teste 70%+Trabalho escrito 20%+Participação oral 10%= 100%
De acordo com o regulamento de avaliação em vigor
Não aplicável
De acordo com o regulamento de avaliação em vigor
De acordo com o regulamento de avaliação em vigor
Língua de Ensino - Português