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História Económica e Social na Época Contemporânea

Código: HISTO041     Sigla: HESEC1

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em História

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GEOGR 0 GEOGR - Plano de Estudos 3 - 6 52 162
HISTO 85 HISTO - Plano de Estudos 3 - 6 52 162
LA 16 LA - Plano de Estudos 2 - 6 52 162
3
LLC 24 Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 2 - 6 52 162
LRI 12 Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 2 - 6 52 162
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

i) Caracterizar, criticamente, as dinâmicas económicas e sociais da Época Contemporânea (entre finais do século XVIII e finais do século XX); ii) Aplicar os conceitos específicos da análise histórica ao estudo da Época Contemporânea; iii) Problematizar as grandes linhas de permanência e de ruptura nas sociedades contemporâneas.

Resultados de aprendizagem e competências

i) Capacidade de análise crítica dos principais acontecimentos e processos económicos e sociais que marcaram a Época Contemporânea;

ii) Capacidade de aplicação dos conceitos específicos da análise histórica ao estudo da Época Contemporânea;

iii) Capacidade de problematização dos processos de modernização, inovação e ruptura e das tradições e constantes estruturais que marcaram a Época Contemporânea.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução ao estudo da História Económica e Social Contemporânea. Novos problemas e novas dinâmicas sociais. O ritmo e a escala da mudança. Transformações e tradição. 2. A «era das Revoluções»: 2.1. A Revolução Industrial. 2.2. As revoluções liberais e as transformações sócio-jurídicas e políticas no mundo ocidental, entre finais do século XVIII e meados do século XIX. 2.3. O confronto entre o liberalismo e a democracia. Nacionalismos e internacionalismos. 3. A «era do Império»: a dominação europeia do mundo. 4. A transformação da sociedade no século XIX: 4.1. A explosão populacional e a «transição demográfica». O «êxodo rural» e a emigração europeia. 4.2. A urbanização no período da industrialização: expansão e transformações urbanas; cidade e subúrbios; os progressos do urbanismo. 4.3. As dinâmicas sociais: a ascensão das burguesias e o crescimento do operariado. A «questão social» e o movimento operário. 5. As «guerras totais», a crise do liberalismo e o confronto ideológico na 1ª metade do século XX: 5.1. A Primeira Guerra Mundial. 5.2. A revolução soviética; do sovietismo ao estalinismo. 5.3. A Grande Depressão: causas e caracterização geral da crise económica de 1929; as soluções de combate à crise e a «economia dirigida»; as implicações sociais e políticas. 5.4. Ascensão dos fascismos, polarização política e totalitarismos. 5.5. A Segunda Guerra Mundial. As transformações territoriais. Vitória e renovação das democracias. Uma nova ordem internacional. 6. O mundo bipolar, a «guerra fria» e a emergência de outros «mundos»: 6.1. As «superpotências», a Europa e o «Terceiro Mundo». 6.2. Descolonização, revoluções sociais e conflitos regionais. 6.3. A transformação do capitalismo, o Wellfare State e consumo de massas. 6.4. As revoluções culturais. 7. A sociedade pós-industrial, a globalização e a crise do Estado social e da economia de mercado livre.

Bibliografia Obrigatória

CLARK, Gregory; Um Adeus às Esmolas. Uma Breve História Económica do Mundo, Bizâncio, 2008
HOBSBAWM, Eric J.; A Era das Revoluções, 1789-1848 , Presença, 1978
HOBSBAWM, Eric J.; A Era dos Extremos. História breve do século XX, Presença, 1996
LANDES, David S.; A riqueza e a pobreza das nações. Por que algumas são tão ricas e outras tão pobres, Gradiva, 2005
LÉON, Pierre (dir.); História Económica e Social do Mundo, Sá da Costa, 1983-1984
RÉMOND, René; Introdução à História do Nosso Tempo. Do Antigo Regime aos nossos dias, Gradiva, 1994
ROBERTS, J. M.; História do Século XX, Presença, 2007

Bibliografia Complementar

BAIROCH, Paul; De Jéricho à Mexico. Villes et économie dans l'histoire, Gallimard, 1985
BEAUD, Michel; História do capitalismo, de 1500 aos nossos dias, Teorema, 1992
CHESNAIS, Jean-Claude; La transition démographique. Étapes, formes, implications économiques, INED/PUF, 1986
HOBSBAWM, Eric J.; A Era do Capital, 1848-1875, Presença, 1979
HOBSBAWM, Eric J.; A Era do Império, 1875-1914, Presença, 1990
RULE, John; Clase Obrera e industrialización. Historia social de la revolución industrial británica, 1750-1850, Ed. Crítica, 1990

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas Teórico-Práticas combinarão a exposição/exploração/debate dos conteúdos programáticos, com apoio de textos, material gráfico, estatístico ou outro, promovendo, sempre que possível, a participação dos estudantes na discussão crítica das questões apresentadas. As sessões de Orientação Tutorial incidirão, fundamentalmente, na orientação do trabalho individual dos estudantes.

Palavras Chave

Humanidades > História > História contemporânea
Humanidades > História > História social
Humanidades > História > História económica

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Participação presencial 0,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação Final = somatório da classificação obtida nas respostas a duas das três questões propostas, com valoração máxima de 10 valores em cada questão.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.

Observações

No caso de estudantes estrangeiros, os elementos de avaliação definidos poderão, se necessário, ser apresentados em Espanhol, Inglês ou Francês.

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