Código: | HISTO041 | Sigla: | HESEC1 |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em História |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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GEOGR | 0 | GEOGR - Plano de Estudos | 3 | - | 6 | 52 | 162 |
HISTO | 85 | HISTO - Plano de Estudos | 3 | - | 6 | 52 | 162 |
LA | 16 | LA - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
3 | |||||||
LLC | 24 | Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
LRI | 12 | Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
3 |
i) Caracterizar, criticamente, as dinâmicas económicas e sociais da Época Contemporânea (entre finais do século XVIII e finais do século XX); ii) Aplicar os conceitos específicos da análise histórica ao estudo da Época Contemporânea; iii) Problematizar as grandes linhas de permanência e de ruptura nas sociedades contemporâneas.
i) Capacidade de análise crítica dos principais acontecimentos e processos económicos e sociais que marcaram a Época Contemporânea;
ii) Capacidade de aplicação dos conceitos específicos da análise histórica ao estudo da Época Contemporânea;
iii) Capacidade de problematização dos processos de modernização, inovação e ruptura e das tradições e constantes estruturais que marcaram a Época Contemporânea.
1. Introdução ao estudo da História Económica e Social Contemporânea. Novos problemas e novas dinâmicas sociais. O ritmo e a escala da mudança. Transformações e tradição. 2. A «era das Revoluções»: 2.1. A Revolução Industrial. 2.2. As revoluções liberais e as transformações sócio-jurídicas e políticas no mundo ocidental, entre finais do século XVIII e meados do século XIX. 2.3. O confronto entre o liberalismo e a democracia. Nacionalismos e internacionalismos. 3. A «era do Império»: a dominação europeia do mundo. 4. A transformação da sociedade no século XIX: 4.1. A explosão populacional e a «transição demográfica». O «êxodo rural» e a emigração europeia. 4.2. A urbanização no período da industrialização: expansão e transformações urbanas; cidade e subúrbios; os progressos do urbanismo. 4.3. As dinâmicas sociais: a ascensão das burguesias e o crescimento do operariado. A «questão social» e o movimento operário. 5. As «guerras totais», a crise do liberalismo e o confronto ideológico na 1ª metade do século XX: 5.1. A Primeira Guerra Mundial. 5.2. A revolução soviética; do sovietismo ao estalinismo. 5.3. A Grande Depressão: causas e caracterização geral da crise económica de 1929; as soluções de combate à crise e a «economia dirigida»; as implicações sociais e políticas. 5.4. Ascensão dos fascismos, polarização política e totalitarismos. 5.5. A Segunda Guerra Mundial. As transformações territoriais. Vitória e renovação das democracias. Uma nova ordem internacional. 6. O mundo bipolar, a «guerra fria» e a emergência de outros «mundos»: 6.1. As «superpotências», a Europa e o «Terceiro Mundo». 6.2. Descolonização, revoluções sociais e conflitos regionais. 6.3. A transformação do capitalismo, o Wellfare State e consumo de massas. 6.4. As revoluções culturais. 7. A sociedade pós-industrial, a globalização e a crise do Estado social e da economia de mercado livre.
As aulas Teórico-Práticas combinarão a exposição/exploração/debate dos conteúdos programáticos, com apoio de textos, material gráfico, estatístico ou outro, promovendo, sempre que possível, a participação dos estudantes na discussão crítica das questões apresentadas. As sessões de Orientação Tutorial incidirão, fundamentalmente, na orientação do trabalho individual dos estudantes.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Participação presencial | 0,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 108,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Total: | 162,00 |
De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.
Classificação Final = somatório da classificação obtida nas respostas a duas das três questões propostas, com valoração máxima de 10 valores em cada questão.
Não aplicável.
De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.
De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.
No caso de estudantes estrangeiros, os elementos de avaliação definidos poderão, se necessário, ser apresentados em Espanhol, Inglês ou Francês.