Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > CC038

Psicossociologia da Comunicação

Código: CC038     Sigla: PSICOM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CC 21 CC - Plano de Estudos 2 - 6 46 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Desenvolvimento da capacidade de análise dos efeitos que os media, com a sua vertente verbal e / ou não verbal, causam no plano intrapessoal, interpessoal, grupal e social. - Investigação de diversas técnicas de persuasão, como a publicidade, propaganda e guerra psicológica, salientando a dimensão estratégica da comunicação. - Fomento da aplicação da Psicossociologia ao estudo dos emissores e receptores das mensagens transmitidas pelos media. - Reflexão, em termos psicossociológicos, sobre os aspectos positivos e negativos ligados aos media, com vista à formação de emissores e receptores conscientes do poder da comunicação social.

Resultados de aprendizagem e competências

-Análise psicossociológica dos efeitos dos media

-Investigação psicoossociológica dos emissores e receptores das mensagens dos media

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I – QUESTÕES METODOLÓGICAS II – NOÇÕES DE PSICOSSOCIOLOGIA III – ÂMBITO E OBJECTIVO DA COMUNICAÇÃO a) Comunicação verbal b) Comunicação não verbal IV – PERCEPÇÃO a) Elementos psicofisiológicos V – EFEITOS PSICOSSOCIOLÓGICOS DA COMUNICAÇÃO a) Relações mass media - indivíduo – sociedade b) Psicossociologia do Ciberespaço c) Mass media – construção social da realidade d) Música VI – FORMAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA a) Papel dos meios de comunicação social b) Importância dos líderes de opinião / referentes sociais VII – COMUNICAÇÃO NO GRUPO a) Função de liderança VIII – PERSUASÃO a) Propaganda b) Publicidade c) Manipulação subliminar IX – ÂMBITO DOS MASS MEDIA E A INSTITUIÇÃO MILITAR a) Guerra psicológica X – DINÂMICA DE GRUPOS a) Pequenos grupos b) Grandes grupos XI – EDUCAR PARA UMA COMUNICAÇÃO GLOBAL a) Educação para os mass media XII – INTEGRAÇÃO PROFISSIONAL DOS LICENCIADOS EM JORNALISMO / CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NOS ÓRGÃOS DE INFORMAÇÃO DO GRANDE PORTO

Bibliografia Obrigatória

ABRANTES, José Carlos et alii (organização de); A Imprensa, a Rádio e a Televisão na Escola, Instituto de Inovação Educacional, 1995
ARGYLE, Michael, COOK, Mark; GAZE AND MUTUAL GAZE, CAMBRIDGE UNIVERSITY PRESS, 1976
ASCH, Solomon E.; Social Psychology, Oxford University Press, 1987
BUCETA FACORRO, L.; FUNDAMENTOS PSICOSOCIALES DE LA INFORMACIÓN , CENTRO DE ESTUDIOS RAMON ARECES, 1992
CLAUSEWITZ, Carl von; DA GUERRA, PUBLICAÇÕES EUROPA- AMÉRICA, 1982
GUISNEL, Jean; Guerres dans de cyberespace. Services secrets et Internet, ÉDITIONS LA DÉCOUVERTE, 1995
IGLESIAS, Francisco; A TELEVISÃO DOMINADA, DIEL, 1993
MARINHO, Jorge, GOMES, Luísa, RAMOS, Inês; Entrevista Aberta «Música(s): Significados, Usos e Efeitos» ao Professor Doutor Mário Azevedo (Escola Superior de Música,Artes e Espectáculo / Instituto Politécnico do Porto), 2012 (DVD - Laboratório Audiovisual do Curso de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto)
MARINHO, Jorge, SILVA, Salomé Pinto da (organizadores); ACTAS DO CONGRESSO INTERNACIONAL PREMIUM INTEGRAÇÃO PROFISSIONAL DOS LICENCIADOS EM JORNALISMO / CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO / PREMIUM INTERNATIONAL CONGRESS PROFESSIONAL INTEGRATION OF GRADUATES IN JOURNALISM / MASS COMMUNICATION SCIENCES PAPERS, Centro de Estudos das Tecnologias, Artes e Ciências da Comunicação da Universidade do Porto, 2007 (CD-ROM)
LAMPREIA, Martins J.; TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO – PUBLICIDADE, PROPAGANDA E RELAÇÕES PÚBLICAS, Publicações Europa-América, 1991
SCHAFF, Adam; A SOCIEDADE INFORMÁTICA. AS CONSEQÜENCIAS SOCIAIS DA SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, Editora Brasiliense, 1990
VILCHES, Lorenzo; La Televisión. Los Efectos del Bien y del Mal, Ediciones Paidós, 1996
http://www.au.af.mil/info-ops/influence.htm
http://www.cyborganic.com/People/jonathan/Academia/Papers/Web/defining-vr1.html
LEMOS, André; “CIBERCIDADES”, in http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/cibercidades/projecto.doc

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Vamos conjugar métodos verbais (dizer), intuitivos (mostrar) e activos (fazer). Sublinhamos que desejamos ter, tanto quanto possível, aulas interactivas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 40,00
Participação presencial 25,00
Trabalho escrito 35,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura)

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação oral - 25 % Trabalho - 35 % Exame final - 40 % *

Provas e trabalhos especiais

De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura)

Todos os estudantes que reúnam condições para prestar provas na época especial de conclusão do ciclo de estudos (Setembro) deverão realizar:

-trabalho de investigação*

-Exame Escrito.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura)*

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura)*

Observações

* Cálculo da Classificação Final
- alunos repetentes
- estudantes que pretendem realizar Exame para melhoria de classificação, tendo sido aprovados no(s) ano(s) lectivo(s) anterior(es)
- alunos trabalhadores-estudantes - caso não frequentem 75 % das aulas
trabalho - 40 %
exame final - 60 %
Todos os alunos, incluindo os trabalhadores-estudantes, os repetentes, os estudantes que pretendem realizar Exame para melhoria de classificação e os estudantes que reúnam condições para prestar provas na época especial de conclusão do ciclo de estudos (Setembro), entre outros elementos de avaliação, devem realizar um trabalho de investigação, no ano lectivo 2014-2015. Para a realização do trabalho, em cada turma, os alunos devem formar grupos, com cerca de oito elementos. Cada grupo deve ter um representante. Este deve enviar a composição do grupo para o email do docente de Psicossociologia da Comunicação, até ao dia 16 de Março de 2015 - jmarinho@letras.up.pt
O referido trabalho tem o seguinte tema:

Guerra Psicossociológica-Mediática-Económica / Financeira
(Do ponto de vista psicossociológico, o papel dos media na guerra híbrida)

Para a entrega do trabalho, como limite máximo, foi determinada a seguinte data:
- 2 de Junho de 2015 (durante a aula de orientação tutorial).
Em relação ao trabalho, oportunamente, no local próprio (aulas), serão transmitidas mais indicações aos alunos.

Recomendar Página Voltar ao Topo