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Introdução à Economia

Código: CC028     Sigla: IECON

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CC 119 CC - Plano de Estudos 1 - 6 46 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2015-02-15.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo central deste programa é o de fornecer uma formação base de microeconomia e macroeconomia a alunos de jornalismo e ciências da comunicação. Partindo do facto que a Economia é uma forma de pensar e não um conjunto de factos a memorizar, pretende-se desenvolver a capacidade de pensar economicamente pela análise de conceitos que se considera serem a essência dos fundamentos de Economia.

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que os estudantes sejam capazes dedesenvolver a capacidade de pensar economicamente pela aplicação de conceitos que se considera serem a essência dos fundamentos de Economia.

 

 

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I Parte – PROLEGÓMENOS 1.1 Economia, ciência humana e social 1.2 Conceitos básicos de análise de dados II Parte – MICROECONOMIA 2.1 O problema económico e os sistemas económicos 2.2 Modelo de oferta e procura III Parte – MACROECONOMIA 3.1 As variáveis macroeconómicas e as políticas macroeconómicas 3.2 Medição da actividade económica 3.3 Flutuações económicas e a teoria da procura agregada 3.4 A função económica do Estado e as politicas fiscais 3.5 Desemprego e Inflação

Bibliografia Obrigatória

Samuelson, Nordhaus; ; Economia, 18ª edição portuguesa, MacGraw-Hill, 2005. ISBN: 8448146190
N. Gregory Mankiw; Introdução à Economia, Editora Campus, 2001. ISBN: 8535208534
Robert Frank, Ben Bernanke; Princípios de economia, MacGraw-Hill, 2003. ISBN: 9727731465

Bibliografia Complementar

The Economist; Guia dos Indicadores Económicos, Caminho, 1996. ISBN: 9722108956

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas e interactivas, recorrendo a meios audiovisuais e discussão de casos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Teste 40,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Presença obrigatória em 75% das aulas, excepto nos casos previstos na lei geral e nos regulamentos da FLUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

Melhor classificação entre: a) nota do exame final b) 40% * teste (escolha múltipla) + 60% * exame final. O teste ou exame final incide sobre toda a matéria. Os alunos podem beneficiar do regime da avaliação continuada na época de recurso, desde que não constem da folha de presenças do exame da época normal. Em suma, a avaliação continuada não é vinvulativa e a nota final é sempre a melhor entre a classificação do exame final e a média ponderada dos vários elementos de avaliação.

Provas e trabalhos especiais

Como previsto no Regulamento de Avaliação da FLUP.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Como previsto no Regulamento de Avaliação da FLUP.

Melhoria de classificação

Como previsto no Regulamento de Avaliação da FLUP.

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