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Metodologia da Investigação

Código: CINF023     Sigla: MINV

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CINF 52 Plano Oficial a partir de 2008/2009 1 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objetivos/Competências a) Adotar uma postura crítica e de investigação perante os problemas colocados pelas práticas profissionais b) Problematizar a lógica dos processos sociais de produção dos saberes científicos c) Caracterizar e aplicar diferentes dispositivos teórico-metodológicos de produção científica nas ciências sociais d) Aplicar e analisar criticamente diferentes instrumentos de recolha e tratamento de informação inserindo-os nas restantes dimensões da investigação e) Conhecer e aplicar as normas de apresentação formal dos resultados de investigação

Resultados de aprendizagem e competências

1.Conhecer os fundamentos da investigação científica 2.Desenvolver um espírito crítico e de iniciativa face a questões relacionadas com a sua formação que possam ser objecto de investigação científica 3.Mostrar capacidade de trabalhar em grupo 4.Mostrar capacidade de planificação, organização e apresentação de trabalhos desenvolvidos individualmente 5.Resolver problemas – organizar e planificar trabalhos de investigação – com base nos conhecimentos adquiridos

Modo de trabalho

Presencial

Programa

MÓDULO A – O desenvolvimento da Ciência 1.Condições sóciohistóricas e epistemológicas do desenvolvimento da Ciência 2.Objectivos da Ciência 3.Características e vantagens do método científico MÓDULO B – Questões teóricas e metodológicas da investigação em Ciências Sociais 1.Papel da teoria em Ciências Sociais 2.Linguagem empírica e linguagem teórica MÓDULO C – Metodologia de investigação em Ciências Sociais 1.Etapas da investigação científica 2.Investigação qualitativa e quantitativa 3.Métodos de recolha de dados (pesquisa documental, técnicas de observação, inquéritos) 4.Análise e interpretação dos resultados (análise de conteúdo, técnicas paramétricas e não-paramétricas) MÓDULO D - Formalização do trabalho 1.Redacção e apresentação dos trabalhos científicos 2.Referências bibliográficas e estilo editorial 3.Apresentação em Conferências profissionais

Bibliografia Obrigatória

Albarello, l. ; Práticas e métodos de investigação em ciências sociais, Gradiva Publicações, 1997
Ceia, C.; Normas para apresentação de trabalhos científicos, Editorial Presença., 1992
Lessard-Hébert, M., Goyette, G., & Boutin, G. ; Investigação qualitativa: fundamentos e práticas, Instituto Piaget, 1994
Christensen, L. B. ; Experimental methodology, Pearson Education, Inc., 2004
Coutinho, C.; Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática, Almedina, 2011
Quivy, R., & VanCampenhoudt, L.; Manual de Investigação em Ciências Sociais, Gradiva, 2008
Hill, M.M., & Hill, A.; Investigação por questionário, Edições Sílabo, 2008

Bibliografia Complementar

Sousa, G. V. ; Metodologia da investigação, redacção e apresentação de trabalhos científicos, Livraria Civilização Editora, 1998
Clark-Carter, D. ; Doing quantitative psychological research: from design to report. , East Sussex: Psychology Press Ltd, 1997

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Utilizar-se-á uma metodologia que combine a exposição teórica, a partir da necessidade de teorizar ideias apresentadas pelos alunos, o trabalho de grupo, o debate e a crítica com base em exemplos de trabalhos de investigação científica desenvolvidos na área das Ciências Sociais.

Software

Nvivo
SPSS
WebQDA

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 76,00
Trabalho de investigação 86,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Não é obrigatória a presença às aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho de investigação - 40%; exame - 60%

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas em vigor

Melhoria de classificação

Não se aplica

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