Código: | HISTO041 | Sigla: | HESEC1 |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em História |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
GEOGR | 6 | GEOGR - Plano de Estudos | 3 | - | 6 | 52 | 162 |
HISTO | 84 | HISTO - Plano de Estudos | 3 | - | 6 | 52 | 162 |
LA | 16 | LA - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
3 | |||||||
LLC | 2 | Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
LRI | 7 | Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
3 |
No final do semestre, os alunos devem ser capazes de:
1. Reconhecer a necessidade de análise científica da realidade histórica recente para a compreensão da realidade económica e social.
2. Organizar histórica e cronologicamente os grandes ciclos da história económica e social na Época Contemporânea.
3. Caraterizar sistemicamente a natureza económica mas também social do capitalismo.
4. Relacionar as duas guerras mundiais e o imperialismo contemporâneos com a grande crise do sistema capitalista liberal.
5. Analisar criticamente, através da realização de um exame escrito, dois problemas relevantes da história económica e social dos últimos duzentos anos.
1. Reconhecer a necessidade de análise científica da realidade histórica recente para a compreensão da realidade económica e social.
2. Organizar histórica e cronologicamente os grandes ciclos da história económica e social na Época Contemporânea.
3. Caraterizar sistemicamente a natureza económica mas também social do capitalismo.
4. Relacionar as duas guerras mundiais e o imperialismo contemporâneos com a grande crise do sistema capitalista liberal.
5. Analisar criticamente, através da realização de um exame escrito, dois problemas relevantes da história económica e social dos últimos duzentos anos.
1. INTRODUÇÃO: uma perspetiva histórica de análise das grandes transformações da Época Contemporânea na demografia, nas relações sociais, na economia, sistemas políticos.
2. Capitalismo e civilização industrial e colonialista (sécs. XIX e XX):
2.1 As ruturas económicas e sociais nos sécs. XVIII-XIX: êxodo rural, urbanização, industrialismo, massificação cultural.
2.2 A dominação burguesa.
2.3 O movimento operário: resistência e alternativas políticas.
2.4 Colonialismo e imperialismo contemporâneos (sécs. XIX-XX): da ocupação à descolonização formal.
3. A grande crise da civilização capitalista (1914-45):
3.1 As duas guerras mundiais: guerras de massas, guerras totais.
3.2 A Grande Depressão.
3.3 O confronto sociopolítico: a crise do liberalismo, a Revolução Soviética e a ascensão dos fascismos.
4. O triunfo do social:
4.1 A transformação dos sistemas capitalistas: Estado de Bem-Estar Social e consumo de massas.
4.2 O «socialismo real»: a construção do Bem-Estar através duma modernização autoritária.
4.3 «Revolução!»: contestação anticapitalista e anticolonial, a irrupção dos jovens, das mulheres, do Terceiro Mundo.
5. Globalização? De quê?: implosão do modelo soviético, destruição do Estado de Bem-Estar capitalista, o agravamento do fosso Norte-Sul, hegemonia ideológica neoliberal, guerra permanente.
As aulas Teórico-Práticas constarão de atividades letivas que incluem exposição de conjuntos de informação, eventualmente incluída em textos disponibilizados aos alunos, sustentada sobre a análise de documentos escritos, fotográficos e videográficos, gráficos e quadros, apresentados por via multimédia, e a discussão aberta dos grandes temas.
Com uma turma de 100 alunos inscritos, torna-se impossível (ainda que tal fosse pedagogicamente imprescindível) um único docente (e avaliador) supervisionar nas atividades de Orientação Tutorial (OT) atividades de investigação prática, sob a forma de trabalhos de comentário de pesquisa bibliográfica e/ou de recensão crítica. Assim, e ao contrário do que sucedeu nos últimos 17 anos de atividade do professor encarregado desta UC, as atividades de OT limitar-se-ão à preparação do Exame Final, através da proposta de bibliografia relevante, de conselhos práticos sobre a sua utilização e relevância, e da análise e interpretação de documentos.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Tendo sido imposta ao docente responsável pela docência desta unidade curricular uma responsabilidade exclusiva, e não partilhada com mais nenhum outro docente de avaliação de mais de 100 estudantes, torna-se definitivamente impossível avaliar processos de investigação prática realizados pelos estudantes. Assim, a frequência é obtida reunindo-se apenas:
(i) a presença em 75% das aulas TP e em 75% das sessões de OT;
(ii) uma nota mínima de 10 (dez) valores no Exame Final.
Exame Final: 100%
1. Todos os exames escritos poderão ser realizados com acesso a consulta bibliográfica e a materiais de estudo (mas não à Internet!), o que significa que incidirão maioritariamente sobre a resolução de problemas práticos.
2. As sessões letivas serão lecionadas em Português, mas línguas como Inglês, Francês, Espanhol ou Italiano podem ser usadas como línguas de trabalho, quer no diálogo pedagógico, quer na realização dos exames.