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Marketing

Código: CC032     Sigla: MARK

Ocorrência: 2013/2014 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CC 32 Plano Oficial a partir de 2008/2009 3 - 5 52 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Conhecer a evolução do conceito de Marketing e sua importância na empresa 2. Saber interpretar os principais indicadores de mercado 3. Saber recolher informação junto do consumidor 4. Elaborar uma análise de portfólio com Visão Externa/Interna da organização 5. Elaborar uma SWOT 6. Saber escolher critérios para obter segmentos-alvo e posicionamento 7. Conhecer a política de marca 8. Definir a política de marketing-mix

Resultados de aprendizagem e competências


  • Serem capazes de elaborar um plano de marketing de uma marca/empresa/instituição

  • Capazes de elaborar um diagnóstico estratégico

  • Conhecer e gerir as variáveis do marketing- mix

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I - Introdução 1- O conceito de marketing: do Mass marketing ao one-to-one marketing 2- Os elementos estratégicos e operacionais de marketing 3- Funções do marketing no contexto empresarial II - O contexto de Marketing 1- Comportamento do comprador 2- Análise das forças ambientais3- Análise SWOT III - Desenvolvimento da Estratégia de Marketing 1- Conceito de segmentação do mercado e definição do mercado alvo 2- Análise competitiva e posicionamento IV - O Marketing-Mix 1- Estratégias de produto/serviço 2- Estratégias de de preços 3- Estratégias de comunicação 4- Estratégias de distribuição

Bibliografia Obrigatória

Kotler, Philip; Principles of marketing. ISBN: 0-13-146918-5
Kotler, Philip; Marketing 3.0. ISBN: 978-989-694-004-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Estudo de casos concretos, estimulado pela reflexão teórica. Para garantir melhor qualidade e resultados na aprendizagem, utilizar-se-á um conjunto de meios auxiliares de ensino. A participação dos alunos é ativamente encorajada. Os alunos são chamados a apresentar trabalhos de pesquisa sobre temas relacionados com o programa da disciplina.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho de campo 40,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Presença obrigatória em 75% das aulas, excepto nos casos previstos na lei geral e nos regulamentos da FLUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

O aluno pode optar entre: a) Avaliação distribuída com exame final. b) Avaliação por exame final a) Avaliação distribuída com exame final é composta por: trabalho de grupo com apresentação oral (40%) + 2 Provas escritas (30%+ 30%) A apresentação oral tem um peso de 10% no cálculo da classificação final do trabalho de grupo. O aluno deverá obter nota igual ou superior a 7,0 valores (numa escala de 0 a 20) na prova escrita. O 2º teste é vinculativo para a avaliação distriuída ou contínua. Na época de recurso, a ponderação do trabalho na nota final apenas se mantém caso o aluno não tenha sido sujeito a avaliação na época normal. b) Avaliação por exame final composta por uma única prova escrita.

Melhoria de classificação

Possibilidade de melhoria apenas na prova escrita.

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