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Comunicação Empresarial

Código: CC010     Sigla: CE_CC

Ocorrência: 2013/2014 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CC 121 Plano Oficial a partir de 2008/2009 1 - 5 52 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

 

• Dotar os alunos de conhecimentos teóricos e práticos da comunicação num contexto empresarial.

• Desenvolver competências no âmbito de ferramentas atuais de comunicação.

• Analisar e solucionar problemas comunicacionais nas organizações.

Resultados de aprendizagem e competências

Compreender a natureza e a importância da comunicação empresarial no contexto atual.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

 

  1. A comunicação empresarial: contexto atual, caracterização, funções, instrumentos e formas.
  2. O processo e meios de comunicação.
  3. Novas tecnologias de comunicação: ferramenta Dim Dim meeting, facebook marketing.
  4. A cultura organizacional: cadeia de valor e satisfação do cliente
  5. A Comunicação Institucional e a gestão da marca: conceito, tipologia, comunicação da identidade e do posicionamento da marca institucional, potenciar a marca enquanto ativo, modelo de Balmer

 

  1. A comunicação em empresas de serviços: características específicas, sistema de servucção, percepção da qualidade pelo cliente, a importância da comunicação na gestão dos GAP´s (modelo servqual)

 

  1. A Comunicação Interna: regras e instrumentos, paradoxos da comunicação e o endomarketing

 

  1. A política de Coaching: conceito, definição de objetivos SMART, implementação do plano

 

  1. A comunicação empresarial no contexto relacional: como estreitar as relações entre a empresa e os distintos públicos.

 

 

Bibliografia Obrigatória

Clampitt, P. G; Communicating for Managerial Effectiveness, Sage Publications, 3th Edition, 2004
Kitchen, P. J; Marketing Communications: Principles and Practice, Thomson Learning , 1999

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


A disciplina decorrerá através de aulas T/P, cujos métodos utilizados (exposições, casos práticos e participação de convidados) pretendem conjugar a aderência à realidade com a participação por parte dos alunos.

 

O regime de avaliação contempla duas alternativas:

1. Avaliação distribuída

 

Trabalho de grupo- 40%(25% relatório+15% apresentação oral) +Testes globais individuais (30% + 30%)

OU

2. Avaliação por exame final: Teste global individual-100%

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 40,00
Total: 40,00

Obtenção de frequência

De acordo com o Regulamento de Avaliação, haverá dois momentos de avaliação. Um trabalho de grupo de 6 elementos e um teste final.
Trabalho:
O trabalho será tipo um estudo de caso, aplicado a um dos tópicos do programa da disciplina. Assim, deverá contemplar uma descrição da marca e a sua respectiva comunicação empresarial, a partir de uma análise critica sobre a mesma. O trabalho será apresentado oralmente, sendo que
cada elemento do grupo deverá participar ativamente na sua apresentação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação final: 40% trabalho (25% relatório + 15% apresentação) + (30% + 30%) Exame

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