Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MRCOT043

Cidades e Sustentabilidade Ambiental

Código: MRCOT043     Sigla: CSA

Ocorrência: 2013/2014 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Riscos, Cidades e Ordenamento do Território

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MRCOT 7 MRCOT - Plano de Estudos 1 - 6 4
MSIGOT 1 MSIGOT - Plano de Estudos 1 - 6 4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular de Cidades e Sustentabilidade Ambiental pretende contribuir para transmitir aos estudantes aptidões no domínio do saber e do saber fazer em várias áreas de aplicação dos conhecimentos da geografia à promoção da sustentabilidade em espaços urbanizados. 

 

Resultados de aprendizagem e competências

Reconhecer a complexidade da relação entre cidade, ambiente e sustentabilidade ambiental. Aprofundar a capacidade de elaborar diagnósticos e pospostas no domínio da promoção da sustentabilidade ambiental em espaços urbanizados.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Ambiente urbano e sustentabilidade urbana: conceitos introdutórios

2. A cidade como um ecossistema

3. Da identificação dos problemas ào desenvolvimento de estratégias de promoção da sustentabilidade ambiental nas cidades:

3.1. Usos do solo, forma urbana e mobilidade

3.2. Áreas verdes e estrutura ecológica

3.3. Clima e qualidade do ar

3.4. Saúde e desigualdades ambientais 

Bibliografia Obrigatória

Benton-Short, L., Short, J.; Cities and Nature, Routledge, 2007
Douglas, I.; The urban Environment, Edward Arnold, 1983
Hough, M. ; Naturaleza e ciudad: planificación urbana y processos ecológicos, Gustavo Gili, 1998
Jenks, M., Jones, C. (Ed.); Dimensions of the Sustainable City, Springer, 2010
Wheeler, S.; Beatley, T.; The sustainable Urban Development Reader, Routledge, 2004
Williams, D. E.; Sustainable design: ecology, architecture, and planning, John Wiley & Sons, 2007

Observações Bibliográficas

A indicar pela docente na primeira sessão lectiva

To be indicated by the lecturer in the first class.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Método expositivo associado com o incentivo à participação dos estudantes, individualmente e em grupo, no processo de aprendizagem.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Relatórios e apresentações temáticas individuais e/ou de grupo (a acordar na 1ª sessão lectiva)

Fórmula de cálculo da classificação final

Obtenção de pelo menos dez valores no somatório ponderado das várias componentes de avaliação do desempenho oral e escrito ( a acordar na 1ª sessão lectiva)

Melhoria de classificação

Desenvolvimento de algumas das componentes de avaliação ( a acordar na 1ª sessão lectiva)

Recomendar Página Voltar ao Topo