História Política na Época Contemporânea
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No final do semestre, os alunos devem ser capazes de:
1. reconhecer o processo de massificação política nas sociedades contemporâneas e as suas principais consequências na gestão dos sistemas políticos;
2. identificar e caracterizar os grandes movimentos políticos da época contemporânea: o liberalismo, o conservadorismo, os socialismos, o anarquismo, o nacionalismo, os fascismos, o cristianismo político;
3. perceber a transição de sistemas liberais oligárquicos para sistemas políticos de mobilização de massas;
4. explicar a emergência da Nação como conceito estruturador dos sistemas políticos contemporâneos;
5. identificar as principais correntes do movimento operário e a sua dispersão político-organizacional;
6. contextualizar a emergência do fascismo no âmbito da crise do liberalismo.
Programa
1. INTRODUÇÃO: reflexão propedêutica sobre o papel da disciplina no conjunto da licenciatura, as expectativas dos alunos e o significado histórico da contemporaneidade.
2. O REGIME LIBERAL, DA REVOLUÇÃO À CRISE:
2.1 o liberalismo revolucionário de modelo francês;
2.2 do liberalismo oligárquico à democracia formal.
3. OS NOVOS SISTEMAS POLÍTICOS DA ERA DAS MASSAS:
3.1 Os nacionalismos e a «construção nacional» (séc. XIX e 1ª metade do séc. XX).
3.2 Os socialismos e o movimento operário (das utopias do séc. XIX ao fim do séc. XX).
3.3 Os fascismos e as novas ditaduras das direitas no séc. XX.
3.4 As democracias sociais do pós-1945.
4. O NEO-LIBERALISMO FINISSECULAR: do aparente triunfo à crise – questões em aberto.
Observações Bibliográficas
Consultar o documento anexo à Ficha de Disciplina!
See the document linked to the Subject Factsheet!
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas Teórico-Práticas constarão de um conjunto de actividades lectivas que incluem exposição de conjuntos de informação, geralmente através de apresentações multimédia, eventualmente incluída em textos fotocopiados previamente colocados à disposição dos alunos; análise de documentos escritos ou videográficos, eventualmente de informação recolhida em visitas de estudo, que podem também ser analisados/visualizados/realizadas nas sessões de Orientação Tutorial; e debate aberto das questões tratadas.
Nas actividades de Orientação Tutorial, os estudantes deverão optar entre a preparação, em alternativa, de:
1. Na 1ª modalidade de avaliação (ver «Provas e Trabalhos Especiais»), uma recensão crítica (ou relatório de leitura) de livro, artigo, capítulo de obra colectiva ou filme documental ou de ficção relevante no âmbito temático, propostos pelos estudantes e aprovado pelo docente;
2. pesquisa bibliográfica e/ou documental em ordem à resolução de um problema teórico por si colocado, preparando um projecto que deve ser submetido à aprovação do docente.
Os estudantes poderão, dependendo da dimensão da turma, ser agrupados por grupos homogéneos em que se reunirão aqueles que, nas primeiras duas semanas de aulas, tenham optado por uma ou outra das modalidades de avaliação.
Software
Data Show
Palavras Chave
Humanidades > História > História social
Ciências Sociais > Ciências políticas > Estudos de políticas
Humanidades > História > História contemporânea
Humanidades > História > História política
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
52,00 |
|
|
| Orientação Tutorial |
Trabalho escrito |
7,00 |
|
2010-12-18 |
| Exame Final (somatório das actividades de realização escrita presencial e apresentação de resultados) |
Exame |
2,00 |
|
2011-02-12 |
| Trabalho autónomo do estudante |
Trabalho escrito |
25,00 |
|
2011-02-12 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Estudo autónomo do estudante |
Estudo autónomo |
76 |
2011-02-12 |
|
Total: |
76,00 |
|
Obtenção de frequência
Obtenção de nota mínima de dez valores nos termos estabelecidos nesta Ficha de Disciplina e nas Normas de Avaliação.
Considerar-se-á como época de avaliação (Normal, de Recurso ou Especial) de cada estudante aquela em que ele realizar a última das provas de avaliação (Exame Final + apresentação de recensão crítica ou relatório de avaliação; discussão oral/debate público de trabalho de pesquisa e/ou documental, consoante os casos) que o estudante deverá realizar nos termos desta Ficha de Disciplina.
Ver «Provas e Trabalhos Especiais».
Fórmula de cálculo da classificação final
Na 1ª modalidade de avaliação final:
50% = recensão crítica ou relatório de leitura (incluindo actividades de preparação nas sessões de Orientação Tutorial)
50% = Exame Final
Na 2ª modalidade de avaliação final, duas alternativas:
1. No caso de docente ou mestrando solicitarem discussão do trabalho de pesquisa:
25% = realização das tarefas previstas nas sessões de Orientação Tutorial;
40% = trabalho escrito de pesquisa bibliográfica e/ou documental;
35% = discussão oral de trabalho escrito de pesquisa bibliográfica e/ou documental.
2. No caso de não ser solicitada a discussão do trabalho:
25% = realização das tarefas previstas nas sessões de Orientação Tutorial;
75% = trabalho escrito de pesquisa bibliográfica e/ou documental.
Ver «Provas e Trabalhos Especiais».
Provas e trabalhos especiais
O estudante deve optar nas duas primeiras semanas lectivas – ou seja, o dia 27 de Setembro de 2010 - (em declaração escrita enviada por correio electrónica ou entregue pessoalmente ao docente) por uma de duas vias de avaliação final:
1ª Realização de Exame Final (com direito a consulta bibliográfica) + recensão crítica ou relatório de leitura (actividades de preparação nas sessões de Orientação Tutorial); docente ou estudante podem solicitar discussão oral deste último.
2ª Realização de trabalho escrito de pesquisa bibliográfica e/ou documental (para todos os efeitos, equivalente a um Exame Final), podendo docente ou estudante solicitar a sua discussão oral em sessão fixada pelo estudante a partir de calendário fixado pelo docente.
Em ambas as modalidades de avaliação, quer o docente, quer o estudante podem solicitar a discussão de qualquer das provas de avaliação. Nesses casos, esta realizar-se-á na época de avaliação em que a recensão ou o ensaio forem entregues, e deve ser solicitada, quer pelo docente, quer pelo estudante, antes de informados os serviços académicos da avaliação final, não se realizando, portanto, de forma automática. Se a sua discussão for solicitada pelo estudante depois de divulgadas as classificações, a sua avaliação será realizada na época seguinte de avaliação.
Todos os estudantes inscritos, qualquer que seja o seu estatuto (incluindo, portanto, os que estão isentos da assistência a um mínimo de 75% das actividades lectivas, estão obrigados à realização das mesmas modalidades de avaliação que os demais.
Consultar os documentos anexos a esta ficha de disciplina relativamente à caracterização, calendário e avaliação de cada uma das componentes de avaliação!
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se admitem quaisquer casos de «avaliação especial». Os Trabalhadores-Estudantes e os demais estudantes isentos do cumprimento da assistência mínima a 75% das actividades lectivas (aulas TP e sessões de OT) estão obrigados à realização das mesmas modalidades de avaliação que os estudantes sujeitos àquela obrigação.
Negociar-se-ão modalidades de avaliação adequadas a estudantes com necessidades educativas especiais.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação incidirá sobre as componentes de avaliação que o estudante seleccionar para o efeito - isto é, todas ou apenas algumas das que realizou na modalidade escolhida (Exame Final + recensão crítica, ou, no caso de trabalho de pesquisa bibliográfica, o trabalho escrito ou a discussão oral do mesmo, consoante os casos).
Observações
1. Todas as provas de avaliação escrita poderão ser realizadas com acesso a consulta bibliográfica e a materiais de estudo, o que significa que incidirão maioritariamente sobre a resolução de problemas práticos.
2. As recensões críticas e os trabalhos de pesquisa bibliográfica poderão ser realizadas em grupos de dois estudantes (e nunca mais), ainda que a avaliação seja sempre individualizada.
3. As aulas TeóricoPráticas serão leccionadas em Português. As sessões de Orientação Tutorial e as tarefas de avaliação poderão, consoante as necessidades dos estudantes estrangeiros, ser leccionadas/realizadas noutras línguas como Inglês, Francês, Espanhol ou Italiano.