História do Género
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Identificar as problemáticas centrais ligadas à História do Género; colocar os alunos em contacto com a historiografia sobre essas matérias; favorecer a discussão em torno da análise dos documentos postos à disposição dos alunos; desenvolver a sua capacidade de reflexão e de análise crítica fundamentada; aplicar concretamente as competências adquiridas a trabalhos de investigação.
Programa
1. Introdução. Análise de conceitos
2. Mulheres e Historiografia
3. A educação das mulheres: fundamentos, princípios e práticas educativas (sécs XIX-XX)
4. Mulheres, intervenção social e intervenção cultural;
5. O Feminismo (sécs XIX-XX).
Bibliografia Obrigatória
DUBY, Georges; PERROT, Michelle; História das Mulheres, Afrontamento, 1995. ISBN: 972-36-0393-4
MACEDO, Ana Gabriela; AMARAL, Ana Luísa; Dicionário da Crítica Feminista, Afrontamento, 2005. ISBN: 972-36- 0758-1
PERROT, Michelle; Uma História das Mulheres, Asa Editores, 2007. ISBN: 978-972-41-5092-5
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Expposição das matérias sumariadas; análise de documentos; discussão sobre os temas sumariados;visionamento de filmes/documentários.
Software
Power Point
Palavras Chave
Humanidades > História
Ciências Sociais
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
30,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
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Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Trabalho de investigação |
Estudo autónomo |
118,5 |
|
|
Total: |
118,50 |
|
Obtenção de frequência
Nos termos do regulamento da avaliação
Fórmula de cálculo da classificação final
Participação nas aulas = 20%
Trabalho escrito a apresentar= 80%
Provas e trabalhos especiais
Trabalho escrito a apresentar no final do Semestre
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor
Melhoria de classificação
De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor