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Estudos Feministas

Código: MEAAM008     Sigla: EF

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Estudos Anglo-Americanos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EAAM 2 Plano de Estudos 1 - 8 -
MEAA 5 Plano Oficial a partir de 2007/2008 1 - 8 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo deste seminário é sensibilizar os alunos para a questão da diferença sexual como uma construção social, mostrando como ela influencia a produção literária e, nesse sentido, estudar a operacionalidade dos Estudos Feministas para um entendimento do fenómeno poético (no seu sentido mais lato). Ao longo do curso serão fornecidas aos alunos competências específicas, informação teórica e instrumentos conceptuais que resultarão, no final do seminário, num entendimento crítico e num conhecimento aprofundado de alguns dos mais importantes caminhos dos Estudos sobre Mulheres.

Programa

Tendo começado a integrar a academia no panorama anglo-americano no final dos anos setenta, os Estudos Feministas forneceram possibilidades de leituras novas do texto literário e uma nova compreensão para o fenómeno estético. A sua constituição enquanto disciplina emergiu dos movimentos feministas da chamada Segunda Vaga, os quais, por sua vez, continuaram (embora revendo) a acção política e social dos movimentos feministas da chamada Primeira Vaga. Se a Primeira Vaga insiste na reivindicação da igualdade, a Segunda Vaga caracterizar-se-á pela reivindicação da diferença. A partir dos anos 90 do século XX, a Terceira Vaga proporá a desconstrução das diferenças, e até a pulverização da própria noção de identidade. De forma a demonstrar a pertinência destas perspectivas, propõe-se o comentário dos textos teóricos mais significativos para os feminismos (Primeira, Segunda e Terceira Vagas), aplicando-os à análise de poemas e contos, que serão fornecidos pela docente ao longo das sessões.

Bibliografia Obrigatória

Braidotti, Rosi; Nomadic Subjects: Embodiment and Sexual Difference in Contemporary Feminist Theory, Columbia University Press, 1994
Braidotti, Rosi; Nomadic Subjects: Embodiment and Sexual Difference in Contemporary Feminist Theory , New York: Columbia University Press, 1994.
Woolf, Virginia; A Room of One's Own, London: Penguin , 1945 [1928]
Weed, Elizabeth e Naomi Schor, eds; Feminism Meets Queer Theory, Bloomington, Indiana University Press, 2002.
Macedo, Ana Gabriela, org; Género, identidade e desejo: antologia crítica do feminismo contemporâneo., Cotovia, 2002
Davidson, Arnold; The Emergence of Sexuality: Historical Epistemology and the Formation of Concepts, Harvard University Press, 2001

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Quinze sessões semanais em regime de seminário

Palavras Chave

Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 45,00
Trabalho de investigação Trabalho escrito 146,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo orientado Estudo autónomo 25
Total: 25,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada dos resultados de:
a) participação activa nas sessões do seminário: 50%
b) avaliação oral final: 50 %

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

Não aplicável

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