Estudos Feministas
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objectivo deste seminário é sensibilizar os alunos para a questão da diferença sexual como uma construção social, mostrando como ela influencia a produção literária e, nesse sentido, estudar a operacionalidade dos Estudos Feministas para um entendimento do fenómeno poético (no seu sentido mais lato). Ao longo do curso serão fornecidas aos alunos competências específicas, informação teórica e instrumentos conceptuais que resultarão, no final do seminário, num entendimento crítico e num conhecimento aprofundado de alguns dos mais importantes caminhos dos Estudos sobre Mulheres.
Programa
Tendo começado a integrar a academia no panorama anglo-americano no final dos anos setenta, os Estudos Feministas forneceram possibilidades de leituras novas do texto literário e uma nova compreensão para o fenómeno estético. A sua constituição enquanto disciplina emergiu dos movimentos feministas da chamada Segunda Vaga, os quais, por sua vez, continuaram (embora revendo) a acção política e social dos movimentos feministas da chamada Primeira Vaga. Se a Primeira Vaga insiste na reivindicação da igualdade, a Segunda Vaga caracterizar-se-á pela reivindicação da diferença. A partir dos anos 90 do século XX, a Terceira Vaga proporá a desconstrução das diferenças, e até a pulverização da própria noção de identidade. De forma a demonstrar a pertinência destas perspectivas, propõe-se o comentário dos textos teóricos mais significativos para os feminismos (Primeira, Segunda e Terceira Vagas), aplicando-os à análise de poemas e contos, que serão fornecidos pela docente ao longo das sessões.
Bibliografia Obrigatória
Braidotti, Rosi; Nomadic Subjects: Embodiment and Sexual Difference in Contemporary Feminist Theory, Columbia University Press, 1994
Braidotti, Rosi; Nomadic Subjects: Embodiment and Sexual Difference in Contemporary Feminist Theory , New York: Columbia University Press, 1994.
Woolf, Virginia; A Room of One's Own, London: Penguin , 1945 [1928]
Weed, Elizabeth e Naomi Schor, eds; Feminism Meets Queer Theory, Bloomington, Indiana University Press, 2002.
Macedo, Ana Gabriela, org; Género, identidade e desejo: antologia crítica do feminismo contemporâneo., Cotovia, 2002
Davidson, Arnold; The Emergence of Sexuality: Historical Epistemology and the Formation of Concepts, Harvard University Press, 2001
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Quinze sessões semanais em regime de seminário
Palavras Chave
Humanidades
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
45,00 |
|
|
| Trabalho de investigação |
Trabalho escrito |
146,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Estudo orientado |
Estudo autónomo |
25 |
|
|
Total: |
25,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
Média ponderada dos resultados de:
a) participação activa nas sessões do seminário: 50%
b) avaliação oral final: 50 %
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável
Melhoria de classificação
Não aplicável