Mudanças Globais e Ambiente
Ocorrência: 2007/2008 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
a) Compreender e usar adequadamente os termos e conceitos relacionados com o meio natural, os impactos derivados da intervenção antrópica, e a gestão sustentável dos recursos.
b) Compreender e enquadrar a informação subjacente aos princípios e teorias relacionadas com as modificações climáticas, biodiversidade, riscos ‘naturais’ e vulnerabilidade antrópica.
c) Analisar a diversidade e interdependência dos fenómenos à escala global e local, mantendo uma postura reflexiva e crítica, face aos processos, mecanismos e resultados de situações de mudança.
d) Analisar e discutir a diversidade e interdependência entre os ambientes natural e antrópico, procurando informação pertinente e actualizada, em fontes diversas, adequadas e credíveis.
e) Manter-se atento ao evoluir dos desafios ambientais com que se depara a civilização actual, discutindo formas de os enfrentar e de os transformar em oportunidades de crescimento e desenvolvimento.
Programa
1. A Hominização.
1.1. O Homem e o meio natural.
1.2. O impacto antrópico sobre os sistemas ambientais.
2. As expectativas de bem estar e qualidade de vida.
3. Valorização e ‘posse’ dos Recursos Naturais.
3.1. Conceitos de ‘recurso natural’.
3.2. Classsificação dos recursos naturais
3.3. Uso sustentável dos recursos
4. O Clima do planeta Terra no último milénio e as variação do nível do mar.
4.1. Os ‘climas’ do Quaternário.
4.2. Factores responsáveis pelas mudanças climáticas.
4.3. Aquecimento global.
4.4. Cenários para o futuro.
5. A Biodiversidade.
5.1. Conceito de biodiversidade.
5.2. Variações geográficas da biodiversidade.
5.3. Destruição e Conservação da biodiversidade.
6. Os Riscos e a Vulnerabilidade
6.1. Conceito de Risco: susceptibilidade, perigosidade e vulnerabilidade.
7. Os Riscos ‘Naturais’ e as Catástrofes: cheias, vulcanismo, sismos e tsunamis, movimentos de vertente.
7.1. Riscos e catástrofes.
7.2. Tipologia dos Riscos.
7.3. Riscos Hidroclimáticos.
7.4. Riscos Geológicos e Geomorfológicos.
Bibliografia Obrigatória
BRIGGS, D.; SMITHSON, P.; ADDISON, K.; ATKINSON, K.; Fundamentals of the Physical Environment, Routledge, 1997
CERQUEIRA, J.; Solos e Clima em Portugal, Clássica editora, 1992
DAJOZ, Roger ; Princípios de Ecologia, Artmed Editora S.A., 2005
ELLIS, S.; MELLOR, A. ; Soils and Environment., Routledge, 1995
GOUDIE, A. ; The Human Impact on the Natural Environment, Blackwell Ltd., 1990
HUGGETT, R.J.; Geoecology. An evolutionary approach, Routledge, 1995
PEDRAZA GILSANZ, J. ; Geomorfología. Principios, Métodos y Aplicaciones, Rueda, 1996
SELBY, M. J. ; Hillslope materials and processes, Oxford University Press, 1993
HUGGETT, R.J.; Geoecology. An evolutionary approach, Routledge, 1995
SANTOS, F.D.; MIRANDA, P.; Alterações climáticas em Portugal. Cenários, impactos e medidas de adaptação. Projecto SIAM II, Gradiva, 2006
FERNANDES, J. P. ; A Política e o Ambiente. A dimensão do Indivíduo, Instituto Piaget, 2002
SOROMENHO MARQUES, V.; Regressar à Terra. Consciência ecológica e Política de Ambiente, Fim de século edições, 1994
FERREIRA, A. de BRUM ; “Manifestações geomorfológicas glaciárias e periglaciárias em Portugal”, Colibri, 1993 (O Quaternários em Portugal, Balanço e Perspectivas, pp.75-84.)
LOWE, J.; WALKER, M.; Reconstructing Quaternary Environments, Longman Scientific & Technical, 1984
Bibliografia Complementar
NEWSON, M. ; Managing the Human Impact on the Natural Environment. Patterns and Processes, Behaven Press, 1992
ZÊZERE, J. L. ; Movimentos de vertente e perigosidade geomorfológica na região a norte de Lisboa, (policopiado), 1997 (Dissertação de doutoramento em Geografia Física apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)
PEREZ ALBERTI, A. ; “Geomorfología y reconstrucción paleoambiental”, APEQ, 2000 (Estudos do Quaternário, nº3, pp.21-30)
CRUDEN, D.; VARNES, D. ; “Landslide types and processes” , 1996 (in Landslides: Investigation and Mitigation, Special Report 247, A. K. Turner and R.L. Schuster Ed., Washington, National Academy Press, pp. 36-75)
VIEIRA,G.T.; FERREIRA,A.B. ; “General characteristics of the glacial geomorphology of the Serra da Estrela”, 1998 (in Glacial and Periglacial Geomorphology of the Serra da Estrela. Guidebook for the field-trip, Lisboa, pp.37-48.)
MORGAN, R. P. C. ; Soil Erosion & Conservation, Longman, 1995
Observações Bibliográficas
Bibliografia específica será recomendada no decurso das aulas.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Serão utilizados métodos diversificados, de modo a permitir aos discentes a apreensão e cumprimento das competências anteriormente referidas.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Pesquisa, selecção e análise de informação diversa |
Teste |
44,00 |
|
|
Exame final |
Exame |
2,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo dos conteúdos programáticos |
Estudo autónomo |
60 |
|
|
Total: |
60,00 |
|
Obtenção de frequência
Classificação final positiva (dez valores), da componente de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
Componente teórica: 75%
Componente prática: 25%
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas de avaliação da FLUP.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas de avaliação da FLUP.
Observações
Língua de ensino: Português.