Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > CINF015

História da Cultura

Código: CINF015     Sigla: HCUL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL História

Ocorrência: 2007/2008 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CINF 63 Plano Oficial para 2007/2008 1 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Fazer passar sólidos conhecimentos sobre os grandes movimentos culturais que marcaram a evolução da humanidade, desde a Antiguidade Clássica aos nossos dias

Programa

1. Cultura e civilização
2. Cristianismo e pensamento clássico
3. Monaquismo Cristão e cultura
4. Cultura popular e erudita em finais da Idade Média
5. O Humanismo Renascentista
6. Humanismo e Reforma
7. O Iluminismo e as transformações na vida cultural setecentista
8.A laicização da cultura
9.O Romantismo e a sua influência
10.A escola e o papel social do homem instruído
11.As ciências e a sua afirmação (séculos XIX-XX)
12.A hegemonia cultural da Europa no mundo
13.A Massificação da cultura: os media de massas - cinema, rádio e televisão – e o seu impacto

Bibliografia Obrigatória

ARIÈS, Philippe; DUBY, Georges (dir.) ; História da vida privada. 2 – Da Europa Feudal ao Renascimento, Porto, Ed. Afrontamento, 1990
BANNIARD, Michel - ; Génese Cultural da Europa: séculos V-VIII, Lisboa, 1995
CASTELLS, Manuel ; La era de la información, 3ª ed., 3 vols., trad. esp, Madrid: Alianza Editorial., 2001
CHARTIER, Roger - ; A história cultural: entre práticas e representações, Lisboa: Difel, 1988
CIDADE, Hernani - ; Lições de Cultura e Literatura Portuguesas. 7ª ed., Coimbra: Coimbra Editora, Ld.ª, 1984. , Coimbra: Coimbra Editora, Ld.ª, 1984.
CURRAN, James; SEATON, James ; Imprensa, rádio e televisão. Poder sem responsabilidade. Trad. port.. Lisboa: Instituto Piaget., Lisboa: Instituto Piaget., 2001
DELUMEAU, Jean - ; DELUMEAU, Jean - La civilisation de la renaissance, Paris: Arthaud, 1967.
DIAS, José Sebastião da Silva ; Os descobrimentos e a problemática cultural do século XVI, , Coimbra: Universidade de Coimbra,, 1973.
FEBVRE, Lucien; MARTIN, Henri-Jean ; O aparecimento do Livro, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2000.
GUREVITCH, Aron I.; As categorias da Cultura Medieval: Editorial Caminho , Lisboa, Editorial Caminho , 1991
LE GOFF, Jacques ; Os intelectuais da Idade Média, Lisboa: Gradiva, 1990
LAZAR, Judith ; Sociologie de la communication de masse, Paris: Armand Colin., 1991
LEBRUN, François; As grandes datas do Cristianismo, Lisboa: Ed. Notícias, 1992
LECLERC, Gérard, Trad. port.; A sociedade de comunicação. Uma abordagem sociológica e crítica, Lisboa, Instituto Piaget, 2000
MARAVALL, José António ; La Cultura del Barroco, Barcelona; Ariel, 1993
MARROU, Henri-Irénée; Decadência Romana ou Antiguidade Tardia? Séculos III-IV, Lisboa: Aster, 1979
NEVES, Joaquim Carreira das ; Jesus Cristo – História e Mistério, Braga: Editorial , 2000

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Ensino teórico-prático; Na vertente prática, a cadeira implica visitas de estudo a bibliotecas com fundo antigo e a arquivos históricos, enquanto meios de sensibilização dos alunos para a importância desses núcleos documentais na preservação da herança cultural da humanidade.

Tipo de avaliação

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
Exame final Exame 2,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Preparação do estudo Estudo autónomo 104
Total: 104,00

Obtenção de frequência

Presença em 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média da classificação obtida nas duas questões que integram o exame final e da nota atribuída aos trabalhos especiais se os houver.

Provas e trabalhos especiais

Os alunos podem apresentar trabalhos sobre uma das temáticas abordadas.

Melhoria de classificação

Através do recurso a qualquer uma das componentes da avaliação (exame final ou trabalho de investigação)
Recomendar Página Voltar ao Topo