História da Cultura
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
História |
Ocorrência: 2007/2008 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| CINF |
63 |
Plano Oficial para 2007/2008 |
1 |
- |
6 |
56 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Fazer passar sólidos conhecimentos sobre os grandes movimentos culturais que marcaram a evolução da humanidade, desde a Antiguidade Clássica aos nossos dias
Programa
1. Cultura e civilização
2. Cristianismo e pensamento clássico
3. Monaquismo Cristão e cultura
4. Cultura popular e erudita em finais da Idade Média
5. O Humanismo Renascentista
6. Humanismo e Reforma
7. O Iluminismo e as transformações na vida cultural setecentista
8.A laicização da cultura
9.O Romantismo e a sua influência
10.A escola e o papel social do homem instruído
11.As ciências e a sua afirmação (séculos XIX-XX)
12.A hegemonia cultural da Europa no mundo
13.A Massificação da cultura: os media de massas - cinema, rádio e televisão – e o seu impacto
Bibliografia Obrigatória
ARIÈS, Philippe; DUBY, Georges (dir.) ; História da vida privada. 2 – Da Europa Feudal ao Renascimento, Porto, Ed. Afrontamento, 1990
BANNIARD, Michel - ; Génese Cultural da Europa: séculos V-VIII, Lisboa, 1995
CASTELLS, Manuel ; La era de la información, 3ª ed., 3 vols., trad. esp, Madrid: Alianza Editorial., 2001
CHARTIER, Roger - ; A história cultural: entre práticas e representações, Lisboa: Difel, 1988
CIDADE, Hernani - ; Lições de Cultura e Literatura Portuguesas. 7ª ed., Coimbra: Coimbra Editora, Ld.ª, 1984. , Coimbra: Coimbra Editora, Ld.ª, 1984.
CURRAN, James; SEATON, James ; Imprensa, rádio e televisão. Poder sem responsabilidade. Trad. port.. Lisboa: Instituto Piaget., Lisboa: Instituto Piaget., 2001
DELUMEAU, Jean - ; DELUMEAU, Jean - La civilisation de la renaissance, Paris: Arthaud, 1967.
DIAS, José Sebastião da Silva ; Os descobrimentos e a problemática cultural do século XVI, , Coimbra: Universidade de Coimbra,, 1973.
FEBVRE, Lucien; MARTIN, Henri-Jean ; O aparecimento do Livro, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2000.
GUREVITCH, Aron I.; As categorias da Cultura Medieval: Editorial Caminho , Lisboa, Editorial Caminho , 1991
LE GOFF, Jacques ; Os intelectuais da Idade Média, Lisboa: Gradiva, 1990
LAZAR, Judith ; Sociologie de la communication de masse, Paris: Armand Colin., 1991
LEBRUN, François; As grandes datas do Cristianismo, Lisboa: Ed. Notícias, 1992
LECLERC, Gérard, Trad. port.; A sociedade de comunicação. Uma abordagem sociológica e crítica, Lisboa, Instituto Piaget, 2000
MARAVALL, José António ; La Cultura del Barroco, Barcelona; Ariel, 1993
MARROU, Henri-Irénée; Decadência Romana ou Antiguidade Tardia? Séculos III-IV, Lisboa: Aster, 1979
NEVES, Joaquim Carreira das ; Jesus Cristo – História e Mistério, Braga: Editorial , 2000
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Ensino teórico-prático; Na vertente prática, a cadeira implica visitas de estudo a bibliotecas com fundo antigo e a arquivos históricos, enquanto meios de sensibilização dos alunos para a importância desses núcleos documentais na preservação da herança cultural da humanidade.
Tipo de avaliação
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
| Exame final |
Exame |
2,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Preparação do estudo |
Estudo autónomo |
104 |
|
|
Total: |
104,00 |
|
Obtenção de frequência
Presença em 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Média da classificação obtida nas duas questões que integram o exame final e da nota atribuída aos trabalhos especiais se os houver.
Provas e trabalhos especiais
Os alunos podem apresentar trabalhos sobre uma das temáticas abordadas.
Melhoria de classificação
Através do recurso a qualquer uma das componentes da avaliação (exame final ou trabalho de investigação)