História Contemporânea de Portugal
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Abordar as principais linhas de força da história institucional e política da contemporaneidade portuguesa, para que os estudantes obtenham uma boa base de conhecimento e reflexão sobre estes temas.
Programa
1. O processo de implantação do liberalismo em Portugal
1.1– A Revolução de 1820
1.2– A Carta Constitucional de 1826
- As resistências restauracionistas
- Dissensões nas distintas facções liberais
1.2 - A Regeneração
- A pacificação política
- A implementação das reformas
- O ideal republicano e o declínio do rotativismo
2. A I República
- O processo revolucionário
- A Constituição Republicana
- A instabilidade governativa
- Portugal e a I Grande Guerra
- As debilidades do regime
3. A ditadura
- O movimento do 28 de Maio e as contradições internas
- A criação do Estado Novo
- Salazar e a II Guerra Mundial
- A oposição e os processos eleitorais
- A Guerra Colonial
- Marcelo Caetano: “evolução na continuidade”
4. A Revolução de Abril
- O período do PREC
- O caminho da institucionalização democrática
Bibliografia Obrigatória
António José Telo ; História Contemporânea de Portugal. Do 25 de Abril à actualidade , Editorial Presença, 2007
António Reis; História de Portugal Contemporâneo , Alfa, 1990
Joel Serrão, Oliveira Marques ; Nova História de Portugal, vol.XII, Editorial Presença , 1990
António Costa Pinto (coord.); Portugal Contemporâneo , Publicações D. Quixote , 2004
Joaquim Verísimo Serrão ; História de Portugal, vols. VIII-XIV, Editorial Verbo
José Mattoso; História de Portugal, vols. V-VIII, Editorial Estampa, 1994
António Reis: ; Portugal: 20 Anos de Democracia , Círculo de Leitores,, 1994
Bibliografia Complementar
António Costa Pinto; Portugal Contemporâneo, 2004 . ISBN: Publ. Dom Quixote
Brandão de Brito, Fernando Rosas; Dicionário de História do Estado Novo , Bertrand Editora, 1996
Maria Inácia Rezola; Os Militares na Revolução de Abril. O Conselho da Revolução e a Transição para a Democracia em Portugal (1974-1976) , Campo da Comunicação , 2006
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Polemizar os conceitos adquiridos, através de sessões expositivas; promover a pesquisa diversificada nos temas centrais abordados.
Tipo de avaliação
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
52,00 |
|
|
| Teste/Exame |
Exame |
20,00 |
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| Apresentação de Trabalhos Práticos |
Teste |
33,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Orientação de Trabalhos Práticos |
Estudo autónomo |
30 |
|
|
Total: |
30,00 |
|
Obtenção de frequência
Cálculo da Classificação Final
- Avaliação contínua
- Trabalho final (50%)
- Prova escrita (50%).
Para obtenção de frequência o aluno tem de frequentar 75% do total das horas
A avaliação contínua implica a nota mínima 10 na prova escrita
A reprovação neste tipo de avaliação, em qualquer das componentes, remete para exame final em recurso.
Fórmula de cálculo da classificação final
Cálculo da Classificação Final
- Avaliação contínua
- Trabalho final (50%)
- Prova escrita (50%).
- Exame final 100%
Provas e trabalhos especiais
Como previsto no Regulamento de Avaliação da FLUP.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Como previsto no Regulamento de Avaliação da FLUP.
Melhoria de classificação
Como previsto no Regulamento de Avaliação da FLUP.
Observações
A metodologia dos trabalhos práticos incide sobre a pesquisa bibliográfica e a utilização de fontes directas.