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Ateliês de Multimédia

Código: CC005     Sigla: AMULT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Tecnologia da Comunicação

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CC 91 Plano Oficial a partir de 2008/2009 2 - 10 91 270

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Adquirir competências na área do multimédia digital através de conhecimentos estruturados sobre multimédia, novos media, sua caracterização e áreas de aplicação.
Formar competências na produção e manipulação d informação em diferentes formatos digitais, considerando o armazenamento, a transmissão e o consumo dos conteúdos, adequados aos objectivos de um projecto multimédia.
Reconhecer um programa ou ambiente multimédia como uma matriz de elementos media ligados. Conhecer e caracterizar esses elementos media.
Desenvolver competências na criação de interfaces digitais aplicando os conceitos estruturais de Design de Comunicação Visual a projectos e suportes multimédia.
Desenvolver competências na produção de conteúdos interactivos, através da utilização de um conjunto de ferramentas de autoria.
Desenvolver competências na utilização mecânica dos instrumentos de registo e manipulação de imagem: captura e pós-produção em ambiente multi-câmara.

Programa

Componente de tecnologias multimédia
Introdução à Multimédia digital: Definição de multimédia, principais características, condicionantes ao desenvolvimento do multimédia, principais áreas de negocio que recorrem
ao multimédia. Definição e caracterização do multimédia digital. Informação multimédia: classificação dos diferentes meios, quanto à natureza, aquisição/sintetização.
Informação digital e informação analógica. Apresentação do processo de conversão de informação digital em analógica. Técnicas de armazenamento de dados multimédia: a
importância da codificação e compressão de informação multimédia. Breve taxonomia das técnicas de compressão de dados. Formatos de armazenamento de informação (imagem, de audio, de vídeo). O formato MPEG. Normas e standards (MPEG4, MPEG7 e MPEG21). Apresentação de exemplos práticos. Aplicações multimédia.

Componente de design multimédia
Análise do texto e da imagem no contexto do design multimédia: aplicabilidade.
Desenvolvimento dos princípios de construção de interfaces gráficas: abordagem teórica/prática. Estudo de sistemas visuais interactivos, tipografia dinâmica e imagem digital.
Narrativas multimédia. Organização dos conteúdos multimédia no contexto das estruturas de navegação. Organização da informação e a sua disponibilidade ao nível de menus, sub-menus, entre outros. Realização de trabalhos.

Conteúdos práticos
A produção de conteúdos multimédia online com recurso a ferramentas de autoria. Utilização de ferramentas acessórias de tratamento de imagem, de som e de vídeo.


Bibliografia Obrigatória

Tay Vaughan; Multimedia: Making It Work, McGraw-Hill Professional Publishing
Jakob Nielsen; Multimedia and Hypertext: The Internet and Beyond, Academic Press
Mark Elsom-Cook; Principles of Interactive Multimedia, Mc-Graw Hill
Nuno Bernardo; Guia Prático da Produção de Televisão Digital Interactiva, Centro Atântico Lda.
Macromedia Press ; Macromedia Flash for Windows & Macintosh, Katerine Ulrich
Chapman, Nigel; Digital Multimedia , John Wiley and Sons Ltd

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição dos conteúdos do programa, apresentação de conteúdos práticos seguida da realização de exercícios / trabalhos. Discussão dos resultados.

Software

Codecs video MPEG-4
Browsers com plugins shockwave instalados
Adobe Photoshop e Adobe Premiere
Macromedia Flash CS3 ou mais recente

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 47,60
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Presença obrigatória em 75% das aulas, excepto nos casos previstos na lei geral e nos regulamentos da FLUP. Realização obrigatória de todos os trabalhos previstos nas várias componentes da disciplina (Tecnologia, Design e Video) até às datas definidas pelos docentes. A data de entrega de cada trabalho é definida pelos docentes. A entrega de um trabalho após a data definida acarreta a anulação imediata desse trabalho para efeito de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação contínua design (10%) + Trabalhos de design (13%)
Trabalho prático de tecnologia (23%) + trabalho teórico (10%)
Trabalhos de vídeo (23%)


Provas e trabalhos especiais

A não participação, nos casos previstos, em 75% das aulas pode requerer a discussão oral dos elementos de avaliação apresentados e/ou a realização de uma prova escrita sobre as matérias da disciplina. Esta avaliação extraordinária não dispensa ainda a realização, dentro das datas previstas, de todos os trabalhos teóricos e práticos, previstos nas componentes de Tecnologia, Design e Video.


Avaliação especial (TE, DA, ...)

Como previsto no Regulamento de Avaliação da FLUP e no campo Observações desta ficha de disciplina.

Em regimes de realização da disciplina que permitam a dispensa de aulas teórico/práticas, o horário de acompanhamenro e de apresentação dos trabalhos, indispensáveis à realização da disciplina, deve ser acordado com os docentes.

Melhoria de classificação

É obtida pela realização do trabalhos de pesquisa e de trabalhos práticos e não dispensa a realização de todos os trabalhos teóricos e práticos previstos nas componentes de Tecnologia, Design e Video e entregues nas datas previstas.


Observações

Todos os trabalhos práticos devem ser acompanhados regularmente pelos docentes, sob pena de não serem considerados no cálculo da classificação.

A falta de elementos de avaliação a uma das componentes da disciplina (design, tecnologia e vídeo) invalida a aprovação do aluno, ainda que a média global, resultados dos elementos de avaliação disponíveis, seja superior a 9,5 valores.

A obtenção de uma classificação inferior a cinco (cinco) valores em qualquer dos trabalhos invalida a aprovação na disciplina, ainda que a média global seja superior a 9,5 valores.

Dado o carácter projectual da disciplina, a realização de todos os trabalhos previstos nas componentes de Tecnologia, de Design e de Video é obrigatória. São candidatos às épocas de recurso e especial apenas os alunos que tenham previamente realizado estes trabalhos na época normal.

Não são aceites inscrições na disciplina após o final da segunda semana de aulas.

Nenhum trabalho pode ser entregue e avaliado após o final do mês de Junho do ano lectivo correspondente a esta edição da disciplina.
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