Ateliês de Multimédia
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Tecnologia da Comunicação |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Adquirir competências na área do multimédia digital através de conhecimentos estruturados sobre multimédia, novos media, sua caracterização e áreas de aplicação.
Formar competências na produção e manipulação d informação em diferentes formatos digitais, considerando o armazenamento, a transmissão e o consumo dos conteúdos, adequados aos objectivos de um projecto multimédia.
Reconhecer um programa ou ambiente multimédia como uma matriz de elementos media ligados. Conhecer e caracterizar esses elementos media.
Desenvolver competências na criação de interfaces digitais aplicando os conceitos estruturais de Design de Comunicação Visual a projectos e suportes multimédia.
Desenvolver competências na produção de conteúdos interactivos, através da utilização de um conjunto de ferramentas de autoria.
Desenvolver competências na utilização mecânica dos instrumentos de registo e manipulação de imagem: captura e pós-produção em ambiente multi-câmara.
Programa
Componente de tecnologias multimédia
Introdução à Multimédia digital: Definição de multimédia, principais características, condicionantes ao desenvolvimento do multimédia, principais áreas de negocio que recorrem
ao multimédia. Definição e caracterização do multimédia digital. Informação multimédia: classificação dos diferentes meios, quanto à natureza, aquisição/sintetização.
Informação digital e informação analógica. Apresentação do processo de conversão de informação digital em analógica. Técnicas de armazenamento de dados multimédia: a
importância da codificação e compressão de informação multimédia. Breve taxonomia das técnicas de compressão de dados. Formatos de armazenamento de informação (imagem, de audio, de vídeo). O formato MPEG. Normas e standards (MPEG4, MPEG7 e MPEG21). Apresentação de exemplos práticos. Aplicações multimédia.
Componente de design multimédia
Análise do texto e da imagem no contexto do design multimédia: aplicabilidade.
Desenvolvimento dos princípios de construção de interfaces gráficas: abordagem teórica/prática. Estudo de sistemas visuais interactivos, tipografia dinâmica e imagem digital.
Narrativas multimédia. Organização dos conteúdos multimédia no contexto das estruturas de navegação. Organização da informação e a sua disponibilidade ao nível de menus, sub-menus, entre outros. Realização de trabalhos.
Conteúdos práticos
A produção de conteúdos multimédia online com recurso a ferramentas de autoria. Utilização de ferramentas acessórias de tratamento de imagem, de som e de vídeo.
Bibliografia Obrigatória
Tay Vaughan; Multimedia: Making It Work, McGraw-Hill Professional Publishing
Jakob Nielsen; Multimedia and Hypertext: The Internet and Beyond, Academic Press
Mark Elsom-Cook; Principles of Interactive Multimedia, Mc-Graw Hill
Nuno Bernardo; Guia Prático da Produção de Televisão Digital Interactiva, Centro Atântico Lda.
Macromedia Press ; Macromedia Flash for Windows & Macintosh, Katerine Ulrich
Chapman, Nigel; Digital Multimedia , John Wiley and Sons Ltd
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição dos conteúdos do programa, apresentação de conteúdos práticos seguida da realização de exercícios / trabalhos. Discussão dos resultados.
Software
Codecs video MPEG-4
Browsers com plugins shockwave instalados
Adobe Photoshop e Adobe Premiere
Macromedia Flash CS3 ou mais recente
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
47,60 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Presença obrigatória em 75% das aulas, excepto nos casos previstos na lei geral e nos regulamentos da FLUP. Realização obrigatória de todos os trabalhos previstos nas várias componentes da disciplina (Tecnologia, Design e Video) até às datas definidas pelos docentes. A data de entrega de cada trabalho é definida pelos docentes. A entrega de um trabalho após a data definida acarreta a anulação imediata desse trabalho para efeito de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação contínua design (10%) + Trabalhos de design (13%)
Trabalho prático de tecnologia (23%) + trabalho teórico (10%)
Trabalhos de vídeo (23%)
Provas e trabalhos especiais
A não participação, nos casos previstos, em 75% das aulas pode requerer a discussão oral dos elementos de avaliação apresentados e/ou a realização de uma prova escrita sobre as matérias da disciplina. Esta avaliação extraordinária não dispensa ainda a realização, dentro das datas previstas, de todos os trabalhos teóricos e práticos, previstos nas componentes de Tecnologia, Design e Video.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Como previsto no Regulamento de Avaliação da FLUP e no campo Observações desta ficha de disciplina.
Em regimes de realização da disciplina que permitam a dispensa de aulas teórico/práticas, o horário de acompanhamenro e de apresentação dos trabalhos, indispensáveis à realização da disciplina, deve ser acordado com os docentes.
Melhoria de classificação
É obtida pela realização do trabalhos de pesquisa e de trabalhos práticos e não dispensa a realização de todos os trabalhos teóricos e práticos previstos nas componentes de Tecnologia, Design e Video e entregues nas datas previstas.
Observações
Todos os trabalhos práticos devem ser acompanhados regularmente pelos docentes, sob pena de não serem considerados no cálculo da classificação.
A falta de elementos de avaliação a uma das componentes da disciplina (design, tecnologia e vídeo) invalida a aprovação do aluno, ainda que a média global, resultados dos elementos de avaliação disponíveis, seja superior a 9,5 valores.
A obtenção de uma classificação inferior a cinco (cinco) valores em qualquer dos trabalhos invalida a aprovação na disciplina, ainda que a média global seja superior a 9,5 valores.
Dado o carácter projectual da disciplina, a realização de todos os trabalhos previstos nas componentes de Tecnologia, de Design e de Video é obrigatória. São candidatos às épocas de recurso e especial apenas os alunos que tenham previamente realizado estes trabalhos na época normal.
Não são aceites inscrições na disciplina após o final da segunda semana de aulas.
Nenhum trabalho pode ser entregue e avaliado após o final do mês de Junho do ano lectivo correspondente a esta edição da disciplina.