Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Projetos > Projeto: POCI-01-0145-FEDER-029425

Projeto: POCI-01-0145-FEDER-029425

Designação do projeto: AGRONAUT - Estudo do impacto agronómico da utilização de lamas de depuração através de uma perspectiva de exposição
Código do projeto: POCI-01-0145-FEDER-029425
Objetivo Principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Região de Intervenção: Norte
Instituição proponente/ Promotor líder/ Entidade coordenadora: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Data de aprovação: 2018-02-27
Data de início: 2018-06-01
Data de conclusão: 2022-05-31
Custo Elegível do Projeto
Custo Total Elegível: 225.153,80 EUR
Custo Elegível na Universidade do Porto: 225.153,80 EUR
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 225.153,80 EUR
Apoio Financeiro Global
União Europeia - FEDER: 191.380,73 EUR
Orçamento de Estado: 33.773,07 EUR
Apoio Financeiro à Universidade do Porto
Total da Universidade do Porto: 225.153,80 EUR
União Europeia | União Europeia - FEDER | Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 191.380,73 EUR
Nacional/Regional | União Europeia - FEDER | Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 33.773,07 EUR
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
Objetivos e Atividades
O projeto AGRONAUT pretende contribuir para um melhor entendimento do potencial fertilizante da lama de depuração, bem como dos possíveis riscos associados à sua aplicação em campos agrícolas. O projeto focar-se-á fundamentalmente no estudo da presença de poluentes orgânicos (PAHs, PCBs, almíscares sintéticos e siloxanos) nas lamas de depuração tratadas e dos seus possíveis impactos negativos no meio ambiente e na saúde pública que possam advir desta prática. Assim, diversas questões deverão ser respondidas: a) Existem contaminantes orgânicos presentes nas lamas de depuração? E as suas concentrações são suficientemente elevadas para serem consideradas prejudiciais? b) Quando a lama de depuração é aplicada em campos agrícolas, os contaminantes migram para o solo e para as culturas? c) Estes compostos podem causar riscos ao meio ambiente e aos seres humanos? Em suma, a reutilização de lamas de depuração para fins agrícolas é um procedimento seguro?

Resultados Esperados/Atingidos
Numa primeira fase pretende-se obter uma visão geral da ocorrência e dos níveis dos compostos-alvo nas lamas e das suas características físico-químicas e agronómicas. É expectável que estes níveis e as características das lamas possam ser correlacionados com o tipo e origem dos resíduos recebidos pela ETAR, fatores operacionais, sociodemográficos e espaço-temporais. Até ao momento já foi definido um plano nacional de amostragem, englobando a participação de 43 ETARs. Numa segunda fase, espera-se estudar a mobilidade dos compostos detetados das lamas para os solos e sua absorção pelas culturas (Solanum lycopersicum - tomate, Zea mays - milho, Phaseolus vulgaris - feijão) após a aplicação de lamas como fertilizante. Estudos serão realizados à escala laboratorial e em campo, reproduzindo condições reais de produção agronómica. Finalmente, todos os dados obtidos serão reunidos e utilizados para efetuar estudos de avaliação de risco ambiental e humano.
Recomendar Página Voltar ao Topo