Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Projetos > Projeto: 2021-1-IT02-KA220-HED-000027501

Projeto: 2021-1-IT02-KA220-HED-000027501

Designação do projeto: LMOOC4Slav - Romance Languages for Slavic-speaking university students
Código do projeto: 2021-1-IT02-KA220-HED-000027501
Instituição proponente/ Promotor líder/ Entidade coordenadora: Università per Stranieri di Perugia
Parceiro(s) / Co-promotor(es) / Instituição(ões) participante(s): Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Federazione Nazionale Insegnanti Centro di iniziativa per l'Europa; Jagiellonian University; Masaryk University; Ss. CYRIL AND METHODIUS UNIVERSITY IN SKOPJE
Data de início: 2021-12-01
Data de conclusão: 2024-05-31
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
O projeto LMOOC4Slav propõe a criação de um percurso de aprendizagem para promover o sucesso académico dos estudantes em mobilidade, tendo como público-alvo, embora não exclusivamente, estudantes de língua eslava a aprender línguas românicas, nomeadamente italiano e português. As línguas eslavas são faladas por mais de 315 milhões de pessoas que vivem na Europa Oriental, Central Oriental e Balcânica, bem como por um grande grupo de imigrantes em todo o mundo e a aprendizagem de uma língua românica por falantes eslavos apresenta várias dificuldades, incluindo, para algumas línguas, a necessidade de adquirir um sistema de escrita diferente. Além disso, ao contrário de outras línguas, pouco trabalho tem sido feito no contexto da produção de recursos e materiais pedagógicos inovadores e de qualidade de acesso aberto para o ensino de italiano e português para fins académicos.
O Projeto propõe 2 MOOCs, 1 para italiano e 1 para português, organizados em 6 módulos que proporcionam ao aluno acesso a situações académicas autênticas, bem como ferramentas de aprendizagem para aprimorar a sua capacidade de aprender a aprender. Esses MOOCs são projetados para estudo individualizado e independente e podem ser realizados durante o período de estudo no exterior ou antes da partida, com o objetivo de fornecer aos alunos as ferramentas necessárias para o sucesso. Por outro lado, os professores de língua italiana e portuguesa em países de língua eslava precisam de ferramentas específicas para facilitar a aprendizagem da língua académica e ensinar aos alunos estratégias que os ajudem a desenvolver autonomia, em particular estratégias cognitivas e metacognitivas. O projeto também pretende ser um suporte para eles, pois prevê a criação de um reportório de Recursos Educacionais Abertos úteis para aprender italiano e português com uma abordagem audiovisual, permitindo a reflexão sobre elementos linguísticos, bem como sobre aspetos cinestésicos e socioeconómicos. -características culturais do ambiente académico. Como as línguas eslavas incluem o eslavo ocidental e o eslavo do sul, para facilitar a aprendizagem dos alunos pertencentes a uma dessas famílias linguísticas, algumas atividades dos MOOCs serão desenvolvidas em duas versões diferentes. Através da criação de MOOCs, OERs, diretrizes para avaliação de MOOCs de línguas, do portal, que hospedará todos as OERs criadas durante o projeto e do seu uso gratuito, o impacto do projeto será muito substancial, sendo de considerar também a presença de cinco Universidades com os seus contactos e acordos com muitos países. O projeto destina-se ainda a apoiar professores de italiano L2 e português L2, uma vez que prevê a criação de repositórios de REA úteis para a aprendizagem de italiano e português, através de uma abordagem audiovisual.
Recomendar Página Voltar ao Topo