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Projeto: POCI-01-0145-FEDER-029717 (PTDC/FER-FIL/29717/2017)

Designação do projeto: Dos Data à Sabedoria - Dos Data à Sabedoria. Filosofar sobre a Visualização dos Data na Idade Média e na Primeira Modernidade (XIII-XVII)
Código do projeto: POCI-01-0145-FEDER-029717 (PTDC/FER-FIL/29717/2017)
Objetivo Principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Região de Intervenção: Norte
Instituição proponente/ Promotor líder/ Entidade coordenadora: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Data de aprovação: 2018-07-01
Data de início: 2018-07-01
Data de conclusão: 2022-06-30
Apoio Financeiro Global
União Europeia - FEDER: 203.467,69 EUR
Orçamento de Estado: 35.906,06 EUR
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
O projeto FDTW consolidou na sua andadura uma relação inédita nos estudos na área da História da Filosofia Medieval entre tecnologia, digitalização dos dados, e interpretação das ferramentas visuais do Medievo. A maneira de atingir este objetivo aproveitou os estudos da representação do conhecimento, a acumulação de exemplos, e o diagnostico conceitual e visual das representações com a finalidade de estabelecer um vocabulário "machine learning" transcrito numa estrutura de programação que oferece uma ferramenta de interação entre o investigador e as ferramentas visuais num ambiente digital. FDTW desenvolveu atividades no contexto dos Work Packages formulados na candidatura. A saber: a) atividades de divulgação e intercâmbio científico; b) identificação, recolha e descrição dos modelos medievais de visualização da informação e do conhecimento; c) preparação e desenvolvimento do catálogo on-line de imagens; d) estudo dos dispositivos visuais medievais na perspetiva da relação entre as faculdades intelectuais e percetivas; e) geração de uma moldura concetual para suporte das descrições de imagens no catálogo online, que represente também uma nova abordagem sobre o uso de ferramentas visuais na história da filosofia; f) preparação dum vocabulário controlado (i. e. ontology) para a programação da ferramenta virtual que permite aos investigadores inserir anotações nas imagens e criar agrupações de imagens anotadas. A estrutura concetual e o vocabulário controlado serve de base para a interpretação histórica da visualização do conhecimento assentada nos seguintes eixos: o conceito de "narração visual", que serve para descrever os conteúdos, a disposição gráfica, e os argumentos inseridos nas imagens; a noção "comentário visual", que procura as referências à tradição filosófica e aos autores estudados nas imagens; o "diagrammatic turn", que é uma forma de revelar a importância das ferramentas visuais na transmissão e crítica dos problemas filosóficos ao longo da história, com especial ênfase na Idade Média e na primeira modernidade. E por último, a Multilevel-Reading que combina a "leitura próxima" e a "leitura afastada" o que é representado pelo conjunto de anotações inseridas na ferramenta junto com os grupos de imagens anotadas. A preparação técnica para a elaboração desse catálogo de imagens tem requerido o uso de programas de visualização IIIF que, pela primeira vez em Portugal, vão ser usados com fins de investigação na área da história da filosofia e no âmbito do estudo das visualizações na era digital. O IIIF requer um processo de adaptação técnica aos servidores da UP e, portanto, um processo de formação e adaptação para que o tráfico de informação -imagens/metadata- seja eficiente entre os servidores físicos e virtuais, acautelando questões fundamentais de segurança. O andamento do processo e a configuração do website construído para o projeto permitem que se inicie a inserção de imagens/metadata, para imediata publicação e divulgação em linha em acesso aberto. Na relação entre a perceção, a formação concetual e os dispositivos visuais detetaram-se algumas noções medievais que estão a ser utilizadas no estudo da relação entre visualização e conhecimento: as tipologias da visão (mental, percetiva e mística); o paralelismo e suporte entre texto e imagem; a etapa pré-visual da construção das visualizações; a noção da "visão em outro", que explica a projeção de conteúdos em objetos artificiais; o conceito "razão das imagens", que procura o conteúdo racional que explica a semelhança entre uma imagem e os objetos no mundo.
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