Resumo (PT):
(...) Como surge e para que serve um Plano Municipal de Arborização? (...) O Plano Municipal de Arborização da Cidade do Porto surge com o objetivo de materializar e fazer cumprir, a uma escala mais fina e programática, a visão da Estrutura Ecológica Municipal inserida no processo de revisão do PDM. Este estudo deveria refletir e compatibilizar as diferentes hierarquias de ordenamento (viária, de qualificação de solo e condicionantes patrimoniais) um programa de plantações e/ou abates de árvore no espaço público, de natureza prospetiva e programático (curto, médio e longo prazos), que procurasse minimizar o esforço de manutenção e a minimização de riscos – sem deixar de ter em consideração as funções, tempo de vida e serviços de ecossistemas que se deseja que estas prestem.
Todas as opções de plantação deveriam igualmente constituir ferramentas ativas e concorrer para adaptar a cidade e a suas infraestruturas às Alterações Climáticas e mitigar as disfunções climáticas (extremos de frio e calor, diminuição da precipitação media e concentrações em episódios anómalos, aumento de tempestades, inundações urbanas, movimentos de vertente, etc. (...).
N: https://ambiente.cm-porto.pt/ambiente/plano-de-arborizacao_1
Abstract (EN):
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Contacto:
Disponível em: https://ambiente.cm-porto.pt/files/uploads/cms/Plano%20de%20Arboriza%C3%A7%C3%A3o%20da%20Cidade%20do%20Porto.pdf
Notas:
Equipa de Arquitetura Paisagista:
Filipa Guilherme,
Rita Araújo,
Manuel Gentil Rebelo,
Cláudia Fernandes,
David Campos,
Rosendo Alves,
Francisca Aguiar Pinto.
Equipa de Bioclimatologia:
Maysa Valença,
Maria Pacheco.
Consultoria de Arquitetura/ Urbanismo:
Nuno Valentim,
Teresa Calix,
Daniel Casas-Vale.
Nº de páginas:
300
ISBN:
978-989-36258-4-2