Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > TRANSPORTES MINEIROS SUBTERRÂNEOS E A SUA RELAÇÃO COM A PRODUTIVIDADE DA EXPLORAÇÃO. O CASO DE ESTUDO DA MINA DA PANASQUEIRA (PORTUGAL).

TRANSPORTES MINEIROS SUBTERRÂNEOS E A SUA RELAÇÃO COM A PRODUTIVIDADE DA EXPLORAÇÃO. O CASO DE ESTUDO DA MINA DA PANASQUEIRA (PORTUGAL).

Título
TRANSPORTES MINEIROS SUBTERRÂNEOS E A SUA RELAÇÃO COM A PRODUTIVIDADE DA EXPLORAÇÃO. O CASO DE ESTUDO DA MINA DA PANASQUEIRA (PORTUGAL).
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Ano
2025-07-29
Autores
Susana Almeida
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Ata de Conferência Internacional
Páginas: 873-890
CLME2025 - 10º Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia
Maputo (Moçambique), 29 de julho de 2025
Classificação Científica
CORDIS: Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia geológica
FOS: Ciências da engenharia e tecnologias > Outras ciências da engenharia e tecnologias
Outras Informações
Assunto: TRANSPORTES MINEIROS SUBTERRÂNEOS E A SUA RELAÇÃO COM A PRODUTIVIDADE DA EXPLORAÇÃO. O CASO DE ESTUDO DA MINA DA PANASQUEIRA (PORTUGAL).
Resumo (PT): Neste trabalho procura-se caracterizar um sistema de transporte mineiro subterrâneo através do estudo de caso da mina da Panasqueira, com especial foco na análise das variáveis que influenciam a produtividade dos conhecidos equipamentos Load, Haul and Dump (LHD’s). O principal propósito é proceder à análise do transporte das LHD’s, perspectivando não só os fatores que interferem no seu desempenho, mas também e a partir das considerações anteriores, a construção de um modelo matemático previsional da própria produtividade das LHD’s. Com base na realização de uma campanha de registos in loco e numa metodologia baseada em tratamentos estatísticos multivariados (Análise das Correspondências) foi possível estabelecer o sistema de correlações entre alguns dos principais fatores de produção das LHD’s, tais como os tempos de ciclo e de carga, a distância, o índice de desempenho, a capacidade do balde e a velocidade das LHD’s. Paralelamente construíram-se as relações funcionais entre a distância, o tempo de viagem e destas com a produtividade. Palavras-chave: Transporte mineiro subterrâneo, LHD, Tempos de ciclo, Produtividade.
Abstract (EN):
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Nº de páginas: 18
Tipo de Licença: Clique para ver a licença CC BY-NC-ND
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação com acesso permitido.
Publicações Relacionadas

Das mesmas áreas científicas

Produção de Balastro - Pedreira n.º 3080 - Esporão (2004)
Relatório Técnico
Abílio Cavalheiro; Eurico Pereira; João Santos Baptista
Occupational Accidents Related to Heavy Machinery: A Systematic Review (2021)
Outra Publicação em Revista Científica Internacional
Joana Duarte; António Torres Marques; João Santos Baptista
Conclusões do I Congresso de Engenharia Geológica e de Minas (2025)
Resumo de Comunicação em Conferência Nacional
Joaquim Góis

Ver todas (19)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2026 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2026-02-04 às 11:00:52 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico