Estrutura do
Doutoramento
O DCF tem a duração de 8 semestres. O primeiro e segundo semestres são constituídos por unidades curriculares (14 ECTS) e um seminário (22 ECTS) que privilegiam a integração ativa na comunidade científica e académica, a aquisição de competências de pesquisa, escrita e comunicação científicas. Os restantes semestres (204 ECTS) correspondem à elaboração de uma tese de dissertação suportada por investigação realizada, por regra, em centros de investigação pluridisciplinar de excelência da UP ou interuniversitários.
O DCF confere igualmente a obtenção do título europeu de Ph.D. proporcionando, através de protocolos com instituições de prestígio internacionais, estágios laboratoriais supervisionados de investigação por períodos de 3 meses.
Seminário de
Doutoramento
A realização do Seminário de Doutoramento, sob supervisão tutorial do orientador, constitui um importante desafio colocado ao estudante na evidência da sua capacidade de compreensão, racionalização e de comunicação sobre o tema de doutoramento e dos aspetos teóricos e práticos nele incluídos, propiciando-lhe um ponto de partida para reflexão crítica dos aspetos experimentais a realizar no âmbito tese e manter um estado da arte atualizado.
O Seminário de Doutoramento deve permitir uma progressão mais rápida e uma análise crítica fundamentada dos resultados experimentais futuros.
Metodologias de
Investigação I
Nos primeiros passos de um ciclo de estudos de base científica como o DCF, os estudantes desconhecem ou negligenciam as boas práticas de pesquisa bibliográfica e de escrita científica, com impacto negativo na sua produção científica a curto prazo. Estas lacunas de formação poderão perdurar e refletir-se em vícios de forma, a longo prazo. Deste modo, privilegia–se a aquisição de competências de autonomia de pesquisa nas principais bases científicas de dados e na criação de bibliotecas para escrita de documentos como modo de incrementar a credibilidade e visibilidade das atividades de investigação futuras, de aumentar as oportunidades de colaboração com diferentes grupos de trabalho através do reconhecimento das pesquisas I&D efetuada por estes. O incentivo paralelo à participação em seminários, conferencias e encontros científicos visam propiciar o desenvolvimento das capacidades de sintetizar informação experimental e de comunicar oralmente e por escrito com os seus pares.
Metodologias de
Investigação II
O conteúdo programático desta unidade curricular é estabelecido sob orientação tutorial do supervisor de tese, depois de ouvida a Comissão de Acompanhamento, que avaliará a sua coerência na formação científica mais específica do estudante. Pretende, de forma individualizada, dotar o estudante das aptidões e competências nas principais metodologias de investigação diretamente relacionadas com os aspetos experimentais contemplados no respetivo plano de tese de doutoramento. Adicionalmente, procura que os estudantes adquiram uma visão integrada dos principais desenvolvimentos de conhecimento, inovação e empreendedorismo na área da investigação farmacêutica.
Tese de
Doutoramento
Tem como objetivo o desenvolvimento de competências, aptidões e conhecimento aprofundados no âmbito do tema da tese através de um conjunto de atividades de pesquisa laboratorial e bibliográfica, divulgação científica oral e escrita, que culminam na elaboração de um documento escrito original.
Doutoramento
Europeu
O Doutoramento Europeu, aprovado pela Confederação dos Conselhos de Reitores Europeus, é um título associado ao grau de doutor atribuído por universidades europeias. Não constitui por si um grau académico adicional ou um grau conjunto entre universidades. A Universidade do Porto atribui este título aos estudantes de doutoramento da U.Porto que realizem um período de investigação não inferior a um trimestre numa universidade ou instituição de investigação do restante espaço europeu, depois de devidamente certificada. Nas provas públicas de defesa da tese, uma parte da apresentação pelo estudante deverá realizar-se numa língua europeia que não a portuguesa.
Empregabilidade
108 diplomados (2011-2016) inquiridos; 64% de respostas
Estudantes outro curso 1,5%
Desempregados 3,1%
Pós-Doc 10,8%
Bolseiro 9,2%
Empregado 75,4%