De modo a assegurar a igualdade de oportunidades no acesso aos seus cursos, mas também de premiar o mérito daqueles que se destacam pelos seus resultados académicos, a Universidade do Porto promove e/ou patrocina um conjunto alargado de apoios financeiros aos seus estudantes. Entre eles incluem-se:

Bolsas de estudo SASUP

Os estudantes inscritos nas licenciaturas, mestrados e mestrados integrados da U.Porto podem candidatar-se a bolsas de estudo atribuídas pelos Serviços de Ação Social da Universidade (SASUP).

A bolsa de estudo consiste numa prestação pecuniária mensal, para comparticipação nos encargos com a frequência do curso. Pretende-se desta forma apoiar os estudantes economicamente carenciados no custeamento de material escolar, propinas, mas também de despesas relacionadas com alojamento, alimentação, transportes, entre outras.

Podem concorrer a estas bolsas apenas estudantes portugueses, dos estados-membros da União Europeia, apátridos e oriundos de países com os quais há protocolos de cooperação (excluem-se os estudantes com Estatuto de Estudante Internacional - ver Outros apoios), de acordo com as condições estabelecidas pelo Ministério da Educação e Ciência no Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior. A bolsa de estudo é atribuída e renovável anualmente, sendo os prazos e resultados dos concursos divulgados oportunamente no site dos SASUP.

Para além das bolsas de estudo, os SASUP dispõem ainda de um Fundo de Apoio Social, destinado a auxiliar estudantes em situação de necessidade económica que não foram contemplados com bolsas do MEC.
Mais informações

Bolsas de Mérito

A U.Porto atribui anualmente bolsas de mérito aos estudantes com melhores resultados académicos. Esta bolsa consiste num prémio pecuniário – com um valor igual a cinco vezes o salário mínimo nacional em vigor – destinado a estudantes inscritos nas licenciaturas, mestrados e mestrados integrados da Unviersidade que obtenham aproveitamento escolar excecional, independentemente da sua situação socioeconómica.

A bolsa por mérito é atribuída de acordo com o estipulado no Regulamento Geral de Atribuição de Bolsas de Estudo por Mérito a Estudantes da U.Porto, cabendo à Universidade e respetivas faculdades proceder à seleção dos estudantes a quem é atribuída a bolsa, de acordo com os critérios e requisitos fixados no referido Regulamento.

Todos os anos, a Universidade do Porto atribui ainda um conjunto de Prémios Incentivo aos melhores estudantes do 1º ano de cada uma das suas 14 escolas/faculdades. A entrega do prémio - cujo valor é equivalente ao da propina anual - tem lugar durante a sessão comemorativa do Dia da Universidade.

Bolsas Científicas

A Universidade, através das suas escolas e centros de investigação, patrocina a atribuição de bolsas de iniciação científica e bolsas de investigação (BI) a licenciados, mestres ou doutores, para obtenção de formação científica em projetos de investigação ou em instituições científicas e tecnológicas no País. A duração da bolsa é, em regra, anual, prorrogável até três anos, não podendo ser concedida por períodos inferiores a três meses consecutivos.

Outros apoios

A frequência de um programa de formação na U.Porto pode ser financiada através de bolsas de estudo e de investigação atribuídas por instituições externas, entidades governamentais, ou instituições parceiras da Universidade por via da celebração de acordos e consórcios nacionais e internacionais.

Os destinatários destes apoios incluem, por exemplo, os estudantes oriundos de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), com base nos laços históricos que unem Portugal a Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Moçambique.

Entre as instituições que prestam este tipo de apoios incluem-se o Portal das Comunidades Portuguesas, o Instituto Camões, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o programa Santander Universidades, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação Millenium BCP, ou os programas UT Austin Portugal, CMU Portugal e MIT Portugal.

Para mais informações sobre oportunidades de financiamento para estudantes internacionais, contactar o Serviço de Relações Internacional da Universidade do Porto através do e-mail international@reit.up.pt.