Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > MAC

Mestrado em Análises Clínicas

InformaçãoO curso/CE não admite estudantes em /.

Mestrado em Análises Clínicas 2017/2018
ANO LETIVO 2017/2018
(Este CE não admite estudantes no Ano Letivo 2017/2018)

Código do curso (DGES): 6267


As Análises Clínicas podem ser consideradas como uma área de especialização em Saúde Pública que tem como fim participar no diagnóstico, na evolução e prevenção das doenças bem como na definição e auxílio da terapêutica. Com um objetivo claro de um melhor entendimento do diagnóstico, prevenção e/ou tratamento da doença, pode incluir-se neste âmbito, o desenvolvimento de investigação fundamental ou aplicada dos processos biológicos e fisiológicos do homem (mas também do animal).

A formação pós-graduada em Análises Clínicas requer conhecimentos sólidos e multidisciplinares que possibilitem a execução, implementação e desenvolvimento de metodologias, a avaliação e validação das informações laboratoriais, e a implementação de sistemas de controlo e de gestão da qualidade laboratorial, dada a importância do erro laboratorial nestas circunstâncias.

O plano curricular deste Mestrado em Análises Clínicas (MAC), reflexo da multidisciplinaridade e da especificidade desta área do saber, estabelece como objetivos globais, entre outros:

  1. A formação atualizada e consistente nos distintos âmbitos científicos que constituem as Análises Clínicas; 
  2. A garantia de uma considerável e efetiva componente laboratorial;
  3. A promoção da formação académica e científica necessária para a prossecução de estudos de ciclo superior nas diferentes áreas científicas abrangidas pelas Análises Clínicas.

O MAC está organizado em 4 semestres, num total de 120 créditos, 72 dos quais atribuídos ao Curso, composto por 13 unidades curriculares obrigatórias, que decorre nos 2 primeiros semestres e parte do terceiro. Os restantes 48 créditos são atribuídos à realização do Estágio Profissional ou à Dissertação Científica.

A realização do Estágio Profissional (e respetiva elaboração do seu relatório final) ou a Dissertação Científica permitirão avaliar os conhecimentos e competências adquiridas.
O processo de ensino/aprendizagem nas diferentes Unidades Curriculares constituintes do Curso efetiva-se através da integração do ensino magistral, ensino tutorial e ensino teórico-prático/prático-laboratorial.

O Estágio Profissional/Dissertação científica realiza-se em contexto real de trabalho.


Informações

Horário: O ciclo de estudos decorre de 2ª a 6ª feira, das 17h00 às 20 horas.
Este horário, no entanto, dadas as unidades curriculares do ciclo de estudos serem ministradas em blocos, é um horário flexível podendo prolongar-se pela 6ª feira e pelo sábado, quando tal for necessário.


Os estudantes do Mestrado em Análises Clínicas que efetuaram com aproveitamento as unidades curriculares de Hematologia e Bioquímica Clínica do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas realizado nesta Faculdade, poderão solicitar creditação às mesmas unidades curriculares do Mestrado em Análises Clínicas.


Mais informações e documentos disponíveis no menu Documentos (no lado direito da página).
A leitura de informações organizadas por ano letivo só é possível a utilizadores autenticados no SIGARRA.


Comentários

Relatório de Avaliação Externa da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto

Dados Gerais

Código Oficial: 6267
Diretor: Maria Alexandre
Sigla: MAC
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2007/2008
Duração: 2 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Análises Clínicas (120 Créditos ECTS)
  • Ciências Básicas em Análises Químico-Biológicas (72 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-09-25 às 10:44:34