Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > MAC

Mestrado em Análises Clínicas

InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Mestrado em Análises Clínicas

As Análises Clínicas podem ser consideradas como uma área de especialização em Saúde Pública que tem como fim participar no diagnóstico, na evolução e prevenção das doenças bem como na definição e auxílio da terapêutica. Com um objetivo claro de um melhor entendimento do diagnóstico, prevenção e/ou tratamento da doença, pode incluir-se neste âmbito, o desenvolvimento de investigação fundamental ou aplicada dos processos biológicos e fisiológicos do homem (mas também do animal).

A formação pós-graduada em Análises Clínicas requer conhecimentos sólidos e multidisciplinares que possibilitem a execução, implementação e desenvolvimento de metodologias, a avaliação e validação das informações laboratoriais, e a implementação de sistemas de controlo e de gestão da qualidade laboratorial, dada a importância do erro laboratorial nestas circunstâncias.

O plano curricular deste Mestrado em Análises Clínicas (MAC), reflexo da multidisciplinaridade e da especificidade desta área do saber, estabelece como objetivos globais, entre outros:

  1. A formação atualizada e consistente nos distintos âmbitos científicos que constituem as Análises Clínicas; 
  2. A garantia de uma considerável e efetiva componente laboratorial;
  3. A promoção da formação académica e científica necessária para a prossecução de estudos de ciclo superior nas diferentes áreas científicas abrangidas pelas Análises Clínicas.

O MAC está organizado em 4 semestres, num total de 120 créditos, 72 dos quais atribuídos ao Curso, composto por 13 unidades curriculares obrigatórias, que decorre nos 2 primeiros semestres e parte do terceiro. Os restantes 48 créditos são atribuídos à realização do Estágio Profissional ou à Dissertação Científica.

A realização do Estágio Profissional (e respetiva elaboração do seu relatório final) ou a Dissertação Científica permitirão avaliar os conhecimentos e competências adquiridas.
O processo de ensino/aprendizagem nas diferentes Unidades Curriculares constituintes do Curso efetiva-se através da integração do ensino magistral, ensino tutorial e ensino teórico-prático/prático-laboratorial.

O Estágio Profissional/Dissertação científica realiza-se em contexto real de trabalho.


Informações

HORÁRIO
O ciclo de estudos decorre de 2ª a 6ª feira, das 17h00 às 20 horas.
Este horário, no entanto, dadas as unidades curriculares do ciclo de estudos serem ministradas em blocos, é um horário flexível podendo prolongar-se pela 6ª feira e pelo sábado, quando tal for necessário.


Comentários

ACREDITAÇÃO A3ES
Ciclo de estudos acreditado sem condições, em 09/01/2018 (Decisão e Guião).

Código do curso (DGES): 6267

Contactos

Serviço de Gestão Académica e Expediente

Dados Gerais

Código Oficial: 6267
Diretor: Eugénia Pinto
Sigla: MAC
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2007/2008
Duração: 2 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Análises Clínicas (120 Créditos ECTS)
  • Ciências Básicas em Análises Químico-Biológicas (72 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2020 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2020-08-06 às 18:33:05 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais