Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram estabelecidos pela ONU em 2015 com o desígnio de adotar uma agenda com vista ao desenvolvimento económico, social e ambiental à escala global até 2030 (Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável). Dentre os ODS destacam-se a erradicação da pobreza, a promoção da prosperidade e bem-estar geral, a proteção do meio ambiente e mitigação das alterações climáticas.
Para a concretização da Agenda 2030 no âmbito dos 17 ODS, é imperativo a consciencialização e o contributo de todos.
Neste sentido a disseminação destes objetivos na comunidade académica tem o importante papel de estimular a implementação tanto em infraestruturas básicas como nas nossas atitudes diárias como um simples abrir e fechar de torneiras, desligar a luz e o aquecimento quando não são necessários e não imprimir quando é possível trabalhar de forma digital.
Mas a Agenda 2030 e os 17 ODS vão muito além de propostas isoladas, são a visão comum para a Humanidade, um contrato entre os líderes mundiais e os povos e “uma lista das coisas a fazer” que visam a criação e o fortalecimento de uma cultura de sustentabilidade e responsabilidade com a saúde do planeta e das pessoas.
Comissão para a divulgação e implementação das boas práticas de sustentabilidade na FFUP:
Ana Paula Ribeiro, Helena Ferreira, Maria Elizabeth Tiritan, Sara Cravo, Susana Casal
Coordenação: Maria Elizabeth Tiritan & Susana Casal