Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > MI215180

Imunoterapia

Código: MI215180     Sigla: IMNT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2025/2026 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Laboratório de Bioquímica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 76 MICF - Plano de Transição 2023/24 - 2024/25 - 2025/26 3 - 1,5 13 40,5

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Pretende-se que o estudante identifique avanços da terapêutica atual em imunoterapia e adquira uma visão das estratégias inovadoras em imunoterapia. Esta unidade curricular tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento das seguintes competências: pensamento analítico, crítico, reflexivo e criativo; gestão de tempo, capacidade de planeamento e competências digitais; comunicação interpessoal e trabalho colaborativo.

Resultados de aprendizagem e competências

Conhecimento das imunoterapias atuais disponíveis para aplicação terapêutica; pesquisar informação usando plataformas de base de dados e plataformas de inteligência artificial credíveis; avaliar dados científicos em imunoterapia que permitam, na prática farmacêutica, fornecer informação apropriada; relacionar e explicar conceitos avançados em imunoterapia; elaborar uma avaliação de imunoterapias inovadoras comparativamente às abordagens convencionais.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

A unidade curricular Imunoterapia requer conhecimentos prévios relacionados com a Biologia Celular, Genética Molecular, Bioquímica,  Microbiologia Geral e Imunologia ministradas no plano curricular do MICF. Estes conhecimentos permitirão ao estudante aprofundar e percecionar a aplicabilidade de conceitos teóricos e laboratoriais previamente adquiridos.

Programa

A imunoterapia como uma área em expansão e inovação. Terapia celular. Imunoterapia com Anticorpos Monoclonais. Imunoterapia com citocinas. Avanços e estratégias inovadoras da imunoterapia do cancro. Novos sistemas de entrega em imunoterapia. Tópicos emergentes na área da imunoterapia.

 

Bibliografia Obrigatória

Sawarkar, Sujata P., Nikam, Vandana S., Syed, Shariq. Immunotherapy ; A Novel Facet of Modern Therapeutics, 2021. ISBN: 978-981-15-9038-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas serão lecionadas pelos docentes da unidade curricular com recurso a um sistema de apresentação digital. Nestas aulas, pretende-se também aplicar metodologias pedagógicas ativas de forma a estimular o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de iniciativa para a discussão de temas em imunoterapia. Pretende-se promover a articulação entre os estudantes, a análise e interpretação da informação e o esclarecimento de dúvidas para a realização de uma monografia. As monografias serão submetidas na plataforma Moodle e serão disponibilizadas a todos os estudantes inscritos na unidade curricular.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho escrito 20,00
Participação presencial 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 18,00
Frequência das aulas 13,00
Trabalho escrito 8,00
Total: 39,00

Obtenção de frequência

A assiduidade às aulas é obrigatória. O estudante cumpre a assiduidade se o seu número de faltas não exceder o número limite de faltas correspondente a 25 % das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é feita de acordo com as normas de avaliação em vigor na FFUP. A avaliação consiste em dois componentes: exame final escrito que incidirá sobre as matérias lecionadas nas aulas (60 %)  e a avaliação distribuída (40%). A avaliação distribuída decorrerá no período letivo e incidirá sobre a frequência das aulas (20 %) e a elaboração de uma monografia (20 %) numa área emergente em imunoterapia. Esta componente da avaliação distribuída é de realização obrigatória. A classificação será expressa numa escala de 0 a 20 valores. Não estão previstas provas orais.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o estabelecido nas "Normas Gerais de Avaliação" da FFUP em vigor no presente ano letivo.

Melhoria de classificação

Os estudantes podem requerer melhoria de classificação, uma única vez numa das duas épocas, normal ou de recurso, imediatamente subsequentes àquela em que obtiveram aprovação.  A classificação final da unidade curricular será a mais alta das obtidas nas duas provas realizadas.

Observações

Língua de Ensino: Português (material de apoio em inglês).
O conteúdo programático, métodos de ensino,  componentes da avaliação, obtenção de frequência, classificação (fórmula de cálculo e melhoria), componentes da avaliação e ocupação são comuns a todos os estudantes (Nacionais, Erasmus e Internacionais).

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-25 às 22:18:09 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico