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Terapias Avançadas

Código: MI255103     Sigla: TERA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2025/2026 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle2526.up.pt/course/view.php?id=18
Unidade Responsável: Laboratório de Microbiologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 172 MICF - Plano de Transição 2023/24 - 2024/25 - 2025/26 5 - 1,5 14 40,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Helena da Silva de Vasconcelos Meehan Regente
Anabela Cordeiro da Silva Regente

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos

A presente UC tem como objetivo dar a conhecer as diferentes Terapias Avançadas, nomeadamente os seus fundamentos científicos, aplicações e limitações, assim como as suas exigências e particularidades de desenvolvimento, produção e regulamentação. Em paralelo, pretende promover a integração destes conhecimentos numa perspetiva da sua aplicação nas diferentes atividades farmacêuticas a nível hospitalar, onde o farmacêutico exerce um papel determinante na preparação e vigilância deste tipo de terapias.

Pretende-se ainda o desenvolvimento de competências transversais cognitivas, nomeadamente desenvolvimento de pensamento analítico, crítico, reflexivo e criativo.

 

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:

  1. Conhecimento e compreensão
    • Identificar e descrever os fundamentos científicos das diferentes terapias avançadas, incluindo terapias génicas, celulares, imunoterapias e terapias regenerativas.
    • Compreender as principais aplicações, limitações, requisitos de desenvolvimento, produção e regulamentação das terapias avançadas.
    • Reconhecer o papel do farmacêutico hospitalar e comunitário na preparação, aplicação e monitorização destas terapias.
  2. Aplicação do conhecimento
    • Integrar conhecimentos científicos, técnicos e regulamentares numa perspetiva da sua aplicação prática nas atividades farmacêuticas.
    • Relacionar as novas abordagens terapêuticas com casos clínicos e contextos reais de prática hospitalar.
  3. Competências de análise e reflexão
    • Analisar criticamente as vantagens, limitações e implicações éticas das diferentes terapias avançadas.
    • Avaliar de forma reflexiva os avanços científicos recentes e a sua relevância para a prática clínica e farmacêutica.
  4. Competências transversais e comunicacionais
    • Desenvolver pensamento analítico, crítico, reflexivo e criativo face às terapias inovadoras.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

São necessários conhecimentos na área da Biologia Celular e Molecular, Microbiologia e Imunologia

Programa

As aulas irão consistir em 11 seminários temáticos.

 

Tema 1 – Introdução às Terapias Avançadas

  1. Introdução;
  2. Medicamento de terapia avançada: caracterização do conceito;
  3. Enquadramento regulamentar;
  4. Aspetos éticos subjacentes;
  5. Intervenção farmacêutica.

 

Tema 2 - Terapias génicas

 

Tema 3 - Terapias com base no mecanismo de RNAi

 

Tema 4 - Imunoterapias celulares I

Terapia de células T do receptor de antígeno quimérico (CAR).

 

 

 

 

Tema 5 - Imunoterapias celulares II

Terapia de linfócitos infiltrantes de tumor (TIL).

Terapia do receptor de células T projetada (TCR).

Terapia Celular Natural Killer (NK).

 

Tema 6- Terapias celulares com células estaminais

 

Tema 7 – Microrganismos terapêuticos

 

Tema 8 – Terapias com vírus

 

Tema 9 – Vacinas terapêuticas

 

Tema 10 – Medicina de precisão no suporte à Terapia Avançada em Oncologia

 

Tema 11 -  Terapia regenerativa de tecidos

 

Bibliografia Obrigatória

Behrouzieh, S., Sheida, F., & Rezaei, N.; Review of the recent clinical trials for PD-1/PD-L1 based lung cancer immunotherapy., Expert Rev Anticancer Ther, 21(12), 1355-1370. , 2021. ISBN: doi:10.1080/14737140.2021.1996230
Iglesias-Lopez, C., Agusti, A., Obach, M., & Vallano, A.; Regulatory Framework for Advanced , Front Pharmacol, 10, 921. , 2019. ISBN: doi:10.3389/fphar.2019.00921
Naing, A., & Haijar, J.; Immunotherapy (3 ed.). , Publisher: Springer, 2020. ISBN: ISBN: 978-3-030-41007-0.
Ramezankhani, R., Torabi, S., Minaei, N., Madani, H., Rezaeiani, S., Hassani, S. N., . . . Hajizadeh-Saffar, E.; Two Decades of Global Progress in Authorized Advanced Therapy Medicinal Products: An Emerging Revolution in Therapeutic Strategies., Front Cell Dev Biol, 8, 547653. , 2020. ISBN: doi:10.3389/fcell.2020.547653
Sawarkar, S. P., Nikam, V. S., & Syed, S. (Eds.).; Immunotherapy – A Novel Facet of Modern Therapeutics (1 ed. Vol. VIII). , Publisher: Springer., 2021. ISBN: ISBN: 978-981-15-9040-5.
Schantz, J.-T., & Hutmacher, D. W. (Eds.).; Advanced Therapies In Regenerative Medicine (Current Therapies in Regenerative Medicine) (Vol. 2). , Publisher: World Scientific. ISBN: 978-981-4630., 2015
Seimetz, D., Heller, K., & Richter, J.; Approval of First CAR-Ts: Have we Solved all Hurdles for ATMPs?, Cell Med, 11, 2155179018822781. , 2019. ISBN: doi:10.1177/2155179018822781

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta UC organiza-se em 11 seminários temáticos. Os conteúdos programáticos serão ministrados com ajuda de meios audiovisuais (PowerPoint e vídeos), recorrendo quando possível a atividades interativas com os estudantes, como por exemplo o lançamento de perguntas e discussão durante os seminários.

Nos seminários serão expostos os fundamentos teóricos subjacentes a cada tema, onde serão referidos aspetos científicos, técnicos e legislativos atualizados.

 

O tipo de ensino proposto para os seminários pretende desenvolver no estudante a aquisição de conhecimentos nas diferentes áreas expostas, assim como a capacidade de integrar esses conhecimentos numa perspetiva da sua aplicação nas diferentes atividades da farmácia hospitalar e comunitária, nas quais o farmacêutico tem um papel relevante e ímpar na sociedade.

Esta metodologia de ensino com seminários multidisciplinares interativos permitirá ainda o desenvolvimento de competências no domínio da aplicação de conhecimentos, nomeadamente em contexto de discussões científicas, dando aos estudantes oportunidade de demonstrar capacidade em refletir e integrar conhecimentos assim como comunicar os seus raciocínios e conclusões de forma objetiva.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 20,00
Total: 20,00

Obtenção de frequência

Não aplicável.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação irá consistir unicamente num exame final. O exame é de realização obrigatória e os estudantes terão que obter uma classificação mínima no exame final igual ou superior a 9,5 valores em 20.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação especial segue os mesmos parâmetros na avaliação regular.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação da UC só pode ser realizada no período de avaliação seguinte.

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