| Código: | MI075140 | Sigla: | SPUBL |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências da Saúde |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Laboratório de Microbiologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MICF | 175 | MICF - Plano de Transição 2023/24 - 2024/25 - 2025/26 | 5 | - | 3 | 31,5 | 81 |
| Docente | Responsabilidade |
|---|---|
| Lucilia Helena Ataíde Saraiva | Regente |
| Teórica: | 1,35 |
| Teorico-Prática: | 1,08 |
| Tipo | Docente | Turmas | Horas |
|---|---|---|---|
| Teórica | Totais | 1 | 1,35 |
| Lucilia Helena Ataíde Saraiva | 1,35 | ||
| Teorico-Prática | Totais | 5 | 5,40 |
| Lucilia Helena Ataíde Saraiva | 5,40 |
A Saúde Pública visa o estudo da saúde das populações; compreender a relação entre a exposição (risco e intervenções) e as suas consequências na saúde das populações; programar intervenções para melhorar a saúde global das populações. A Saúde Pública tem, assim, uma missão dirigida às populações no âmbito da educação, promoção e proteção da saúde, cuidados e tratamento da doença, e reabilitação do dano.
Com a presente Unidade Curricular pretende-se que os estudantes:
- Conheçam os princípios em que se fundamenta a Saúde Pública.
- Identifiquem as principais necessidades e problemas de saúde a nível Nacional e Internacional.
- Conheçam os fundamentos das diversas estratégias de prevenção primária, secundária, terciária e quaternária.
- Conheçam as características dos Sistemas de Saúde, principais projetos e programas de saúde nacionais, europeus e mundiais.
- Compreendam a dinâmica e a distribuição da saúde e da doença na comunidade e seus determinantes.
- Descrevam o uso da epidemiologia na escolha de prioridades, planeamento e avaliação de intervenções em saúde pública, e interpretem estudos epidemiológicos.
- Participem adequada e eficazmente na comunidade como educadores e profissionais de saúde pública, nomeadamente: participando na resposta a emergências de saúde pública; aconselhando na promoção da saúde, controlo e prevenção de doenças e estilos de vida saudáveis; avaliando, validando e produzindo informação de educação para a saúde, aconselhamento e cuidados de saúde; comunicando de modo efetivo com profissionais de saúde e população em geral; garantindo a qualidade da investigação em saúde pública com uma correta análise dos riscos/benefícios e dos resultados obtidos em experimentação pré-clínica, ensaios clínicos e clínica.
No âmbito das competências transversais, esta Unidade Curricular tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento das seguintes competências:
- Cognitivas: pensamento analítico, crítico, reflexivo e criativo;
-Metodológicas: gestão de tempo, capacidade de planeamento e competências digitais;
- Sociais: comunicação interpessoal e trabalho colaborativo.
Pressupõem-se conhecimentos básicos de Fisiologia, Farmacologia, Farmacoterapia, Microbiologia em todas as suas vertentes, Imunologia, Bioquímica, e Bioestatística.
Componente teórica
I. Definição e conceitos gerais em Saúde Pública. História e evolução da saúde pública em Portugal e no mundo. Objetivos de desenvolvimento sustentável. Estratégias de ação. Áreas de intervenção. Principais necessidades e problemas de saúde pública em Portugal, na Europa e no Mundo. Principais desafios globais.
II. Saúde e doença. Conceitos. História natural da doença e suas fases. Doenças transmissíveis e não transmissíveis. Teorias causais. Modelos de representação dos fatores etiológicos da doença.
III. Epidemiologia. Conceitos básicos. Epidemiologia molecular. Biomarcadores. Farmacogenómica. Medicina personalizada. Indicadores epidemiológicos. Tipos de estudos epidemiológicos. Dinâmica e distribuição da saúde na comunidade e seus determinantes. Vigilância epidemiológica. Medidas de avaliação risco/benefício - medidas de frequência, associação e impacto. Pandemias e emergências sanitárias. Pesquisa epidemiológica.
IV. Prevenção da doença, medidas preventivas e níveis de prevenção. Cuidados de saúde.
V. Modelos de Sistemas de Saúde: principais programas e projetos de saúde nacionais e internacionais. Direção-Geral de Saúde e Serviço Nacional de Saúde. Comunicação em saúde. Saúde Digital. O papel do farmacêutico na saúde pública: interdisciplinaridade, trabalho e colaboração com outros profissionais de saúde pública.
VI. Seminários de Saúde Pública.
Componente prática
Indicadores demográficos e de saúde. Indicadores de qualidade de vida. Medidas de avaliação risco/benefício - medidas de frequência, associação e impacto. Estudos epidemiológicos. Exercícios práticos. Aplicar os conhecimentos em ações de vigilância sanitária, epidemiológica e promoção da saúde. Criação de campanhas educativas. Análise e discussão de artigos científicos no âmbito da epidemiologia e saúde da comunidade.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 25,00 |
| Exame | 75,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 82,50 |
| Frequência das aulas | 39,00 |
| Total: | 121,50 |
A frequência dos estudantes às aulas teóricas não é obrigatória. A frequência dos estudantes às aulas práticas é obrigatória, sendo considerados sem frequência os estudantes cuja assiduidade seja inferior a 75% das aulas lecionadas.
A avaliação da disciplina segue o previsto nas "Normas de Avaliação" em vigor na FFUP. A nota final da disciplina será obtida tendo em conta dois parâmetros:
- Avaliação distribuída (trabalhos realizados nas aulas práticas) - 25%;
- Exame escrito final sobre os assuntos expostos nas aulas teóricas e práticas - 75%.
Apenas os estudantes que obtiverem a classificação final de 9,5 valores no exame escrito final serão considerados aprovados. Aquando aprovação no exame final, a classificação final do estudante será obtida através da ponderação da nota obtida no exame final e na avaliação distribuída. As componentes da avaliação distribuída não são suscetíveis de melhoria.
- Não se aplica a prova oral na avaliação desta Unidade Curricular.
Não se aplica.
É realizada de acordo com as normas em vigor na FFUP.
O estudante tem o direito de requerer do exame final, para melhoria de nota, de acordo com as normas em vigor na FFUP. A repetição de provas só poderá ser realizada uma única vez. A classificação final na disciplina será a mais alta das duas classificações obtidas nas provas realizadas.