| Código: | MI073228 | Sigla: | TF3-3 |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências Tecnológicas |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | https://moodle2526.up.pt/course/view.php?id=1906 |
| Unidade Responsável: | Laboratório de Tecnologia Farmacêutica |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MICF | 212 | MICF - Plano de Transição 2023/24 - 2024/25 - 2025/26 | 3 | - | 6 | 52 | 162 |
| Docente | Responsabilidade |
|---|---|
| Paulo Jorge Cardoso da Costa | Regente |
| Maria Helena dos Anjos Rodrigues Amaral | Regente |
| Teórica: | 2,00 |
| Prática e Laboratorial: | 2,00 |
| Tipo | Docente | Turmas | Horas |
|---|---|---|---|
| Teórica | Totais | 1 | 2,00 |
| Maria Helena dos Anjos Rodrigues Amaral | 0,52 | ||
| Paulo Jorge Cardoso da Costa | 1,48 | ||
| Prática e Laboratorial | Totais | 11 | 22,00 |
| Paulo Jorge Cardoso da Costa | 8,00 | ||
| Graciliana Luisa Lino Lopes | 4,00 | ||
| Maria Helena dos Anjos Rodrigues Amaral | 8,00 | ||
| Francisca Pinto Lisboa Martins Rodrigues Sarmento | 2,00 |
Objetivos:
Integrar e aplicar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, em Unidades Curriculares propedêuticas e nas duas Tecnologias Farmacêuticas anteriormente ministradas.
Adquirir conhecimentos que lhes permitam formular, preparar e garantir a qualidade de preparações cutâneas, rectais, vaginais e bucais.
Conhecer o processo de produção industrial no que respeita ao grupo das preparações semissólidas para aplicação cutânea, preparações para aplicação nas mucosas rectal, vaginal e bucal.
Conhecer o processo de produção de adesivos transdérmicos e as variedades das formas existentes no mercado.
Para atingir estes objetivos, o estudante deverá aplicar 162 h de trabalho (6 ECTS x 27 h), das quais 26 h corresponderão a aulas teóricas e 22 h a aulas laboratoriais. Das restantes 114 h, cerca de 4h corresponderão a avaliação e as restantes 110 h a tempo de estudo/trabalho.
Principais objetivos de aprendizagem:
No âmbito das competências transversais, esta Unidade Curricular tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento das seguintes:
I. Formas farmacêuticas para aplicação na pele
1. Introdução
2. Preparações semissólidas
2.1 Classificação oficial e outras classificações
2.2 Características gerais e específicas das preparações
2.3 Excipientes
2.4 Metodologias de preparação
2.5 Acondicionamento, rotulagem e conservação
2.6 Controlo da qualidade
3. Outras preparações para administração cutânea
4. Preparações transdérmicas
II - Formas farmacêuticas para aplicação em mucosas
1. Preparações rectais e preparações vaginais
1.1 Categorias
1.2 Excipientes
1.3 Produção
1.4 Controlo da qualidade
2. Preparações bucais e outras preparações
2.1 Categorias
2.2 Excipientes
2.3 Produção
2.4 Controlo da qualidade
Aulas teóricas e laboratoriais. E- learning.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 65,00 |
| Trabalho laboratorial | 35,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Frequência das aulas | 20,00 |
| Trabalho laboratorial | 2,00 |
| Total: | 22,00 |
Segundo as normas do Conselho Pedagógico.
MÉTODO DE AVALIAÇÃO
O método de avaliação da disciplina segue as Normas de Avaliação para o ano letivo aprovadas pelo Conselho Pedagógico, às quais se acrescenta o seguinte:
1-AVALIAÇÃO LABORATORIAL
1.1-Componentes da avaliação laboratorial
a) Avaliação durante as aulas laboratoriais - Durante cada uma destas aulas serão feitas PERGUNTAS a cada grupo acerca dos trabalhos a realizar.
No final de cada aula, cada grupo apresenta a FICHA DE PREPARAÇÃO de cada um dos trabalhos realizados, bem apresentada e com a informação suficiente para tornar o lote rastreável.
b) Realização de um trabalho sorteado - Após a realização das aulas laboratoriais, os estudantes são submetidos a uma avaliação laboratorial que consiste na realização de um trabalho sorteado e de um relatório sobre o mesmo trabalho.
A cada estudante será atribuída uma classificação pelo trabalho realizado (se a classificação for inferior a 9,5 valores os estudantes terão de realizar o exame laboratorial final).
1.2-Classificação laboratorial
A classificação laboratorial contínua resulta da média ponderada das componentes da avaliação laboratorial a) e b) que correspondem, respetivamente, a 15%, e 20% do valor total da classificação final.
1.3-Exame laboratorial final
Os estudantes cuja classificação laboratorial contínua seja superior a 9,5 valores estão dispensados da realização de exame laboratorial, podendo apresentar-se automaticamente ao exame teórico final.
O exame laboratorial final será realizado na data fixada pelo Conselho Pedagógico, durante a época de exames.
2-EXAME TEÓRICO FINAL
O exame teórico final será realizado na data fixada pelo Conselho Pedagógico, durante a época de exames.
Os estudantes que tenham classificação igual ou superior a 9,5 estão aprovados. Os estudantes que tenham classificação inferior a 9,5 estão reprovados.
3-EXAME ORAL
Os estudantes que tenham obtido classificação superior ou igual a 9,5 poderão requerer exame oral. O requerimento será entregue no SGAE até 48 horas após a publicação das notas.
4-CLASSIFICAÇÃO FINAL
Peso relativo da avaliação laboratorial na classificação final – 35%
Peso relativo da classificação teórica na classificação final – 65%
Se o estudante fizer exame oral, a classificação que obtém resulta apenas da prova oral, que incidirá sobre a matéria laboratorial e teórica.
É facultada a possibilidade da realização de trabalhos práticos no laboratório quando o estudante faltou à aula respetiva, ou sempre que o estudante solicite a repetição do trabalho ou ainda, a preparação de uma formulação nova ou diferente da programação letiva.
Como a lei vigente
Se o estudante pretender melhoria de nota, tem obrigatoriamente de repetir o exame escrito final.
Se pretender, poderá fazer também exame laboratorial, tendo obrigatoriamente de avisar os docentes responsáveis. Neste caso, a classificação final é a média ponderada das classificações obtidas nestas duas novas provas.