| Código: | MI233122 | Sigla: | ALIS |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências da Saúde |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Laboratório de Bromatologia e Hidrologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MICF | 188 | MICF - Plano de Transição 2023/24 - 2024/25 - 2025/26 | 3 | - | 6 | 52 | 162 |
| Docente | Responsabilidade |
|---|---|
| Maria Beatriz Prior Pinto Oliveira | Regente |
| Teórica: | 2,00 |
| Prática e Laboratorial: | 2,00 |
| Tipo | Docente | Turmas | Horas |
|---|---|---|---|
| Teórica | Totais | 1 | 2,00 |
| Maria Beatriz Prior Pinto Oliveira | 2,00 | ||
| Prática e Laboratorial | Totais | 11 | 22,00 |
| Rebeca Cruz | 4,00 | ||
| Maria Beatriz Prior Pinto Oliveira | 8,50 | ||
| Sara Cristina da Silva Cunha | 4,00 | ||
| Miguel Ângelo Rodrigues Pinto de Faria | 1,50 | ||
| Rita Carneiro Alves | 4,00 |
Nesta UC é pretendido que os estudantes adquiram conhecimentos e competências em matéria de saúde pública, no contexto da Diretiva Delegada 2024/782 da Comissão Europeia, de 4 de março de 2024, de acordo com:
- a alínea g) Conhecimentos e competências adequados em matéria de saúde pública e suas repercussões na promoção da saúde e na gestão de doenças;
- a alínea h) Conhecimentos e competências adequados em matéria de colaboração interdisciplinar e multidisciplinar, prática interprofissional e comunicação.
Os temas escolhidos e a forma de os apresentar nas aulas, aos estudantes, visam:
- Preparar os estudantes, enquanto técnicos de Saúde, para o desempenho da profissão junto da Comunidade;
- Dar a conhecer importância da alimentação (dieta) no estado geral do indivíduo, a nível de saúde e bem estar; fornecer aos estudantes conhecimentos sobre a composição dos alimentos, quer nutrientes quer compostos bioativos, de forma a incluir no aconselhamento farmacêutico a alimentação e a dietoterapia, tão relevantes nalgumas patologias;
- Dar a conhecer a alimentação entérica e parentérica, fundamentais em diferentes quadros clínicos. Serão discutidos os objetivos da nutrição clínica, o tipo de fórmulas comercializadas e os efeitos na doença e estado nutricional. Serão referidos os cuidados a ter na preparação da alimentação parentérica e o papel do farmacêutico na equipa multidisciplinar para estabelecer o suporte nutricional.
- Incentivar os estudantes a desenvolver a informação obtida em diferentes fontes, transmitindo-a de forma clara, simples e elucidativa à Comunidade; o principal objetivo é aumentar o nível de conhecimento na área, apresentando exemplos para facilitar a aquisição do conhecimento.
Serão também tratados os problemas da sustentabilidade ambiental e a influência na saúde dos seres vivos e na qualidade dos alimentos disponíveis; os problemas da disponibilidade de alimentos, a One Health, as alterações climáticas e a economia circular, sempre com a preocupação na saúde das populações
Sempre que possível serão convidados peritos nas diferentes áreas de estudo da UC, de modo a que os estudantes tenham contacto com as diferentes áreas de trabalho relacionadas com a UC.
Na avaliação dos estudantes, em resposta à alínea h) da Diretiva, foi proposta a execução de uma monografia que inclui as matérias das UC Alimentação e Saúde e Fitoquímica e Farmacognosia I e a sua apresentação entre colegas.
Alimentação e Saúde é a unidade curricular que aborda mais profundamente as consequências para a saúde de uma alimentação menos adequada e/ou como a alimentação pode ajudar na prevenção/tratamento de distúrbios ou disfunções. Os estudantes devem ser capazes de conhecer as doenças mais fortemente correlacionadas com hábitos alimentares, como uma modificação na dieta pode ajudar a superar certos distúrbios e o papel essencial que o farmacêutico pode desempenhar nesta área.
Discute-se também a importância do farmacêutico na equipa multidisciplinar para os casos que requerem nutrição entérica e/ou parentérica (em pacientes internados) e a importância de se familiarizar com estas questões, para poder ter um papel ativo nas decisões a tomar.
O contacto com profissionais de diferentes áreas do conhecimento envolvidos na unidade curricular ajuda os estudantes a entender melhor a importância dos assuntos abordados.
Os estudantes devem ter conhecimentos básicos de Bioquímica, Química Orgânica, Farmacologia e Bromatologia e Análise Bromatológica.
Programa teórico
Correlação entre alimentação e saúde. Importância da alimentação na sociedade, nas ciências farmacêuticas e na prevenção de doenças crónicas. Desafios da indústria alimentar para responder às preocupações dos consumidores, tendências futuras e novas abordagens no que se refere a tipos de dieta. Papel do farmacêutico no aconselhamento alimentar e de suplementos alimentares. Intervenção dos farmacêuticos como profissionais de saúde na educação alimentar.
Alimentação, cadeias de abastecimento sustentáveis e segurança alimentar. Efeito das condições climáticas na disponibilidade e segurança de alimentos.
Suplementos alimentares: importância na saúde e bem-estar. Quadro jurídico. Diferenças em relação aos medicamentos. Exemplos de suplementos alimentares vendidos para diferentes disfunções/distúrbios e sua composição. Suplementos alimentares e fortalecimento do sistema imunológico. Nutrientes, prebióticos, probióticos e posbióticos. Eixo Intestino-Cérebro. Alimentação, sono e exercício regular.
Nutrição artificial (entérica e parentérica). Suporte nutricional. Fórmulas comercializadas. Objetivos da nutrição clínica: Tratar/ Prevenir a desnutrição. Efeito da doença e estado nutricional; erros do metabolismo, congénitos e adquiridos. Alimentação entérica. Fórmulas monoméricas, poliméricas, modulares, especiais e padrão.Alimentação parentérica total e total periférica. Cuidados na preparação da alimentação parentérica. O papel do farmacêutico na equipa multidisciplinar para estabelecer o suporte nutricional.
Patologias cuja prevenção/controlo pode ser conseguido pela dieta:
- Deficiências de iodo: bócio e cretinismo. Alimentos bociógenos.
- Cuidados nutricionais nas doenças dos ossos: Osteoporose, osteopenia, osteonecrose e osteomalacia. Fatores de risco. Prevenção da osteoporose. Recomendações de ingestão de cálcio e vitamina D. Suplementos de cálcio. Alimentos ricos em cálcio.
- Intervenção nutricional na diabetes. Tipos de diabetes e complicações em diferentes níveis (micro e macrovascular; olhos, rins, coração, vasos e nervos). Fatores de risco modificáveis e não modificáveis. Nefropatia proteica e diabética. Consumo limitado de lípidos e suplementos. Vitaminas e minerais. Carboidratos, fibras e açúcares. Adoçantes artificiais.
- Alimentação e doença celíaca: conceito, prevalência e critérios de diagnóstico. Regime alimentar: importância para a saúde e bem-estar do paciente; alimentos proibidos e permitidos; importância da rotulagem dos alimentos e confiança nas marcas. Cuidado a ter no manuseamento de ingredientes e alimentos processados.
- Anemias nutricionais: deficiências de ferro e vitaminas (B12 e ácido fólico B9). alimentos ricos e formas de aumentar a absorção. Alimentos aconselhados e a evitar. Ferro e gravidez, amamentação e suplementos. Problemas relacionados com o ácido fólico. Estudos que demonstram o interesse da fortificação.
- Importância da alimentação em doenças hereditárias do metabolismo proteico: o caso da fenilcetonúria.
- Cuidados nutricionais em doenças neurodegenerativas
- Vitamina D e saúde humana: revisão do conhecimento atual sobre esta vitamina
- Alimentos e prevenção do cancro. Carcinógenos em alimentos.
Programa prático e laboratorial
Os estudantes, em grupos de 3-4, deverão elaborar uma monografia sobre um suplemento alimentar. Estes, embora disponibilizados em dose reduzida e, normalmente, em formas farmacêuticas (comprimidos,…) estão sujeitos à legislação alimentar. Deverá ser avaliada a rotulagem e reivindicações, incluindo as vantagens e desvantagens dos diferentes ingredientes, ações sinérgicas e antagónicas e situações em que poderão ou não ser aconselhados.
Neste ano letivo, com o intuito de demonstrar a complementaridade de matérias ministradas nas UC Alimentação e Saúde e Fitoquímica e Farmacognosia I, a decorrer no mesmo semestre, a monografia deverá discutir um suplemento alimentar comercializado, contendo na sua composição produtos naturais de origem vegetal, tratados na referida UC, relevantes na prevenção de doenças e na manutenção do bem-estar. Simultaneamente pretende-se colocar os estudantes perante situações com forte probabilidade de ocorreram profissionalmente, dada a importância dos suplementos alimentares na prevenção da doença e manutenção do bem-estar.
Controlo laboratorial da qualidade de suplementos alimentares comercializados:
- Determinação do perfil dos compostos voláteis em suplementos alimentares ricos em ácidos gordos ómega-3
- Perfil e teor total de tocoferóis e tocotrienóis (vitamina E) de um suplemento alimentar.
- Perfil de ácidos gordos de um suplemento alimentar rico em ácidos gordos ómega-3
- Avaliação de resíduos de pesticidas em suplementos alimentares à base de extratos vegetais
- Quantificação de Ocratoxina A, por LC-MS, em suplementos alimentares à base de café.
- Quantificação de cafeína em suplementos alimentares para atletas.
- Avaliação do poder antioxidante pelo método de FRAP de diferentes suplementos
- Avaliação dos aminoácidos livres de supementos alimentares.
No final de cada aula laboratorial, os estudantes devem apresentar os resultados obtidos, discutir a qualidade do produto em relação à rotulagem e conformidade com a legislação.
Aulas teóricas: apresentações em PowerPoint; procura-se associar às matérias ministradas informações e curiosidades sobre o tema e ligação dessas matérias ao quotidiano.
Considera-se fundamental criar uma relação interativa estudantes-professor para que a abordagem dos temas atinja o interesse daqueles e simultaneamente os motive de modo a exigirem o aprofundamento das questões e/ou a colocarem outras questões relacionadas. Todas as aulas incluem exemplos práticos de trabalhos efetuados sobre o tema tratado e comentários de situações do dia a dia, sempre com o intuito de incutir o pensamento crítico aos estudantes e de os preparar para situações que viverão a nível profissional no futuro.
No caso das aulas laboratoriais, pretende-se desenvolver uma dinâmica de trabalho em equipa, o espírito crítico e a curiosidade acerca dos produtos em avaliação, preparando os estudantes para situações do dia a dia.
A monografia a desenvolver pelos estudantes será dedicada a um suplemento escolhido pelo grupo.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho escrito | 20,00 |
| Exame | 80,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Elaboração de relatório/dissertação/tese | 15,00 |
| Estudo autónomo | 30,00 |
| Frequência das aulas | 52,00 |
| Total: | 97,00 |