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Alimentação e Saúde

Código: MI233122     Sigla: ALIS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2025/2026 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Laboratório de Bromatologia e Hidrologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 188 MICF - Plano de Transição 2023/24 - 2024/25 - 2025/26 3 - 6 52 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Beatriz Prior Pinto Oliveira Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Prática e Laboratorial: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,00
Maria Beatriz Prior Pinto Oliveira 2,00
Prática e Laboratorial Totais 11 22,00
Rebeca Cruz 4,00
Maria Beatriz Prior Pinto Oliveira 8,50
Sara Cristina da Silva Cunha 4,00
Miguel Ângelo Rodrigues Pinto de Faria 1,50
Rita Carneiro Alves 4,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2025-09-14.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Objetivos

Língua de trabalho

Português
Obs.: Suitable for English-speaking students

Objetivos

Nesta UC é pretendido que os estudantes adquiram conhecimentos e competências em matéria de saúde públicano contexto da Diretiva Delegada 2024/782 da Comissão Europeia, de 4 de março de 2024, de acordo com:

- a alínea g) Conhecimentos e competências adequados em matéria de saúde pública e suas repercussões na promoção da saúde e na gestão de doenças;

- a alínea h) Conhecimentos e competências adequados em matéria de colaboração interdisciplinar e multidisciplinar, prática interprofissional e comunicação.

Os temas escolhidos e a forma de os apresentar nas aulas, aos estudantes, visam:

- Preparar os estudantes, enquanto técnicos de Saúde, para o desempenho da profissão junto da Comunidade;

- Dar a conhecer  importância da alimentação (dieta) no estado geral do indivíduo, a nível de saúde e bem estar; fornecer aos estudantes conhecimentos sobre a composição dos alimentos, quer nutrientes quer compostos bioativos, de forma a incluir no aconselhamento farmacêutico a alimentação e a dietoterapia, tão relevantes nalgumas patologias;

- Dar a conhecer a alimentação entérica e parentérica, fundamentais em diferentes quadros clínicos. Serão discutidos os objetivos da nutrição clínica, o tipo de fórmulas comercializadas e os efeitos na doença e estado nutricional. Serão referidos os cuidados a ter na preparação da alimentação parentérica e o papel do farmacêutico na equipa multidisciplinar para estabelecer o suporte nutricional.

- Incentivar os estudantes a desenvolver a informação obtida em diferentes fontes, transmitindo-a de forma clara, simples e elucidativa à Comunidade; o principal objetivo é aumentar o nível de conhecimento na área, apresentando exemplos para facilitar a aquisição do conhecimento.

Serão também tratados os problemas da sustentabilidade ambiental e a influência na saúde dos seres vivos e na qualidade dos alimentos disponíveis; os problemas da disponibilidade de alimentos, a One Health, as alterações climáticas e a economia circular, sempre com a preocupação na saúde das populações

Sempre que possível serão convidados peritos nas diferentes áreas de estudo da UC, de modo a que os estudantes tenham contacto com as diferentes áreas de trabalho relacionadas com a UC.

Na avaliação dos estudantes, em resposta à alínea h) da Diretiva, foi proposta a execução de uma monografia que inclui as matérias das UC Alimentação e Saúde e Fitoquímica e Farmacognosia I e a sua apresentação entre colegas.


 

 

Resultados de aprendizagem e competências

Alimentação e Saúde é a unidade curricular que aborda mais profundamente as consequências para a saúde de uma alimentação menos adequada e/ou como a alimentação pode ajudar na prevenção/tratamento de distúrbios ou disfunções. Os estudantes devem ser capazes de conhecer as doenças mais fortemente correlacionadas com hábitos alimentares, como uma modificação na dieta pode ajudar a superar certos distúrbios e o papel essencial que o farmacêutico pode desempenhar nesta área.

Discute-se também a importância do farmacêutico na equipa multidisciplinar para os casos que requerem nutrição entérica e/ou parentérica (em pacientes internados) e a importância de se familiarizar com estas questões, para poder ter um papel ativo nas decisões a tomar.

O contacto com profissionais de diferentes áreas do conhecimento envolvidos na unidade curricular ajuda os estudantes a entender melhor a importância dos assuntos abordados.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Os estudantes devem ter conhecimentos básicos de Bioquímica, Química Orgânica, Farmacologia e Bromatologia e Análise Bromatológica.

Programa

Programa teórico

Correlação entre alimentação e saúde. Importância da alimentação na sociedade, nas ciências farmacêuticas e na prevenção de doenças crónicas. Desafios da indústria alimentar para responder às preocupações dos consumidores, tendências futuras e novas abordagens no que se refere a tipos de dieta. Papel do farmacêutico no aconselhamento alimentar e de suplementos alimentares. Intervenção dos farmacêuticos como profissionais de saúde na educação alimentar.

Alimentação, cadeias de abastecimento sustentáveis e segurança alimentar. Efeito das condições climáticas na disponibilidade e segurança de alimentos.

Suplementos alimentares: importância na saúde e bem-estar. Quadro jurídico. Diferenças em relação aos medicamentos. Exemplos de suplementos alimentares vendidos para diferentes disfunções/distúrbios e sua composição. Suplementos alimentares e fortalecimento do sistema imunológico. Nutrientes, prebióticos, probióticos e posbióticos. Eixo Intestino-Cérebro. Alimentação, sono e exercício regular.

Nutrição artificial (entérica e parentérica). Suporte nutricional. Fórmulas comercializadas. Objetivos da nutrição clínica: Tratar/ Prevenir a desnutrição. Efeito da doença e estado nutricional; erros do metabolismo, congénitos e adquiridos. Alimentação entérica. Fórmulas monoméricas, poliméricas, modulares, especiais e padrão.Alimentação parentérica total e total periférica. Cuidados na preparação da alimentação parentérica. O papel do farmacêutico na equipa multidisciplinar para estabelecer o suporte nutricional.

Patologias cuja prevenção/controlo pode ser conseguido pela dieta:
- Deficiências de iodo: bócio e cretinismo. Alimentos bociógenos.
- Cuidados nutricionais nas doenças dos ossos: Osteoporose, osteopenia, osteonecrose e osteomalacia. Fatores de risco. Prevenção da osteoporose. Recomendações de ingestão de cálcio e vitamina D. Suplementos de cálcio. Alimentos ricos em cálcio.
- Intervenção nutricional na diabetes. Tipos de diabetes e complicações em diferentes níveis (micro e macrovascular; olhos, rins, coração, vasos e nervos). Fatores de risco modificáveis e não modificáveis. Nefropatia proteica e diabética. Consumo limitado de lípidos e suplementos. Vitaminas e minerais. Carboidratos, fibras e açúcares. Adoçantes artificiais.
- Alimentação e doença celíaca: conceito, prevalência e critérios de diagnóstico. Regime alimentar: importância para a saúde e bem-estar do paciente; alimentos proibidos e permitidos; importância da rotulagem dos alimentos e confiança nas marcas. Cuidado a ter no manuseamento de ingredientes e alimentos processados.
- Anemias nutricionais: deficiências de ferro e vitaminas (B12 e ácido fólico B9). alimentos ricos e formas de aumentar a absorção. Alimentos aconselhados e a evitar. Ferro e gravidez, amamentação e suplementos. Problemas relacionados com o ácido fólico. Estudos que demonstram o interesse da fortificação.
- Importância da alimentação em doenças hereditárias do metabolismo proteico: o caso da fenilcetonúria.
- Cuidados nutricionais em doenças neurodegenerativas
- Vitamina D e saúde humana: revisão do conhecimento atual sobre esta vitamina
- Alimentos e prevenção do cancro. Carcinógenos em alimentos.

Programa prático e laboratorial

Os estudantes, em grupos de 3-4, deverão elaborar uma monografia sobre um suplemento alimentar. Estes, embora disponibilizados em dose reduzida e, normalmente, em formas farmacêuticas (comprimidos,…) estão sujeitos à legislação alimentar. Deverá ser avaliada a rotulagem e reivindicações, incluindo as vantagens e desvantagens dos diferentes ingredientes, ações sinérgicas e antagónicas e situações em que poderão ou não ser aconselhados.

Neste ano letivo, com o intuito de demonstrar a complementaridade de matérias ministradas nas UC Alimentação e Saúde e Fitoquímica e Farmacognosia I, a decorrer no mesmo semestre, a monografia deverá discutir um suplemento alimentar comercializado, contendo na sua composição produtos naturais de origem vegetal, tratados na referida UC, relevantes na prevenção de doenças e na manutenção do bem-estar. Simultaneamente pretende-se colocar os estudantes perante situações com forte probabilidade de ocorreram profissionalmente, dada a importância dos suplementos alimentares na prevenção da doença e manutenção do bem-estar.

Controlo laboratorial da qualidade de suplementos alimentares comercializados:

- Determinação do perfil dos compostos voláteis em suplementos alimentares ricos em ácidos gordos ómega-3

-  Perfil e teor total de tocoferóis e tocotrienóis (vitamina E) de um suplemento alimentar.

- Perfil de ácidos gordos de um suplemento alimentar rico em ácidos gordos ómega-3

- Avaliação de resíduos de pesticidas em suplementos alimentares à base de extratos vegetais

- Quantificação de Ocratoxina A, por LC-MS, em suplementos alimentares à base de café.

- Quantificação de cafeína em suplementos alimentares para atletas.

- Avaliação do poder antioxidante pelo método de FRAP de diferentes suplementos

- Avaliação dos aminoácidos livres de supementos alimentares. 

No final de cada aula laboratorial, os estudantes devem apresentar os resultados obtidos, discutir a qualidade do produto em relação à rotulagem e conformidade com a legislação.

Bibliografia Obrigatória

Caballero Benjamin ; Encyclopedia of food sciences and nutrition. ISBN: ISBN: 0-12-227055-X
P. Ferranti, E.M. Berry, J.R. Andreson; Encyclopedia of Food Security and sustainability , Elsevier, 2019. ISBN: 978-0-12-812687-5 (2º volume)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas: apresentações em PowerPoint; procura-se associar às matérias ministradas informações e curiosidades sobre o tema e ligação dessas matérias ao quotidiano.

Considera-se fundamental criar uma relação interativa estudantes-professor para que a abordagem dos temas atinja o interesse daqueles e simultaneamente os motive de modo a exigirem o aprofundamento das questões e/ou a colocarem outras questões relacionadas. Todas as aulas incluem exemplos práticos de trabalhos efetuados sobre o tema tratado e comentários de situações do dia a dia, sempre com o intuito de incutir o pensamento crítico aos estudantes e de os preparar para situações que viverão a nível profissional no futuro.

No caso das aulas laboratoriais, pretende-se desenvolver uma dinâmica de trabalho em equipa, o espírito crítico e a curiosidade acerca dos produtos em avaliação, preparando os estudantes para situações do dia a dia.

A monografia a desenvolver pelos estudantes será dedicada a um suplemento escolhido pelo grupo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 20,00
Exame 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 15,00
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 52,00
Total: 97,00

Obtenção de frequência

A assistência às aulas teóricas não é obrigatória.
As aulas de laboratório são obrigatórias.
As aulas de preparação da monografia não são obrigatórias, embora o professor esteja, na sala designada, disponível para ajudar os estudantes a resolver problemas que surjam ao longo do trabalho.
Considerando 12 semanas de aulas, e em conformidade com o acima mencionado, considera-se possível 1 falta às aulas laboratoriais.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação final resultará da informação obtida no exame final realizado no período definido (80%) e da avaliação da monografia (20%).
Classificação final = Exame final  + Monografia
Exame final 16 valores no máximo; monografia 4 valores no máximo.

O exame terá uma duração de 60 minutos e incluirá os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas e laboratoriais. 
O exame será constituído por questões de resposta curta, verdadeira/falsa, múltipla e de desenvolvimento, valorizando a capacidade de correlacionar e aplicar conceitos na resolução de problemas concretos.

Os exames serão realizados no moodle, com tecnologia de computador.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Conforme as normas de avaliação da FFUP

Melhoria de classificação

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