Código: | MI075138 | Sigla: | HFDLEG |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Sociais |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Laboratório de Tecnologia Farmacêutica |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MICF | 169 | MICF - Plano de Transição 2023/24 - 2024/25 - 2025/26 | 5 | - | 3 | 26 | 81 |
Docente | Responsabilidade |
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José Paulo Cabral de Sousa e Silva | Regente |
Teórica: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 2,00 |
José Paulo Cabral de Sousa e Silva | 2,00 |
Pretende-se que os estudantes adquiram uma visão integrada da História das Ciências Farmacêuticas desenvolvendo competências para posicionarem os conhecimentos adquiridos no decorrer do ciclo de estudos de MICF com a história da humanidade, em particular no que diz respeito aos aspectos ligados às causas e ao tratamento das doenças.
Resultados de aprendizagem:
-capacidade de integração das matérias respeitantes às Ciências do Medicamento na evolução histórica da humanidade,
-relacionar a evolução histórica do conceito de medicamento com os condicionalismos respeitante ao meio social,
-compreender a importância dos grandes progressos da história da humanidade na evolução de alguns conceitos básicos, como a saúde, a doença e a higiene.
Competências transversais:
-cognitivas: capacidade de análise e de crítica; desenvolvimento do pensamento criativo;
-metodológicas: gestão do tempo e capacidade de planeamento;
-sociais: comunicação interpessoal e trabalho em equipa.
1-Os grandes marcos da História da Humanidade e efeitos no desenvolvimento da estrutura social: sedentarização, agricultura e pecuária, empirismo, escrita, conhecimento científico, revolução industrial e evolução da comunicação (escrita ou por imagem). Os Grandes Impérios e as Colónias.
2-Os grandes períodos da história da farmácia. O médico e o farmacêutico, o conhecimento do corpo humano, as matérias-primas (minerais, vegetais, animais). O aparecimento do pensamento científico e a evolução da tecnologia.
3-As primeiras civilizações. A escrita: Suméria, Mesopotâmia, Egito. A China e a Índia. Grécia (Hipócrates e a teoria dos 4 humores). Roma (Galeno). S.Cosme e S. Damião.
4-A Idade Média. Alta Idade Média: as ordens religiosas e a manutenção/transmissão dos conhecimentos respeitantes à farmácia. Baixa Idade Média: os progressos na arte de curar.A Farmácia Árabe: novas matérias-primas e criação da farmácia aberta a público.
As grandes epidemias da Idade Média.
5-Da Renascença à Revolução Francesa: os descobrimentos, o nascimento do conhecimento científico, a mistura crença/suporte experimental. As alterações sociais
6-Os séculos XIX e XX: a ciência, a era da Química e a era da Biologia. A revolução industrial. As grandes migrações. A evolução tecnológica nas áreas do fabrico e análise.
7-Medicamentos manipulados e fabrico industrial de medicamentos. Causas e consequências. O farmacêutico comunitário e o farmacêutico de indústria. Evolução da atividade profissional.
8- Deontologia Farmacêutica: definição, conceitos e objetivos
Deontologia e atividade farmacêutica. A atividade farmacêutica como profissão liberal.
As organizações profissionais.
O segredo profissional e o Código Deontológico da Ordem dos Farmacêuticos.
Normas legais sobre o farmacêutico e sobre as atividades farmacêuticas.
9-A farmácia de oficina. Aspectos legislativos da comercialização dos medicamentos de uso humano (genéricos, estupefacientes e psicotrópicos) e medicamentos de uso veterinário.
Aulas teóricas (2 horas/semana; 12 semanas): apresentações em Power Point.
O docente responsável encontra-se disponível para atendimento dos estudantes por marcação prévia.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 60,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 27,00 |
Frequência das aulas | 24,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 81,00 |
A assistência dos alunos às aulas teóricas não é obrigatória.
Frequência: a frequência é válida para o ano letivo corrente e para os 2 anos letivos seguintes.
A nota final é ponderada do seguinte modo: 60% da prova escrita + 40% do trabalho escrito.
Os estudantes com classificação final igual ou superior a 9,5 valores são considerados aprovados.
Os estudantes com classificação final inferior a 9,5 valores são considerados reprovados.
Língua de Ensino: Português, mas alguns documentos/textos poderão estar em inglês.