Código: | MI234237 | Sigla: | HAH |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Físicas |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Laboratório de Bromatologia e Hidrologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MICF | 172 | MICF - Plano de Transição 2023/24 - 2024/25 - 2025/26 | 4 | - | 3 | 31,5 | 81 |
Docente | Responsabilidade |
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José de Oliveira Fernandes | Regente |
Teórica: | 1,35 |
Prática e Laboratorial: | 1,08 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 1,35 |
José de Oliveira Fernandes | 1,35 | ||
Prática e Laboratorial | Totais | 9 | 9,72 |
Sara Cristina da Silva Cunha | 2,72 | ||
Rebeca Cruz | 3,00 | ||
Isabel Maria Sousa Gomes Mafra | 2,00 | ||
Miguel Ângelo Rodrigues Pinto de Faria | 2,00 |
Na componente teórica aborda-se de forma coerente e integrada os aspectos mais relevantes ligados à indispensabilidade da água para o desenvolvimento humano, de forma a que os estudantes desenvolvam a capacidade de:
A componente laboratorial tem como objectivo o desenvolvimento por parte dos estudantes de aptidões analíticas para:
Desta forma, os estudantes adquirem uma visão clara da importância dos desafios colocados nesta área do conhecimento e dos diferentes âmbitos em que a sua formação marcadamente interdisciplinar poderá constituir uma importante mais-valia no mercado de trabalho.
No âmbito das competências transversais, esta Unidade Curricular tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de:
Os estudantes devem adquirir conhecimentos, aptidões e competências que os habilitem a desenvolver actividade profissional nas diferentes áreas da Hidrologia, com especial relevo para aquelas que constituem um espaço privilegiado de actuação dos farmacêuticos, designadamente:
Adicionalmente, pretende-se dotar os estudantes com competências básicas em outras áreas de carácter multidisciplinar, como sejam:
Componente teórica
Importância, funções e usos da água.
Propriedades físico-químicas da água.
Ciclo hidrológico. Alterações provocadas pelo fenómeno de aquecimento global. Conceitos de escassez da água e de "stress" hídrico. Caracterização da situação actual a nível global.
Águas para consumo humano: origem; ocorrência e volume; qualidade; factores de variabilidade.
Gestão dos recursos hídricos: bacias hidrográficas e aquíferos. Legislação nacional e comunitária.
Produção de água potável: Tratamentos comuns. Processos de dessalinização.
Biologia da água: uma breve visão geral sobre ecossistemas aquáticos.
Poluição da água e seu controlo:
Tratamento e eliminação de águas residuais.
Conceitos básicos de hidrotermalismo.
Componente laboratorial
Análise sumária de uma água de consumo (pH, condutividade, alcalinidade, dureza, nitratos, cloretos, ferro total, cloro residual livre e monocloraminas, oxidabilidade e turvação).As aulas teóricas são essencialmente magistrais, lecionadas tendo por base o recurso a um sistema de apresentação de diapositivos PowerPoint por meio de Data-show e ocasionalmente vídeos. É fomentada a participação ativa dos alunos, que são desafiados a questionar o docente sobre aspectos da matéria ministrada que lhes suscitem dúvidas. Algumas matérias específicas, em particular as relacionadas com Ecohidrobiologia e hidroterapia são ministradas por docentes convidados especialistas na respectiva área. Todos os materiais usados nas aulas teóricas são disponibilizados aos estudantes na plataforma e-Learning da UC.
As aulas laboratoriais incidem na realização de trabalhos laboratoriais relativos a determinações analíticas em águas de consumo, tendo em vista o controlo da respectiva potabilidade. São procedidas de aulas de contextualização dos trabalhos a realizar e de explicitação das metodologias analíticas a usar. Os trabalhos laboratoriais são executados em grupos de 3 alunos, sendo acompanhados em permanência pelo docente, de forma a corrigir as deficiências de execução que possam surgir e a promover a análise e interpretação dos resultados obtidos.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 60,00 |
Teste | 16,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 20,00 |
Trabalho laboratorial | 4,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 47,50 |
Frequência das aulas | 17,50 |
Trabalho laboratorial | 10,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 6,00 |
Total: | 81,00 |
A assistência dos alunos às aulas laboratoriais é obrigatória sendo considerados sem frequência os alunos que excedam o número limite de faltas, correspondente a 25% das aulas previstas, de acordo com as normas de avaliação em vigor.
As aulas teóricas não são obrigatórias, embora seja fortemente incentivada a presença dos alunos.
A frequência é válida para o ano lectivo corrente e para os 2 anos lectivos seguintes.
A avaliação de conhecimentos é do tipo “Avaliação distribuída com exame final”. A avaliação dos conhecimentos e competências da componente teórica tem um peso de 60% (12 valores), a avaliação dos conhecimentos e competências da componente laboratorial tem um peso de 20% (4 valores) e a avaliação do trabalho especial (elaboração e apresentação de 1 poster sobre um tema relacionado com a água tem um peso de 20% (4 valores)
A avaliação da componente teórica é realizada através de 1 exame final a decorrer após o término das aulas. Os alunos que não atingirem a nota mínima de 10 valores terão acesso a um exame de recurso.
A avaliação da componente laboratorial é realizada através de 2 processos de avaliação com diferentes pesos relativos, a saber:
Avaliação da assiduidade e da prestação dos estudantes nas aulas laboratoriais - 20%
Teste sobre os conhecimentos adquiridos nas aulas laboratoriais, realizado em simultâneo com o exame final- 80%
Os alunos que não atingirem a nota mínima de 10 valores na componente laboratorial, poderão repetir o teste sobre os conhecimentos adquiridos nas aulas laboratoriais, aquando do exame de recurso.
A nota final é dada pela fórmula: Nota da componente teórica x 0,6 + Nota da componente laboratorial x 0,2 + nota do poster x 0,2.
Os estudantes que por motivos especiais contemplados na lei não forem avaliados na componente distribuída poderão sê-lo por exame final. Nestas circunstâncias, a componente teórica decorrerá juntamente com o exame escrito final e as diferentes componentes da avaliação prática serão avaliadas na data do exame laboratorial final.