Resumo (PT):
Competências digitais de professores e estudantes: contribuições para a formação emancipatória é um convite ao olhar atento e crítico sobre os desafios da educação na era digital. Mais do que ensinar com tecnologia, trata-se de promover a formação de sujeitos capazes de atuar de forma reflexiva, ética e criativa em contextos integrados às tecnologias. Voltado especialmente para educadores e pesquisadores, este livro reúne estudos e experiências do Brasil e de Portugal que mapeiam competências digitais na educação básica e superior, com base em frameworks como o Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores, o DigCompEdu. As análises aqui apresentadas não visam rotular, mas embasar práticas formativas emancipatórias e políticas públicas mais eficazes. Organizada em quatro partes, a obra permite uma leitura fluida, conforme os interesses do leitor, e abre espaço para debates sobre Inteligência Artificial (IA), inclusão digital, formação docente e currículos contemporâneos. Mais do que um manual técnico, este livro é um chamado à ação crítica e emancipatória. Para quem pesquisa, ensina ou atua na formação de professores, oferece subsídios teóricos e práticos para repensar o papel das tecnologias na educação e contribuir com uma formação digital significativa, centrada nas pessoas, no diálogo e no compromisso com a justiça social.
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Contact:
Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43475
No. of pages:
296
ISBN:
978-65-5630-844-9