Go to:
Logótipo
Você está em: Start > News > FFUP recebe arte de Serralves a partir de 29 de outubro

FFUP recebe arte de Serralves a partir de 29 de outubro

A iniciativa STUDENTATO, promovida pela Fundação de Serralves e pela Federação Académica do Porto (FAP) transforma os espaços académicos em palcos de arte contemporânea

@Mona Hatoum / CNAP / photo: Marc Domage, Paris

A partir de 29 de outubro, a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) é o palco de uma das obras de arte do prestigiado acervo artístico da Coleção de Serralves. A escolha surge no âmbito da iniciativa STUDENTATO, promovida pela Fundação de Serralves e pela Federação Académica do Porto (FAP).
Para além da FFUP, mais três instituições de ensino superior receberão obras dos artistas contemporâneos Alfredo Queiroz Ribeiro, Rui Chafes, Mona Hatoum e Zulmiro de Carvalho.
Em comunicado, a Fundação de Serralves reforça o objetivo da iniciativa em “promover encontros com a arte contemporânea no quotidiano da comunidade académica”, a partir de obras de arte especificamente selecionadas para cada espaço, e que “estabelecem pontos de contacto com diferentes áreas de saber e com a natureza dos espaços onde se inserem”.
A Fundação de Serralves acrescenta ainda que “num momento de regresso dos estudantes aos espaços de ensino, esta iniciativa surge com forma de celebração do studentato – termo italiano que alude à “vida de estudante” – pensando nestes espaços de aprendizagem como importantes lugares de encontro”

 

Mona Hatoum – Jardim Suspenso

Nascida em Beirute, no Líbano, e radicada em Londres, Mona Hatoum é uma vídeoartista e artista de instalação cuja inspiração surge da política, opressão e violência atuais.
A obra “Jardim Suspenso”, selecionada pela Fundação de Serralves para estar exposta na FFUP, é reflexo dessa mesma temática ao abordar o binómio guerra e paz. A imagem conceptualiza um conjunto empilhado de sacos à semelhança de uma trincheira de guerra, que em vez de conterem areia estão cheios de sementes, que germinam ao longo do tempo, levando ao surgimento de uma imensa mancha verde. O objetivo é a associação visual imediata entre uma imagem de guerra e uma imagem de paz dirigindo o observador para uma alegoria imagética de renovação e renascimento.
O “Jardim Suspenso” de Mona Hatoum estará exposto até 31 de janeiro de 2021 e poderá ser visitado diariamente na entrada do Complexo ICBAS/FFUP.


  
Recommend this page Top
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2024-05-14 at 00:34:28 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal