A Semana Aberta da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) decorreu entre 6 e 10 de maio. Com mais de 200 estudantes inscritos, a semana a FFUP acolheu estudantes do Ensino Secundário que, vindos do Porto e Área Metropolitana, e concelhos mais distantes como Braga, Vila Real e Aveiro, quiseram conhecer mais sobre a instituição, o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF) e as possíveis saídas profissionais.
Sob o lema “Ser FFUP por um dia” foi preparado um programa de atividades, com o objetivo de promover a imersão dos estudantes nas Ciências Farmacêuticas.
O programa começou com uma palestra de contextualização e informação sobre a U.Porto, a FFUP e o MICF. Já divididos em grupos, e guiados pelos estudantes da FFUP, os estudantes partiram então à descoberta da Faculdade de Farmácia e das Ciências Farmacêuticas.
Após a visita às instalações da FFUP e aos pontos principais do complexo, os estudantes integraram um circuito interativo. Designados como “Aspirina” e “Uso responsável dos medicamentos”, os circuitos levavam os estudantes pelos laboratórios, em formato de jogo, com o objetivo de recriar de forma simplificada o circuito do medicamento, e numa linguagem acessível aos estudantes do ensino secundário.
A visita dos estudantes à FFUP durante a Semana Aberta teve como principal foco, a divulgação não apenas da instituição, mas do universo das Ciências Farmacêuticas e do seu potencial enquanto percurso profissional.