Como posso entrar nas licenciaturas da FEP?
Qual o código da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e quais os códigos dos seus cursos?
Quais os Planos de Curso (disciplinas) da Licenciatura em Economia e da Licenciatura em Gestão?
Quais as provas de ingresso exigidas para as candidaturas às licenciaturas da FEP através do concurso nacional de acesso?
As provas de ingresso para o ano letivo de 2025/2026 são:
A. Licenciatura em EconomiaMais informações sobre o acesso ao ensino superior podem ser obtidas no site da DGES.
Quais são as saídas profissionais?
As licenciaturas em Economia e Gestão são ambas de “banda larga”, oferecendo uma sólida formação teórica nos domínios da Economia e da Gestão, bem como em áreas disciplinares afins como a Contabilidade, o Direito, a Matemática, as Ciências da Informação ou as Ciências Sociais.
Os estudantes da FEP estão habilitados a desempenhar funções na área da análise e consultoria económica, do apoio à definição de políticas públicas, dos sistemas de informação, das finanças e da gestão nas suas diversas vertentes, estratégica e operacional, e nas funções financeira, de marketing, das operações e da logística, ou da contabilidade, auditoria, controlo de gestão ou fiscalidade.
Quais os prazos do Concurso Nacional de Acesso?
Caso opte pela candidatura através do Concurso Nacional de Acesso, deve ter em conta os prazos que constam no calendário do concurso.
Qual o valor das propinas que terei de pagar?
O valor das propinas a pagar pode ser consultado aqui.
Quais foram as médias de acesso nos últimos anos?
As médias são calculadas da seguinte forma:
Qual o número de vagas que cada curso terá no CNA em 2024?
Durante a realização da licenciatura tenho oportunidade de participar em atividades extracurriculares?
Durante a Licenciatura terá oportunidade de contactar com vários organismos de estudantes e participar em atividades de enriquecimento extracurricular, incluindo visitas a empresas. Para ficar a conhecer melhor os grupos e organizações de estudantes da FEP clique aqui.
Quais as Oportunidades Internacionais ao meu dispor se optar pela FEP?
Durante a licenciatura, poderá usufruir das oportunidades internacionais que a FEP tem para oferecer e partilhar o ambiente internacional da nossa escola. Mais informações aqui.
A FEP divulga oportunidades de estágio e de emprego?
Quando entrar na FEP não se esqueça de se inscrever no nosso Career Portal e ficar a par de todas as oportunidades de estágio, emprego e formações complementares.
Onde trabalham e quem são alguns dos antigos alunos da FEP?
Para ficar a conhecer alguns dos antigos alunos da FEP pode clicar aqui.
A FEP ou a U.Porto oferecem alojamentos e bolsas?
Para informações acerca de alojamento e bolsas de estudos, pode aceder ao site dos Serviços de Ação Social da Universidade do Porto.
Posso frequentar as aulas em horário pós-laboral?
Não há horários pós-laboral nas licenciaturas. O horário que tem sido praticado nas licenciaturas da FEP é um horário diurno, não havendo aulas ao sábado.
Estou a frequentar outra Universidade/Faculdade pública ou privada, nacional ou estrangeira e pretendo mudar para a FEP. O que devo fazer?
Se está a frequentar um curso superior (congénere ou não) e pretende mudar-se para a FEP, quer seja de uma escola nacional ou estrangeira, terá de se candidatar a uma vaga do regime “Mudança de Par Instituição/Curso”, regulamentado pela Portaria nº. 181-D/2015, de 19 de junho.
Anualmente, a FEP publica um Edital que dá conhecimento das vagas homologadas para este regime, bem como dos critérios de seriação aprovados, e todas as informações necessárias para a formulação do processo de candidatura.
É frequente os estudantes que pretendem ingressar na FEP por este regime quererem saber, antecipadamente, as equivalências que poderão vir a ser concedidas. A FEP não dá esta informação. Só após o candidato ser admitido e matriculado, a FEP vai analisar o conteúdo programático das disciplinas a que teve aproveitamento na escola de origem e emitirá um parecer sobre concessão de equivalências (Reconhecimento/Creditação).
Não tenho o 12.º ano completo, nunca efetuei as provas de acesso ao ensino superior, tenho mais de 23 anos e pretendo candidatar-me à Faculdade de Economia da Universidade do Porto. O que devo fazer?
Deve ler a seguinte legislação:
Anualmente, a FEP publica um Edital que dá conhecimento do processo de candidatura para a realização das provas.
Após a realização das provas, desde que aprovado, pode candidatar-se a uma das vagas disponíveis.
Para mais informações, pode visitar o seguinte link, ou entrar em contacto connosco através do email gmc@fep.up.pt.
OFERTA FORMATIVA
É possível frequentar um curso à distância?
Não, a Faculdade de Economia da Universidade do Porto não ministra cursos em sistema de E-learning.
Posso ingressar nos mestrados de continuidade, mesmo não sendo Licenciado em Economia ou Gestão?
Os mestrados de continuidade pressupõem uma formação de base em economia, gestão ou finanças. Estudantes com outras formações poderão, no entanto, candidatar-se. Caberá à Direção do curso decidir se a formação de base em causa será adequada ao ingresso no mestrado.
Onde posso consultar informação sobre o conteúdo dos mestrados?
Poderá obter informação geral sobre o mestrado através da respetiva página web. Poderá também, através do mesmo link, aceder ao plano de estudos de cada curso. Cada unidade curricular, por sua vez, constitui também um link com acesso à respetiva informação, onde se inclui o conteúdo programático.
CANDIDATURAS
Posso candidatar-me a mais do que um mestrado?
Sim, não existe limitação quanto ao número de mestrados a que pode concorrer.
Ao candidatar-me a mais do que um mestrado o valor a pagar pela candidatura é a multiplicar pelo número de candidaturas?
Sim, pagará um emolumento por cada candidatura.
Se me candidatar a mais do que um mestrado, como devo indicar a ordem de preferência? Existe um formulário para preencher?
Primeiramente deverá consultar os critérios de seriação de cada mestrado e verificar se este é um elemento valorizado pelo curso ao qual pretende candidatar-se. Nos casos em que tal acontecer, o Edital de candidaturas, bem como o respetivo formulário de submissão, esclarecerão acerca da forma de indicação da ordem de preferência.
Encontro-me ainda a frequentar a licenciatura. Posso candidatar-me ao mestrado? Existe alguma fase de inscrição para os alunos que acabam o curso em setembro?
Poderão concorrer à primeira fase de candidaturas licenciados ou finalistas de licenciatura com fundadas expectativas de concluirem o curso até final de julho do ano em curso. Finalistas de setembro apenas poderão concorrer a uma segunda fase se esta vier a decorrer (o que apenas ocorre quando se verifica a existência de vagas sobrantes da primeira).
Os alunos de licenciatura da FEP têm alguma vantagem na candidatura aos mestrados da própria faculdade?
Não. Os mestrados da FEP não são integrados, pelo que os estudantes internos concorrem em igualdade de circunstâncias com os externos.
Os estudantes da FEP precisam de entregar certificados comprovativos das habilitações académicas? E os da U.Porto?
Não, os estudantes não necessitam de apresentar certificados das habilitações obtidas na Universidade do Porto. Quando se trate de candidatura, em que esse campo de submissão de documentos é obrigatório, bastará a submissão do percurso académico do Sigarra.
O que entendem por certificados das disciplinas? É apenas um comprovativo das disciplinas que frequentei?
Certificado é um documento oficial emitido pela Faculdade, em papel timbrado e devidamente assinado e carimbado pelo órgão competente, onde constem todas as unidades curriculares aprovadas, ECTS e respetiva classificação. Se estiverem em causa formações pré-bolonha ou obtidas em país não signatário deste acordo, não será necessário (nem muitas vezes possível) constarem os ECTS.
Existe uma nota mínima de entrada?
Os critérios de seriação de cada mestrado são publicados no Edital de candidaturas em cada ano letivo. Pode acontecer que algum curso exija classificação mínima de licenciatura.
É obrigatória a apresentação de certificados de inglês para ingressar num mestrado em língua inglesa na FEP?
Os critérios de seriação, bem como os elementos que são exigidos e/ou valorizados constarão do Edital de candidaturas publicado para cada ano letivo. Não é habitual haver exigência de certificação de inglês, embora em certos casos esta possa ser eventualmente valorizada. Os estudantes deverão, no entanto, ter proficiência na língua em que o curso é lecionado.
O exame GMAT é condição necessária para aceder a qualquer mestrado?
Os critérios de seriação, bem como os elementos que são exigidos e/ou valorizados constarão do Edital de candidaturas publicado para cada ano letivo.
O exame GMAT é um requisito obrigatório na candidatura à rede QTEM que a FEP integra.
Mais informação acerca do GMAT AQUI .
Os mestrados podem ser frequentados por estudantes internacionais? A documentação de candidatura é a mesma?
Sim, os estudantes nacionais e estrangeiros concorrem em igualdade de circunstâncias. Poderá, no entanto, ser solicitada documentação adicional, nomeadamente declaração/certificado oficial a indicar a classificação final do grau académico/diploma, bem como a respetiva escala utilizada (ou documento equivalente nos casos dos candidatos finalistas). A restante documentação exigida é a mesma em ambos os casos. Na fase de candidatura não é necessária a submissão de diplomas/certificados legalizados. No entanto, se o estudante vier a obter colocação no mestrado deverá, previamente à matrícula/inscrição, enviar por e-mail (admiss@fep.up.pt) os originais dos certificados, ou diplomas das formações obtidas no estrangeiro, devidamente legalizados pela Embaixada Portuguesa no país de obtenção dos graus académicos ou através da Apostilha de Haia (nos casos elegíveis para o efeito).
As cartas de recomendação devem ser de empresas ou poderão ser de empresas e de professores?
Primeiramente deverá consultar os critérios de seriação de cada mestrado e verificar se este é um elemento valorizado pelo curso ao qual pretende candidatar-se. Nos casos em que tal acontece, as cartas de recomendação poderão ser académicas (idealmente de professores externos à FEP no caso de estudantes da Faculdade) ou profissionais.
ADMISSÃO E SERIAÇÃO DE CANDIDATOS
Como é feito o processo de seriação?
A seriação é efetuada de acordo com os critérios e elementos definidos, para cada mestrado, no Edital de candidaturas.
Quais são os critérios de admissão e seriação a cada mestrado (habilitações académicas, experiência, faculdade onde se estudou, etc.)?
Os critérios de admissão são os definidos legalmente. Podem candidatar-se a um 2.º ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre:
Os critérios de seriação de cada mestrado constarão do respetivo Edital de candidaturas (últimas páginas).
Existirá alguma entrevista de seleção?
O Edital de candidaturas indicará os mestrados que podem incluir entrevistas como critério de seriação e/ ou desempate entre candidatos.
FUNCIONAMENTO DO CURSO
Quais são os dias de funcionamento dos mestrados?
Os horários são definidos em cada ano letivo. Os mestrados de continuidade (Economia, Gestão, Finanças, Economia da Empresa e da Estratégia) funcionam em regime diurno. Os restantes funcionam em regime pós-laboral ocupando, tendencialmente, 4 ou 5 dias por semana das 18:30h às 21:30h.
É obrigatório frequentar todas as aulas?
Cada unidade curricular tem o seu regime de avaliação próprio, no qual se inclui a questão relativa à frequência das aulas. Para obter essa informação deverá aceder à ficha da unidade curricular.
BOLSAS
Os mestrados especializados também permitem usufruir de bolsas de apoio social?
Sim. Para informações acerca de bolsas de estudos, pode aceder ao site dos Serviços de Ação Social da Universidade do Porto.
AVALIAÇÃO
Existe algum regime de avaliação específico para trabalhadores-estudantes?
Sim. Deverá ser consultado o art.º 8.º do Regulamento do Estatuto de trabalhador-estudante, que pode ser consultado aqui.
Para mais informações, pode efetuar o download da brochura de Mestrados e Doutoramentos, ou entrar em contacto connosco através do email gmc@fep.up.pt.
CANDIDATURAS
Posso candidatar-me ao doutoramento apenas com a licenciatura?
As condições de acesso e ingresso são definidas no Edital de candidaturas publicado em cada ano letivo.
As cartas de recomendação e motivação devem ser entregues em inglês?
As cartas de recomendação poderão ser redigidas em português ou inglês, salvo se o Edital de candidaturas, a publicar em cada ano letivo, estabelecer algo diferente.
No caso da licenciatura ter sido concluída na FEP é preciso submeter o certificado de qualificações académicas (incluindo o das respetivas disciplinas)? E no caso do Mestrado ter sido concluído na U.Porto?
Os estudantes não necessitam de apresentar certificados das habilitações obtidas na Universidade do Porto. Quando se trate de candidatura, em que o campo de submissão de documentos é obrigatório, bastará a submissão do percurso académico do Sigarra.
O Edital de candidaturas, a publicar em cada ano letivo, definirá a exigência ou não de certificação de inglês bem como, a existir, a respetiva classificação mínima.
Não tenho TOEFL, nem IELTS, mas falo inglês fluente. Estes certificados são obrigatórios?
O Edital de candidaturas, a publicar em cada ano letivo, definirá a exigência ou não de certificação de inglês.
Não falo inglês, mas estou interessado em fazer um doutoramento. Há outra opção em português?
Não. Os doutoramentos são exclusivamente lecionados em inglês.
FUNCIONAMENTO DO CURSO
Os horários são definidos em cada ano letivo. O Doutoramento em Economia funciona tendencialmente em horário diurno e o Doutoramento em Gestão em horário pós-laboral.
Se um aluno completar a parte curricular do Doutoramento (os 2 primeiros anos), fica titular de um grau de mestrado (Research Master Diploma, por exemplo)?
Não. A conclusão da parte curricular do Doutoramento atribui um Diploma, não conferente de grau, designado por: “Curso de Doutoramento em Estudos de Gestão” (no caso do Doutoramento em Gestão) e “Curso de Doutoramento em Estudos de Economia” (no caso do Doutoramento em Economia).
BOLSAS
Existem bolsas de mérito para doutoramento (da FCT ou de outras organizações)?
A Universidade do Porto não atribui bolsas de mérito no âmbito dos Doutoramentos.
Que tipo de apoio a FEP disponibiliza aos alunos que querem submeter candidatura a bolsa de doutoramento FCT, para o doutoramento de economia?
A principal instituição responsável pela atribuição de bolsas de estudo em Portugal é a Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Para informações acerca de bolsas de estudos, pode aceder ao site da FCT.
Quantos lugares anualmente (em média) são disponibilizados para bolsas FCT?
Essa questão deverá ser colocada aos serviços respetivos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Poderei concorrer a bolsas tendo apenas licenciatura e querendo passar diretamente a um Doutoramento?
Para informações acerca de bolsas de estudos dos Serviços de Ação Social da Universidade do Porto, pode aceder ao site dos SASUP. Informações relativas a bolsa FCT deverão ser solicitadas aos serviços respetivos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Para mais informações, pode efetuar o download da brochura de Mestrados e Doutoramentos, ou entrar em contacto connosco através do email gmc@fep.up.pt.