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Contratos Comerciais

Código: MD515     Acronym: CC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Direito

Ocorrência: 2023/2024 - 1S (de 11-09-2023 a 15-12-2023) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Mestrado em Direito

Ciclos de Estudo/Cursos

Acronym No. of students Plano de Estudos Anos Curriculares Credits UCN Credits ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MD 23 Plano Oficial do ano letivo 2023 1 - 7,5 68 202,5
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2023-09-06.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objectives

Pretende-se que os mestrandos adquiram conhecimentos especializados sobre a matéria dos contratos comerciais, superando as bases de direito comercial, da teoria geral do negócio jurídico e, eventualmente, dos contratos civis, lecionadas na licenciatura. Os mestrandos deverão resolver situações concretas, quando confrontados com as problemáticas dos contratos empresariais, e conhecer a lógica subjacente à negociação e vida destes contratos. Pretende-se, ainda, fomentar a maturidade e as capacidades de análise e de investigação dos mestrandos.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da lecionação da unidade curricular, os estudantes devem ser capazes de:
- Identificar as principais especificidades da contratação bilateralmente comercial e o modo como estas se refletem no direito comum dos contratos.
- Compreender as funções e utilidade dos principais tipos de contratos comerciais.
- Conhecer e saber aplicar o regime jurídico dos contratos comerciais de distribuição mais relevantes.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

 

Programa

I. Contratos comerciais em geral
1. O contrato comercial: noção e elementos
2. Especificidades em matéria de formação, modificação e extinção de contratos bilateralmente comerciais
3. Cláusulas acessórias típicas dos contratos comerciais

II. Contratos comerciais em especial
4. Compra e venda comercial
4.1. A compra e venda comercial interna
4.2. A CISG e a compra e venda internacional de mercadorias
5. Contratos de distribuição
5.1. Agência
5.2. Concessão
5.3. Franquia

Bibliografia Obrigatória

Pedro Pais de Vasconcelos; Direito comercial. ISBN: 978-972-40-4721-8
Pedro Romano Martinez; Contratos comerciais. ISBN: 972-8500-61-0
Manuel Januário da Costa Gomes; Contratos comerciais. ISBN: 978-972-40-5008-9
José Engrácia Antunes; Direito dos contratos comerciais. ISBN: 978-972-40-3935-0
Mariana Fontes da Costa; Da alteração superveniente das circunstâncias. ISBN: 978-972-40-7201-2
Mariana Fontes da Costa; Ruptura de negociações pré-contratuais e cartas de intenção. ISBN: 978-972-32-1925-8
Martins, Alexandre de Soveral; Compra e Venda Internacional de Mercadorias: a CISG, Almedina, 2021. ISBN: 9789724094779
Ingeborg Schwenzer; CISG, Brasil e Portugal. ISBN: 978-989-40-0506-3
António J. M. Pinto Monteiro; Direito comercial. ISBN: 972-40-1614-5
Miguel Pestana de Vasconcelos; O^contrato de franquia. ISBN: 978-972-40-4123-0

Bibliografia Complementar

J. W. Carter; The^construction of commercial contracts. ISBN: 978-1-84946-342-3
Paula A. Forgioni; Contratos empresariais. ISBN: 978-85-203-5720-0
Ingeborg Schwenzer; Commentary on the UN Convention on the International Sale of Goods (CISG). ISBN: 978-0-19-872326-4
Ingeborg Schwenzer; Global sales and contract law. ISBN: 978-0-19-957298-4
Larry A. DiMatteo; International sales law. ISBN: 978-1-5099-0565-2
Pinto, Fernando A. Ferreira; Contratos de Distribuição - Da tutela do distribuidor integrado em face da cessação do vínculo, Universidade Católica, 2013. ISBN: 9789725403778
Cunha, Carolina; Studia Iuridica 71 - A Indemnização de Clientela do Agente Comercial, Coimbra Editora, 2003. ISBN: 9789723211504
Maria de Fátima Ribeiro; O^contrato de franquia

Observações Bibliográficas

Ao longo das aulas serão indicadas outras fontes bibliográficas a propósito de pontos específicos do programa.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A abordagem às temáticas abrangerá, num primeiro momento, a exposição teórica dos conteúdos programáticos, acompanhada da apresentação e análise crítica de exemplos extraídos da vida comercial. No final da lecionação de cada tema serão apresentados e resolvidos exercícios práticos relativos à matéria em discussão.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 80,00
Participação presencial 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Time (Hours)
Estudo autónomo 85,00
Frequência das aulas 42,00
Total: 127,00

Eligibility for exams

Nos termos do regulamento de avaliação em vigor

Calculation formula of final grade

Avaliação distribuída sem exame final, composta por três elementos: dois testes a realizar em sede de aula: 40% cada teste; apresentação oral em sede de aula: 20%.
A falta a algum dos elementos de avaliação corresponderá a classificação de 0 valores a esse componente para efeitos de cálculo da média final.
É admitido o recurso aos três componentes da avaliação distribuída através de exame escrito na época de recurso.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação apenas é possível por exame final.
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