Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > ChatGPT como catalisador do Pensamento Crítico e Criativo

Publicações

ChatGPT como catalisador do Pensamento Crítico e Criativo

Título
ChatGPT como catalisador do Pensamento Crítico e Criativo
Tipo
Artigo em Revista Científica Internacional
Ano
2025
Autores
Rosa Paiva, S
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Pedro Costa, A
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Revista
Título: Praxis EducativaImportada do Authenticus Pesquisar Publicações da Revista
Vol. 20
Páginas: 1-23
ISSN: 1809-4031
Indexação
Publicação em Scopus Scopus - 0 Citações
Outras Informações
ID Authenticus: P-018-6A1
Abstract (EN): <jats:p>Para dar resposta às exigências atuais de desenvolvimento de capacidades e de disposições de Pensamento Crítico e Criativo (PCC), foi concebido o Modelo de Aprendizagem de PCC com recurso a um modelo de Inteligência Artificial Generativa ¿ o ChatGPT ¿ para alunos do ensino secundário. O Modelo (PCC_IAGen) apresenta seis etapas, nas quais o ChatGPT surge como mentor, ferramenta e simulador. Este estudo tem como objetivos caraterizar os alunos através da aplicação de um Teste de Pensamento Crítico e Criativo e uma Escala de Disposições de Pensamento Crítico e compreender como evoluem as capacidades e as disposições após a aplicação do modelo PCC_IAGen. O estudo realizou-se em Portugal, envolvendo 23 alunos do 12º ano. Os alunos tiveram um nível inicial elevado de capacidades e de disposições de PCC e, também, uma melhoria moderada das capacidades e um aumento significativo nas disposições, especialmente entre os alunos com pontuações iniciais mais baixas.</jats:p>
Idioma: Inglês
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Publicações Relacionadas

Da mesma revista

Roteiros de coconstrução de conhecimento, expressão e participação: como pessoas jovens (re)criam cidadania? (2019)
Artigo em Revista Científica Internacional
Ana Dias Garcia; Eunice Macedo; João Queirós
Razões da escolha da profissão docente e perceções que dela têm estudantes da Universidade do Porto (Portugal) (2024)
Artigo em Revista Científica Internacional
Carlinda Leite; Rodrigues, Sónia Valente ; Diana Neves Teixeira
O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digital = the use of digital technologies in education: future paths for a digital education (2022)
Artigo em Revista Científica Internacional
Marcelo Coppi; Isabel Fialho; Marília Cid; Carlinda Leite; Angélica Monteiro
O escutismo na construção das cidadanias juvenis: concepções de política de jovens escuteiros e escuteiras (2019)
Artigo em Revista Científica Internacional
Mariana Rodrigues; Isabel Menezes; Pedro D. Ferreira
Ética na pesquisa em psicologia e educação em Portugal: contributos para pensar o caso brasileiro (2021)
Artigo em Revista Científica Internacional
Pedro Savi Neto; Mónica de la Fare; Inês Nascimento

Ver todas (6)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-07-03 às 04:36:58 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias