Resumo (PT):
Existe uma relação favorável entre conhecimento explícito e
refl exivo da gramática e competência de leitura. Uma literacia crítica exige
leitores bem formados e não apenas que saibam decifrar a mensagem do texto.
Partindo de uma perspetiva enunciativo-pragmática, faremos (1) a análise
de diferentes valores do futuro perfeito num corpus ad hoc construído com
ocorrências de 12 textos da Internet, (2) relacionando esses valores com os
géneros discursivos em que estão presentes as ocorrências. Finalmente, (3)
traçaremos, a partir desses valores, um percurso pedagógico exemplifi cativo,
tendo em conta Duarte (1992), Silvano & Rodrigues (2010) e o que Camps
(2006) escreveu sobre Sequências Didáticas para ensinar gramática.
Abstract (EN):
There is a positive relation between explicit and refl exive
knowledge of grammar and reading competence. Critical literacy requires
well-formed readers. Adopting an enunciative-pragmatic perspective, we
will (1) analyze different values of the futuro perfeito in an ad hoc corpus
constructed with occurrences of 12 Internet texts, (2) relate these values to the
discursive genres in which the occurrences are present. Finally, (3) bearing
in mind these values, we will draw an example of a possible pedagogical
pathway, taking into account Duarte (1992), Silvano & Rodrigues (2010) and
Camps (2006) on Didactic Sequences to teach grammar.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica