Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > e-learning: perspectiva histórica de um processo em curso

Publicações

e-learning: perspectiva histórica de um processo em curso

Título
e-learning: perspectiva histórica de um processo em curso
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2012
Autores
Correia, Luís Grosso
(Autor)
FLUP
Pinheiro, Bruno
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Revista
Nº de Série IV Vol. 2
Páginas: 195-216
ISSN: 0871-164X
Classificação Científica
CORDIS: Ciências Sociais > Ciências da educação
Outras Informações
Resumo (PT): O presente artigo visa traçar uma análise diacrónica de um processo já centenário e indevidamente reduzido à sua expressão computorizada: a aprendizagem electrónica ou, em alternativa, do processo de ensino-aprendizagem apoiado por equipamentos, recursos e conteúdos de base electrónica. Iniciado com as emissões educativas apoiadas por tecnologias de radiodifusão, reforçado durante a II Guerra Mundial com a massificação do cinema educativo aplicado à formação do Exército e afirmando-se após a informatização da sociedade e a sua ligação através de redes telemáticas no final do século XX, o e-learning comporta uma dimensão histórica que urge analisar, nos seus pressupostos teóricos, tecnológicos e pedagógicos. Esta abordagem é tanto mais significativa porquanto nela se cruza a análise com o ensino à distância e a tecnologia educativa, outras soluções técnicas e organizacionais do trabalho escolar alinhadas com a história do e-learning.
Abstract (EN): This article aims to sketch a diachronic analysis of a centenary process that must not be reduced to its micro-computerized version: the e-learning. If its historical process was started by the emissions supported by radio-broadcasters, was reinforced during World War II due to the use of educational films applied to the Army training and was affirmed by the mass use of multimedia micro-computers connected to telematic networks in the late twentieth century, then it is relevant to know the evolution of the theoretical, technological and pedagogical means used in the e-learning process. This historical approach intends also to understand the role played by the the nature, mission and methods of the distance education and educational technology in the shaping process of the e-learning’s educational rationale
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Notas: Disponível em: http://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/1243/1067
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
9.07. 2012 LGC - E-learning História - Revista da FLUP 373.19 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

E-learning: introdução histórica a uma tecnologia sempre renovada em contexto educativo (2014)
Capítulo ou Parte de Livro
Correia, Luís Grosso ; Pinheiro, Bruno

Da mesma revista

Dossiê [Vol. 12 N.º 2 (2022): História: revista da FLUP - IV Série V. 12, N. 2 (2022)] (2022)
Outra Publicação em Revista Científica Nacional
Pereira, Conceição Meireles
Viver na diferença... : a Casa Pia de Lisboa como espaço de inclusão (2010)
Artigo em Revista Científica Nacional
Ribeiro, Cláudia Sofia Pinto
Universidade (A) do Porto e a Vida Nacional: cronologia sinóptica (1911-2003) (2004)
Artigo em Revista Científica Nacional
Armando Luís Gomes Carvalho Homem
Uma interpretação do olhar da história sobre Bolonha (2011)
Artigo em Revista Científica Nacional
Amélia Veiga; Alberto Amaral

Ver todas (155)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-20 às 20:57:18 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias