Você está em: Início > Notícias > Projeto da FDUP é um dos vencedores de Concurso da Fundação La Caixa

Projeto da FDUP é um dos vencedores de Concurso da Fundação La Caixa

Projeto liderado por Inês Sousa Guedes será o 1º estudo em Portugal a investigar os fatores que influenciam a exatidão e a disseminação de notícias falsas com uma amostra representativa da população.

Projeto da FDUP é um dos vencedores de Concurso da Fundação La Caixa Já são conhecidos os resultados do Concurso do Observatório Social da Fundação “La Caixa”. O projeto da FDUP - SR24-00464 - "Knowledge is power: Towards a Comprehensive Approach to Diminish Fake News Spread and Susceptibility”, foi um dos 17 premiados, entre 428 candidatos, com um financiamento de 109 259,18 ¤, durante dois anos.

Este concurso visa apoiar projetos de investigação social de excelência que recorram a evidência quantitativa robusta e a uma abordagem original e inovadora para gerar informação fiável que permita compreender melhor os desafios sociais atuais e emergentes, em Espanha e/ou Portugal.

O projeto da FDUP, liderado pela Doutora Inês Sousa Guedes, tem como objetivo investigar os fatores que influenciam a susceptibilidade e a disseminação de notícias falsas, sendo o primeiro estudo realizado neste sentido em Portugal com uma amostra representativa.

A equipa de investigação é composta pela Doutora Inês Sousa Guedes, na qualidade de investigadora principal, Doutora Carla Cardoso, Doutora Gilda Santos, Doutor Samuel Moreira, Doutora Margarida Santos, Mestre Josefina Castro e Dra. Matilde Vilhena, atual estudante de mestrado em Criminologia.

A atribuição do financiamento vai permitir a contratação de dois bolseiros e a aquisição de outros recursos para a instituição.

Sobre o Observatório Social da Fundação ”la Caixa”
O Observatório Social da Fundação”la Caixa”  é um espaço de análise, debate e reflexão que  pretende gerar conhecimento de base científica sobre temas sociais, com recurso a estudos próprios e a concursos abertos e competitivos. O objetivo é enriquecer o debate público e estimular o pensamento crítico, o Observatório Social divulga o conhecimento científico que gera através de publicações e entrevistas.

Copyright 1996-2024 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-01 às 07:30:54 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias